Pessoas que trabalham muito têm mais chances de ficar careca

Não é de hoje que a comunidade médica e científica nos alerta sobre os perigos do excesso de trabalho. Passar mais horas do que o considerado saudável no escritório pode ser benéfico à conta bancária, mas está fazendo mal à nossa saúde física e mental.

Uma recente pesquisa mostrou que pessoas que trabalham muito têm mais chance de ficar careca. Segundo o estudo, que passa mais de 52 horas por semana no trabalho tem 2 vezes mais chances de ficar careca.

A pesquisa acompanhou mais de 13 mil homens na Coréia do Sul, onde é comum exceder em muito as 40 horas de trabalho por semana. A conclusão é de que o estresse que advém do trabalho prolongado pode causar uma alteração hormonal no couro cabeludo e inibir o crescimento dos folículos capilares, conforme relatado pelo LadBible. Isto porque, o estresse ataca o nosso sistema imunológico, que por sua vez inibe o crescimento de cabelo.

As pessoas por trás do estudo pediram aos empregadores que sejam mais atenciosos com as horas que seus funcionários trabalham, argumentando que não só isso pode levar à perda de cabelo, mas também uma série de outros efeitos colaterais negativos.

A pesquisa foi conduzida por cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade Sungkyunkwan – na Coréia do Sul, que acompanharam homens entre 20 e 59 anos durante um período de quatro anos.

Eles foram agrupados de acordo com a quantidade de horas que trabalhavam, mas também outros fatores, incluindo renda, tabagismo e status social. O principal autor – Kyung-Hun Son confirmou: “Os resultados deste estudo demonstram que longas horas de trabalho estão significativamente associadas ao aumento do desenvolvimento da alopecia em trabalhadores do sexo masculino”.

No Brasil, a jornada de trabalho preconizada é de 40 horas semanais, mas há muitos que já fazem 10 ou 12, prolongam o sábado, emendam o domingo, e assim passam a vida a trabalhar. Lutar para conquistar seu sonho e levar uma vida confortável é uma coisa, porém, a nossa geração está exagerando.

O resultado são jovens com crise de ansiedade, distúrbios mentais e um número cada vez maior de pessoas diagnosticadas com Síndrome de Burnout – quando o corpo literalmente se esgota, entrando em colapso físico e emocional, tendo de buscar ajuda médica ou psicológica imediata.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Príncipe Andrew vira centro de escândalo sexual

O príncipe Andrew do Reino Unido comunicou nesta quarta-feira (20/11) que decidiu se afastar da vida pública após o agravamento da controvérsia em torno de seu envolvimento com o milionário americano Jeffrey Epstein, acusado de …

Brasil é o maior hub de fintech da América Latina

O Brasil é o maior país da América Latina — tanto em massa quanto em população — e ocupa uma posição influente no cenário global. Depois dos Estados Unidos, o Brasil lidera a lista do …

Entomólogo dos EUA acredita ter identificado fósseis de insetos em Marte

O entomólogo William Romoser, professor emérito da Universidade de Ohio (EUA), analisou fotos captadas por rovers da NASA em Marte e afirma ter achado nelas fósseis de insetos. Romoser analisou detalhadamente estruturas parecidas a abelhas, bem …

China se irrita com decisão americana sobre Hong Kong e convoca diplomata

Pequim convocou nesta quarta-feira (20) um diplomata do alto escalão dos Estados Unidos após a adoção na terça-feira (19), pelo Senado americano, de um texto que apoia os "direitos humanos e democracia" em Hong Kong. Os …

Porteiro que citou Bolsonaro no caso Marielle recua em novo depoimento

O porteiro que citou o presidente Jair Bolsonaro nas investigações sobre a morte da vereadora Marielle Franco e do motorista, Anderson Gomes, depôs nesta terça-feira (19/11) à Polícia Federal e recuou da versão que havia …

Anistia Internacional denuncia mais de 100 mortes em protestos no Irã

ONG relata uso de munição real contra manifestantes e diz que total de mortos pode ser ainda maior. Presidente e líder supremo dizem que país teve êxito ao lidar com distúrbios provocados por inimigos externos. A …

Áustria decide sobre polêmica do destino da casa onde nasceu Hitler

Por enquanto, parece ter se encerrado a polêmica sobre qual destino dar à residência onde nasceu Adolf Hitler. O edifício, que fica na Áustria, se tornará uma delegacia de polícia, segundo anunciou o governo austríaco …

Satélites Starlink já estão atrapalhando observações astronômicas

Em maio, Elon Musk garantiu que seus satélites Starlink não causariam impactos nas observações astronômicas — declaração dada pelo Twitter logo após o lançamento dos primeiros 60 satélites do projeto que visa pelo menos 12 …

As celebridades no esporte que adoram poker - 7 esportistas que jogam poker por lazer!

O poker está cada dia mais alcançando um status como esporte e poderá até mesmo se tornar um esporte olímpico. Desde 2009, o poker é considerado mundialmente como um esporte da mente pela International Mind Sports …

Tiro de PM causou morte da menina Ágatha no Rio, aponta inquérito

A Polícia Civil do Rio de Janeiro afirmou nesta terça-feira (19/11) que um cabo da Polícia Militar foi indiciado por homicídio doloso (quando há intenção de matar) pela morte de Ágatha Vitória Sales Félix, de …