Cientistas confirmam: fragmento de osso pode ser mesmo do “Papai Noel”

Lapost / Wikimedia

S. Nicolau, o Santo que inspirou a imagem do Papai Noel

Testes realizados no fragmento de um osso que se acredita ser do Santo que inspirou a imagem do Papai Noel, o São Nicolau, confirmam que pertence ao período em que ele viveu. Os resultados alimentam a ideia de que poderemos estar perante provas físicas da existência do famoso “Papai Noel”.

O fragmento de osso foi examinado com um teste de radiocarbono feito pela Universidade de Oxford, no Reino Unido. Segundo a avaliação, a relíquia data do período em que São Nicolau viveu.

Em comunicado, a Universidade de Oxford explica que os pesquisadores Tom Higham e Georges Kazan analisaram uma “micro-amostra” do fragmento de um osso da pélvis que teria pertencido a São Nicolau e que está na posse do padre Dennis O’Neill, no Estado de Illinois (EUA).

T. Higham & G. Kazan / Oxford University

Osso de parte da pélvis que seria de São Nicolau

Segundo Tom Higham, arqueólogo e professor da Universidade de Oxford, “o fragmento de osso indica que estamos, provavelmente, olhando para os restos de São Nicolau“.

Os testes com radiocarbono situam o osso no século IV depois de Cristo, o que coincide com as teorias de alguns historiadores, segundo os quais o Santo cristão teria morrido por volta do ano de 343. Assim, “os resultados obtidos sugerem que os ossos podem ser autênticos e pertencer ao Santo“.

Entregava bolsas de ouro pela chaminé

O Santo que inspirou a história do “Papai Noel” teria nascido no ano de 270, na então cidade grega de Patara. Acredita-se que ele teria viajado para a Palestina e o Egito, antes de regressar e se transformar no bispo de Mira, a atual Demre, na Turquia.

Originário de uma família rica, São Nicolau foi preso durante o reinado do imperador romano Diocleciano, sendo libertado apenas no reinado do seu sucessor, Constantino.

Como bispo, foi uma figura adorada pelos fiéis e conhecido pelas suas boas acções, acabando imortalizado por várias lendas passadas de geração em geração. Uma dessas lendas fala da entrega de bolsas de ouro a famílias necessitadas através de uma chaminé, o que inspirou parte da história sobre o Papai Noel.

Peças do quebra-cabeças que se complementam

As relíquias de São Nicolau são mantidas na cripta de uma igreja em Bari, na Itália, desde o século XI. Existem milhares de outros ossos apontados como sendo de São Nicolau, incluindo uma coleção armazenada em uma igreja em Veneza, mas suspeita-se da autenticidade de grande parte deles.

Agora, os pesquisadores querem fazer testes de DNA para “tentar mostrar que os ossos são do mesmo indivíduo”, explica Georges Kazan, bem como demonstrar como podem estar relacionados com o fragmento já analisado.

Na Igreja de Bari, não se encontra a pélvis completa do Santo, mas “apenas o ilíaco esquerdo (da parte superior do osso)”, explica a Universidade. Já o fragmento analisado é “da púbis esquerda (a parte inferior do osso), o que sugere que ambos os fragmentos de osso podem pertencer à mesma pessoa“.

“É excitante pensar que estas relíquias, tão antigas, podem, de fato, ser genuínas“, assume Georges Kazan. Contudo, os pesquisadores não podem assegurar que o osso pertence mesmo a São Nicolau. “A ciência nunca conseguirá provar definitivamente que é dele, apenas poderá provar que não é“, conclui Tom Higham.

Ciberia // BBC / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …