“Mafalda” perde seu criador, Quino, aos 88 anos

Ministerio de Cultura de la Nación / Flickr

A ministra da Cultura da Argentina, Teresa Parodi, com Joaquín Salvador Lavado, “Quino”, numa homenagem aos 50 anos de Mafalda

O criador de Mafalda, o cartunista argentino Quino, morreu aos 88 anos. O icônico ilustrador e humorista marcou a vida argentina e do mundo todo com a criação da pequena menina com grandes ideias que se mostrou um símbolo da arte latino-americano no geral.

O anúncio da morte de Joaquín Salvador Lavado, o Quino, que sofreu com um acidente vascular cerebral recentemente, veio através de um comunicado oficial de seu editor, Daniel Divinsky.

Natural de Mendoza, ele teve a astúcia de criar uma personagem que captura o espírito da juventude revolucionária dos anos 60 com a sutileza necessária para driblar a censura da ditadura argentina.

“A sutileza de Quino superou com sucesso a bestialidade e estupidez dos militares e censores da ditadura argentina. Mafalda era considerada uma tira infantil, uma criança inocente, ao menos para as autoridades da época. Porém, se alguém se põe a ler e analisar essa criança inocente, chega à conclusão de que são reflexões próprias de um adulto”, afirma Mario Casartelli, cartunista do jornal argentino Última Hora.

“O caráter de resistência de Mafalda revelado nas mais de duas mil tirinhas editadas de 1964 até 1973, em que se percebe uma infinidade de posições-sujeito e formações discursivas que, através do riso, faziam uma dura crítica à política, como também à humanidade em geral”, reflete a mestra em Letras Priscila Pedroso, na sua tese de dissertação “A função enunciativa do porta-voz nas histórias em quadrinhos de Mafalda”.

Entre 1962 e 1976, a Argentina passou por três golpes militares. A resistência democrática aos conturbados movimentos políticos que causaram as morte de milhares de hermanos no período foi acompanhada das inteligentes sátiras de Quino que, mesmo após terminar os quadrinhos com Mafalda, explorou as críticas sociais junto de outros personagens e cartuns:

Confira a repercussão da morte do cartunista ao redor das redes sociais:

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Guerra Fria 2.0 entre EUA e China será uma batalha tecnológica, dizem especialistas

A batalha mundial pelo domínio da alta tecnologia está cada vez mais centrada em EUA e China. Com confronto aberto no caso da Huawei, especialistas do clube Valdai alertam para uma longa guerra fria tecnológica …

Combate à corrupção reduz mortalidade infantil, aponta estudo

Auditorias anticorrupção realizadas em municípios brasileiros entre 2003 e 2015 reduziram a mortalidade infantil. Esta é a principal conclusão de um estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, que relacionou o …

2.300 maneiras de prevenir o Covid-19 foram mapeadas por universidade brasileira

Está disponível online a Plataforma das Universidades contra COVID-19 organizada pelo Projeto Ciência Popular e desenvolvida em parceria com a Empresa Júnior de Sistemas de Informação da EACH/USP (Síntese Jr.). Em setembro havia sido publicado o …

Debate nos EUA: Trump não disse nada de novo para reverter vantagem de Biden, diz historiador

O segundo e último debate entre o presidente americano, Donald Trump, e seu rival democrata Joe Biden, nesta quinta-feira (22), em Nashville, foi mais civilizado do que a primeira confrontação entre os dois candidatos …

Mais humanos estão evoluindo para ter três artérias nos braços; entenda porquê

Não se engane ao achar que o corpo humano não está em constante evolução. Pesquisadores australianos descobriram recentemente que o nosso organismo parece estar, aos poucos, desenvolvendo uma nova artéria no braço: a artéria mediana. Esse …

Tesla supera expectativas e apresenta quinto trimestre consecutivo de lucros

A Tesla divulgou nesta quarta-feira (21) seus resultados financeiros relativos ao terceiro trimestre de 2020. E as notícias foram boas: além de apresentar lucros pelo quinto trimestre consecutivo, a montadora elétrica apresentou os três meses …

Bitcoin alcança valor máximo anual após anúncio do PayPal

Nesta quarta-feira (21), o PayPal anunciou que vai lançar um sistema que permite efetuar compras e vendas em moedas digitais. Nesta quarta-feira (21), o bitcoin alcançou seu valor máximo neste ano, acima de US$ 13.200 (R$ …

Papa Francisco defende união civil homossexual

Pela primeira vez desde que assumiu a liderança da Igreja Católica, pontífice se manifesta a favor da união civil entre pessoas do mesmo sexo. "Gays têm direito a ter família, são filhos de Deus", diz …

Obama faz campanha para Biden e tenta ganhar votos republicanos com evento drive-in na Pensilvânia

Em seu primeiro evento presencial do ano, o ex-presidente Barack Obama vai participar de uma campanha drive-in na noite desta quarta-feira (21) na Pensilvânia. A expectativa é que Obama conquiste eleitores negros no sul …

Cientistas acabam de descobrir um órgão misterioso escondido no centro da cabeça humana

Cientistas fizeram uma descoberta anatômica surpreendente, encontrando o que parece ser um misterioso conjunto de glândulas salivares escondidas dentro da cabeça humana que de alguma forma passaram despercebidas até agora. Essa “entidade misteriosa” foi identificada acidentalmente …