Trump admite que a Rússia pode ter interferido nas eleições dos EUA

Donald Trump disse nesta quinta-feira (6) que achava que a Rússia podia ter estado por trás das interferências nas eleições presidenciais de 2016. O 45º presidente ressalvou no entanto que “podem ter sido outras pessoas em outros países”, acrescentando que era impossível ter certezas.

As afirmações foram proferidas durante uma conferência de imprensa com o presidente polonês, Andrzej Duda, esta quinta-feira. Trump irá se encontrar com o presidente russo, Vladimir Putin, pela primeira vez como presidente nesta sexta-feira (7).

Quando confrontado com o fato de os serviços de inteligência americanos terem acusado a Rússia de ter interferido nas eleições, Trump respondeu lembrando que essas mesmas instituições tinham informado que havia armas de destruição em massa no Iraque, argumento que teria sido um dos fatores decisivos para a invasão do país, destaca a revista Sábado.

O presidente norte-americano acrescentou sobre o assunto: “Todo mundo tinha 100% de certeza que o Iraque tinha armas de destruição em massa. Adivinhem: isso levou a uma grande confusão. Eles erraram e esse erro resultou em uma confusão”.

Nos últimos meses, a possível interferência da Rússia nas eleições norte-americanas tem sido tema de discussão nos EUA e alvo de diversas investigações.

Durante a conferência com o presidente polonês, Trump criticou o ex-presidente norte-americano Barack Obama pela forma como lidou com as interferências, dizendo que Obama “foi informado pela CIA de que tinha sido a Rússia e não fez nada quanto a isso”.

Donald Trump afirmou ainda que Obama não fez nada porque achava que Hillary Clinton ia ganhar as eleições. “Não fosse esse o caso, ele teria feito alguma coisa quanto a isto”.

Em uma das últimas reuniões do G20 em que Obama participou, o presidente teria dito a Putin para “parar” de se intrometer nas eleições presidenciais de 2016. Na sequência deste encontro, 35 diplomatas russos foram expulsos dos EUA.

Questionado sobre o canal televisivo CNN quanto ao caso do compartilhamento do vídeo em que Trump “ataca” a CNN, o presidente acusou o meio de comunicação de fazer notícias falsas e de ter feito a cobertura sobre si de “uma forma muito desonesta”.

Depois de ter acusado a CNN de veicular notícias falsas, Trump perguntou a Duda: “Também têm isso?”. Duda é acusado de tentar controlar a imprensa polonesa, informa a CNN, acrescentando ainda que várias pessoas têm se manifestado contra esta tentativa de controle.

“Algo terá que ser feito” quanto à Coreia do Norte

O presidente dos EUA afirmou ainda considerar “coisas bastante severas” em resposta aos contínuos esforços da Coreia do Norte em desenvolver armas nucleares capazes de atingir o território norte-americano.

Durante a conferência com Andrzej Duda, Trump afirmou que o líder da Coreia do Norte se comportava de uma forma “muito, muito perigosa e que algo deve ser feito” em relação a esse comportamento, não revelando quais as possíveis medidas a adotar.

Trump afirmou no entanto que apesar de desejar um tratamento mais “severo” contra a Coreia, isso não significa que os EUA “vão até lá”.

Durante a conferência, Trump disse ainda: “A questão fundamental do nosso tempo é se o Ocidente tem a vontade de sobreviver. Tal como a Polônia não pode ser quebrada, eu declaro hoje, para que todo o mundo ouça, que o Ocidente nunca, mas nunca será quebrado. A nossa civilização irá triunfar!

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …