Pessoas com hábitos noturnos correm o risco de morrer mais cedo

Um estudo recente concluiu que a taxa de mortalidade é 10% maior para aqueles que têm hábitos noturnos do que para quem se deita com o pôr do sol.

As pessoas que ficam acordadas até tarde e têm dificuldades em se levantar da cama são mais propensas a morrer mais jovens do que aquelas que se levantam e se põem com o sol.

Um estudo, publicado nesta quarta-feira (19) na Chronobiology International, concluiu que as pessoas que dizem ter hábitos noturnos tiveram um aumento de 10% no risco de mortalidade por todas as causas, em comparação com pessoas diurnas.

De acordo com a pesquisa, quem vive durante a noite tem maior probabilidade de contrair diabetes, distúrbios neurológicos, psicológicos, gastrointestinais e respiratórios.

“Há um problema para as ‘corujas’ que tentam viver no mundo da madrugada. O descompasso entre o relógio interno e o mundo externo pode causar problemas de saúde a longo prazo, especialmente se o cronograma for irregular”, aponta Kristen Knutson, professora de neurologia da Feinberg School of Medicine, da Universidade de Northwestern, nos EUA, e principal autora do estudo.

O estudo, envolveu quase meio milhão de britânicos com idades entre os 37 e os 73 anos. Dos 433.268 participantes, mais de 10 mil morreram no período de seis anos e meio que durou a pesquisa.

Knutson refere ainda que estudos anteriores já tinham apontado para taxas mais elevadas de doenças cardiovasculares e doenças metabólicas, mas esse estudo é o primeiro a explorar o risco de mortalidade.

Os cientistas chamam ainda a atenção para o destaque que os problemas psicológicos mereceram nesse estudo. A associação entre distúrbios psicológicos e pessoas notívagas foi muito forte: os participantes que se identificaram como “definitivamente noturnos” eram quase duas vezes mais propensos a desenvolver uma doença psicológica.

Ainda assim, os pesquisadores defendem a necessidade de uma pesquisa mais profunda sobre o tema.

É possível alterar o nosso cronótipo?

O cronótipo é o ritmo corporal variável segundo a disposição inata da pessoa, que de acordo com as horas mais propícias para acordar e dormir apresenta maior ou menor rendimento nas suas atividades nos períodos da manhã ou da tarde.

Segundo Knutson, o cronótipo de uma pessoa é provavelmente uma mistura de fatores hereditários e ambientais. Apesar de admitir que nosso cronótipo é determinado, em parte, pela genética, a professora de neurologia afirma que essa característica não é totalmente imutável.

As pessoas que pretendem adormecer mais cedo podem adotar certas estratégias que fazem com que se deitem mais tarde. Isto é, uma pessoa que queira se deitar cedo, mas que adia gradualmente sua hora de dormir com o uso de tecnologias à noite, por exemplo, irá adormecer muito mais tarde do que inicialmente pretendia.

É por isso que a especialista aconselha evitar luz à noite, assim como o uso de celulares ou tablets. “Além de adiar nossa hora de dormir, é também um mau sinal para o nosso relógio biológico, que voltará, gradualmente, a ser mais tardio”, explica.

Outra das recomendações da professora é que as pessoas ‘corujas’ tentem arranjar um emprego com horários flexíveis, para que consigam dormir o suficiente, consoante ao relógio biológico. Em relação a esse tema, Knutson afirma que os empregadores devem reconhecer a condição biológica de seus funcionários.

“Se o horário de trabalho fosse flexível e permitisse aos notívagos dormir as horas que necessitam, isso aumentaria a produtividade do próprio funcionário, beneficiando a empresa”, sustenta.

No entanto, o estudo apresenta algumas limitações. Quase 94% dos participantes se identificaram como brancos, o que significa que os resultados correm o risco de não ser reais ao serem generalizados. Outra limitação é que o estudo se baseou em relatos dos participantes, e não em medidas mais objetivas.

Ainda assim, o estudo deve ser um alerta para as pessoas noturnas que podem fazer esforços extras para manter um estilo de vida saudável.

Ciberia // HypeScience / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas encontram maior e mais antigo monumento da civilização maia no México

Pesquisadores da Universidade do Arizona (EUA) descobriram a mais antiga construção monumental da civilização maia já encontrada até agora e a maior de toda a história pré-hispânica da região. O estudo, publicado na revista Nature, foi …

Herdeiro da Samsung pode voltar a ser preso

O herdeiro da Samsung, Lee Jae-yong, pode ter de voltar à prisão. Procuradores de justiça da Coreia do Sul pediram nesta quinta-feira (4) uma nova detenção do antigo diretor da gigante como parte de uma …

Escolas ao ar livre criadas para combater a tuberculose no início do século 20

Em 1904, surgia nas proximidades de Berlim a primeira escola ao ar livre do mundo. A Waldschule für kränkliche Kinder havia sido criada por Walter Spickendorff em conjunto com o pediatra Bernhard Bendix e o …

Fígados humanos foram criados em laboratórios e transplantados em ratos com sucesso

Uma equipe internacional liderada por pesquisadores do Departamento de Patologia da Universidade de Pittsburgh (EUA) criou pequenos fígados através de engenharia genética utilizando células da pele humanas, e em seguida os transplantaram com sucesso em …

Governo alemão anuncia pacote de estímulo de 130 bilhões de euros

Merkel afirma que resposta "corajosa" é necessária para impulsionar a economia do país, abalada pela pandemia de covid-19. Medidas anunciadas incluem auxílios à indústria e às famílias e incentivos ao consumo. Os partidos que integram a …

Mark Zuckberg abre guerra contra seus funcionários ao não banir posts de Trump

E eis que Mark Zuckerberg terá semanas agitadas pela frente no que se refere à administração de seus funcionários. Isso porque o CEO e co-fundador do Facebook afirmou na última terça-feira que não fará nada …

Em 24 horas ocorrem 11 terremotos na área do Parque de Yellowstone

O parque nos EUA, conhecido por suas características geotérmicas e vida selvagem, está situado em cima de um supervulcão que, se entrar em erupção, pode causar enorme devastação na Terra. Em 24 horas, em uma área …

Mais uma vez os Simpsons previram tudo que está acontecendo nos EUA agora

Os roteiristas de “Os Simpsons ” ficaram conhecidos por prever diversos acontecimentos mundiais, da eleição de Donald Trump ao final de Game of Thrones. Parece que a bola de cristal da animação voltou a funcionar …

Brasil ultrapassa 30 mil mortes por covid-19

Em novo recorde, país registra 1.262 óbitos em um dia, elevando total para 31.199. Casos confirmados em 24 horas passam de 28 mil, chegando a 555.383. Apenas Reino Unido, Itália e EUA contabilizam mais de …

Suécia vai abrir “CPI da Covid-19” para saber se governo fez bem ao não isolar a população

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Suécia tem ido na contramão de seus vizinhos. O país escandinavo preferiu manter um ritmo quase normal em suas atividades e não impôs o confinamento …