Pessoas que trabalham muito têm mais chances de ficar careca

Não é de hoje que a comunidade médica e científica nos alerta sobre os perigos do excesso de trabalho. Passar mais horas do que o considerado saudável no escritório pode ser benéfico à conta bancária, mas está fazendo mal à nossa saúde física e mental.

Uma recente pesquisa mostrou que pessoas que trabalham muito têm mais chance de ficar careca. Segundo o estudo, que passa mais de 52 horas por semana no trabalho tem 2 vezes mais chances de ficar careca.

A pesquisa acompanhou mais de 13 mil homens na Coréia do Sul, onde é comum exceder em muito as 40 horas de trabalho por semana. A conclusão é de que o estresse que advém do trabalho prolongado pode causar uma alteração hormonal no couro cabeludo e inibir o crescimento dos folículos capilares, conforme relatado pelo LadBible. Isto porque, o estresse ataca o nosso sistema imunológico, que por sua vez inibe o crescimento de cabelo.

As pessoas por trás do estudo pediram aos empregadores que sejam mais atenciosos com as horas que seus funcionários trabalham, argumentando que não só isso pode levar à perda de cabelo, mas também uma série de outros efeitos colaterais negativos.

A pesquisa foi conduzida por cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade Sungkyunkwan – na Coréia do Sul, que acompanharam homens entre 20 e 59 anos durante um período de quatro anos.

Eles foram agrupados de acordo com a quantidade de horas que trabalhavam, mas também outros fatores, incluindo renda, tabagismo e status social. O principal autor – Kyung-Hun Son confirmou: “Os resultados deste estudo demonstram que longas horas de trabalho estão significativamente associadas ao aumento do desenvolvimento da alopecia em trabalhadores do sexo masculino”.

No Brasil, a jornada de trabalho preconizada é de 40 horas semanais, mas há muitos que já fazem 10 ou 12, prolongam o sábado, emendam o domingo, e assim passam a vida a trabalhar. Lutar para conquistar seu sonho e levar uma vida confortável é uma coisa, porém, a nossa geração está exagerando.

O resultado são jovens com crise de ansiedade, distúrbios mentais e um número cada vez maior de pessoas diagnosticadas com Síndrome de Burnout – quando o corpo literalmente se esgota, entrando em colapso físico e emocional, tendo de buscar ajuda médica ou psicológica imediata.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Encontrados metais em crateras da Lua que podem dar pistas sobre sua formação

A hipótese mais aceita sobre a formação da Lua diz que ela surgiu após a colisão entre a Terra e um planeta do tamanho de Marte, chamado Theia. O suposto evento é chamado de “hipótese …

Coronavírus empurra Cuba de volta à crise

Apesar de a covid-19 estar sob controle no país, os problemas econômicos têm se agravado, e a já difícil situação de abastecimento se torna mais crítica. Segundo semestre deve ser ainda pior na ilha caribenha. Cuba …

Boicote ao Facebook: como a debandada de grandes anunciantes pode afetar sobrevivência da rede social

Boicotes podem ser extremamente eficazes: é o que o Facebook está descobrindo. No final do século 18, o movimento abolicionista encorajou o povo britânico a ficar longe de bens produzidos pelos escravos. Funcionou. Cerca de 300 …

Cientista conta quais formas de vida os humanos podem encontrar em Marte

A humanidade tem cada vez mais chances de conhecer outras formas de vida, conforme desenvolve suas capacidades de exploração espacial. Em Marte, poderemos encontrar organismos introduzidos por veículos espaciais e modificados sob influência das condições no …

O coronavírus do ocidente é uma versão mais perigosa do que a original

Esforços são realizados para identificar se o vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, passou por mutações em relação ao primeiro identificado em Wuhan, na China, em dezembro do ano passado. Em abril, um estudo não revisado pelos …

Missão indiana levará sonda para investigar efeitos do vento solar em Vênus

Em 2005, o Instituto Sueco de Física Espacial (IRF) enviou à órbita de Vênus a sonda ASPERA-4, através da missão Venus Express, da agência espacial europeia ESA. A sonda estudou o planeta até 2014, medindo …

O mistério das centenas de elefantes encontrados mortos em Botsuana

A morte “totalmente sem precedentes” de centenas de elefantes em Botsuana nos últimos meses está cercada de mistério. O biólogo e ativista Niall McCann afirmou que colegas no país do sul da África identificaram mais de …

Coronavírus na Coreia do Norte: Kim Jong-un declara 'sucesso brilhante' no combate à pandemia e zero casos

O líder norte-coreano Kim Jong-un elogiou o "sucesso brilhante" de seu país ao enfrentar a pandemia de covid-19, segundo a agência de notícias estatal KCNA. Falando em uma reunião do Politburo, Kim disse que o …

Bolsonaro veta uso obrigatório de máscaras em comércio, templos e repartições públicas

Presidente alegou que uso de máscaras em locais fechados pode ser classificado como "violação de domicílio" e vetou trecho que obrigava o poder público a fornecer máscaras para a população mais pobre. O presidente Jair Bolsonaro …

Novos hábitos devem fazer parte da vida das sociedades no pós-pandemia, dizem especialistas

Enquanto a vacina que poderá conter a disseminação do novo coronavírus não sai, o mundo seguirá lavando as mãos. exaustivamente, abusando do álcool gel (ou de desinfetantes poderosos), caprichando na limpeza de tudo o …