Há uma imensidão de civilizações mortas na Via Láctea

ESO / R. Schoedel / Wikimedia

O centro da Via Láctea

A maioria das civilizações alienígenas que já apareceram em nossa galáxia provavelmente já se destruíram.

Esse é o resultado de um novo estudo, publicado em 14 de dezembro no banco de dados de pré impressão arXiv, que usou astronomia moderna e modelagem estatística para mapear o surgimento e a morte da vida inteligente no tempo e no espaço pela da Via Láctea. Seus resultados são uma versão mais precisa de uma famosa equação que o fundador da Search for Extraterrestre Intelligence (SETI), Frank Drake, escreveu em 1961.

A equação de Drake, popularizada pelo físico Carl Sagan em sua minissérie “Cosmos”, contava com uma série de variáveis misteriosas – como a prevalência de planetas no universo, que era uma pergunta sem resposta na época.

No novo artigo, escrito por três físicos da Caltech e um estudante do ensino médio, é muito mais prático. Diz onde e quando a vida é mais provável de ocorrer na Via Láctea, e identifica o fator mais importante que afeta sua prevalência: a tendência das criaturas inteligentes para a auto-aniquilação.

“Desde a época de Carl Sagan, tem havido muita pesquisa”, disse o coautor do estudo Jonathan H. Jiang, astrofísico do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA na Caltech. “Especialmente desde o Telescópio Espacial Hubble e o Telescópio Espacial Kepler, temos muito conhecimento sobre as densidades [de gás e estrelas] na via láctea e nas taxas de formação de estrelas e formação de exoplanetas … e a taxa de ocorrência de explosões de supernovas. Na verdade, temos alguns dos números [que eram mistérios na época do famoso episódio ‘Cosmos’].”

Os autores analisaram uma série de fatores que supostamente influenciam o desenvolvimento da vida inteligente, como a prevalência de estrelas semelhantes ao sol que abrigam planetas semelhantes à Terra; a frequência de supernovas mortais, de explosão de radiação; a probabilidade e o tempo necessários para que a vida inteligente evolua se as condições estiverem certas; e a possível tendência de civilizações avançadas de destruirem a si mesmas.

Modelando a evolução da Via Láctea ao longo do tempo com esses fatores em mente, eles descobriram que a probabilidade de vida emergindo com base nos fatores conhecidos atingiu o pico de cerca de 13 mil anos-luz do centro galáctico e 8 bilhões de anos após a formação da galáxia. A Terra, em comparação, está a cerca de 25 mil anos-luz do centro galáctico, e a civilização humana surgiu na superfície do planeta cerca de 13,5 bilhões de anos após a formação da Via Láctea (embora a vida simples tenha emergido logo após a formação do planeta).

Em outras palavras, somos provavelmente uma civilização que está na fronteira em termos de geografia galáctica e relativamente atrasados como habitantes da Via Láctea auto-consciente. Mas, assumindo que a vida surge razoavelmente frequentemente e eventualmente se torna inteligente, provavelmente há outras civilizações lá fora – a maioria agrupada em torno dessa banda de 13 mil anos-luz, principalmente devido à prevalência de estrelas semelhantes ao sol na região.

A maioria dessas outras civilizações que ainda existem na galáxia hoje são provavelmente jovens, devido à probabilidade de que a vida inteligente tenha grande possibilidade de se erradicar em longas escalas de tempo. Mesmo que a galáxia tenha atingido seu pico civilizacional há mais de 5 bilhões de anos, a maioria das civilizações que estavam por aí provavelmente se auto-aniquilaram, descobriram os pesquisadores.

Esta última é a variável mais incerta no artigo; quantas vezes as civilizações se destroem? Mas também é o mais importante para determinar o quão difundida é uma civilização, descobriram os pesquisadores. Mesmo uma chance extraordinariamente baixa de uma determinada civilização se exterminar em qualquer século — digamos, via holocausto nuclear ou mudança climática descontrolada — significaria que a esmagadora maioria das civilizações que atingiram seu pico na Via Láctea já se foram.

O artigo foi submetido a uma revista para publicação e aguarda revisão por pares.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …