Trump: retirada rápida dos EUA do Afeganistão “é inaceitável”

O presidente norte-americano declarou que os EUA devem continuar lutando no Afeganistão para evitar os “previsíveis e inaceitáveis” resultados de uma retirada rápida do país onde Washington trava uma guerra há 16 anos.

Em discurso à nação em horário nobre na noite desta segunda-feira (21), Donald Trump disse que seu “instinto original era retirar”, aludindo à posição que expressou antes de se tornar presidente de que o Afeganistão era um pântano irresolúvel que requeria uma retirada rápida das tropas norte-americanas.

Desde a tomada de posse como presidente, Trump disse ter concluído que essa abordagem podia criar um vazio e que os terroristas, incluindo a Al-Qaida e o Estado Islâmico, podiam “preencher instantaneamente”. “Concluí que as ameaças de segurança que enfrentamos no Afeganistão e na fronteira na região são imensas”, disse Trump.

O presidente norte-americano defendeu ainda que a nova estratégia no Afeganistão não será baseada em um calendário, mas em condições, afirmando que não irá discutir o número de tropas. “Não vamos falar do número de soldados ou dos planos para novas ações militares (…). Os inimigos da América não devem conhecer nunca os nossos projetos“, afirmou Trump.

Depois do discurso do presidente, o secretário da Defesa norte-americano, Jim Mattis, também defendeu que os EUA e os países aliados estão preparados para aumentar as tropas no Afeganistão.

“Vou consultar o secretário-geral da Otan [Organização do Tratado do Atlântico Norte] e os nossos aliados, mas muitos também se comprometeram a aumentar o número de soldados destacados“, indicou em comunicado, deixando no ar a possibilidade de Washington fazer o mesmo.

Por sua vez, o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse que a Aliança Atlântica, que intervém no Afeganistão desde 11 de setembro de 2001, a pedido de Washington, nunca deixará o país “se tornar novamente um santuário para terroristas que atacariam os nossos próprios países”.

“O nosso objetivo é garantir que o Afeganistão nunca mais se torne um santuário para os terroristas“, disse em comunicado.

Talibãs respondem a Trump

“Se os Estados Unidos não retirarem as tropas do Afeganistão, o país vai rapidamente se tornar um novo cemitério para a superpotência do século XXI. Os dirigentes norte-americanos devem saber disto”, avisaram os talibãs em comunicado.

Atualmente, 8.400 militares norte-americanos estão no Afeganistão. Os EUA chegaram a ter cem mil tropas no país durante a administração de Barack Obama, em 2010-2011.

Cerca de 2.400 soldados morreram desde 2001, e mais de 20 mil ficaram feridos.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …