Planeta onde um ano dura apenas 19,5 dias é descoberto a 600 anos-luz da Terra

Uma equipe de cientistas do Laboratório de Pesquisa Física da cidade indiana de Ahmedabad encontrou um exoplaneta com uma massa aproximadamente 27 vezes maior que a Terra. O planeta orbita uma estrela semelhante ao Sol a cerca de 600 anos-luz da Terra.

De acordo com o artigo publicado no Astronomical Journal, estima-se que o astro recentemente descoberto seja mais de sete vezes mais próximo da sua estrela do que a Terra, o que significa que um ano dura aproximadamente 19,5 dias. O planeta será conhecido por EPIC 11945201b ou K2-236b.

Além disso, os astrônomos descobriram que a temperatura da superfície do planeta – que é seis vezes o raio da Terra – é de cerca de 600 graus Celsius, já que está muito próxima da estrela-mãe. Assim, o EPIC 211945201b deve ser inabitável, segundo os cientistas indianos.

A equipe, liderada por Abhijit Chakraborty, passou um ano e meio no Observatório Gurushikhar, em Mount Abu, na Índia, estudando as mudanças de luz vindas da estrela hospedeira do planeta  K2-236 e fazendo uma confirmação independente da massa.

“Nós observamos aqui fortes evidências de um sub-Saturno em torno do EPIC 211945201 e confirmamos sua natureza planetária”, disse a equipe de cientistas.

Com a descoberta, a Índia se junta a um restrito grupo de países que descobriram novos planetas. Além de confirmar o avanço tecnológico e científico da Índia, a descoberta ajudará a compreender o mecanismo de formação dos planetas do tipo super-Netuno ou sub-Saturno, que estão muito próximos da estrela-mãe, segundo apontam os cientistas.

A Organização de Pesquisa Espacial Indiana fez grandes progressos nos últimos anos, estabelecendo novos recordes para lançamentos de satélites e colocando uma sonda na órbita de Marte – tudo com custos incrivelmente eficientes.

Nos dias de hoje, os exoplanetas não são assim tão raros: existem, confirmados, cerca de 3.786. A maioria (cerca de 2.600) foram observados e depois confirmados como planetas pelo telescópio espacial Kepler, da NASA.

O exoplaneta 55 Cancri é o planeta confirmado com o ano mais curto: registra um ano a cada 17 horas e 41 minutos. De acordo com a Star Date, 55 Cancri é uma estrela semelhante ao Sol e possui cinco planetas conhecidos. O mais interno, chamado de “super-Terra”, é apenas um pouco mais pesado que o nosso planeta, sendo, por isso, um dos planetas mais leves já descobertos.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas criam embriões que são parte humanos, parte macacos

Pela primeira vez, cientistas criaram embriões que são uma mistura de células humanas e macacos. Os embriões, descritos quinta-feira na revista Cell, foram criados em parte para tentar encontrar novas formas de produzir órgãos para pessoas …

Criatura misteriosa em árvore que assustou moradores em cidade da Polônia era croissant

Quando autoridades polonesas receberam o chamado de que um animal incomum estava escondido em uma árvore da cidade de Cracóvia, não sabiam o que esperar. "As pessoas não estão abrindo as janelas porque estão com medo …

"Os Simpsons": Hank Azaria se desculpa por dar voz ao personagem indiano Apu

O ator e dublador Hank Azaria pediu desculpas por sua contribuição ao racismo estrutural contra a população indiana. Azaria, que é branco, foi a voz por trás do personagem Apu Nahasapeemapetilon no desenho animado Os Simpsons …

STF confirma anulação das condenações de Lula na Lava Jato

Plenário do Supremo referenda decisão de Fachin que considerou a 13ª Vara Federal de Curitiba incompetente para julgar ações contra o ex-presidente. Com isso, petista retoma o direito de disputar eleições em 2022. O plenário do …

Biden: EUA estão prontos para mais medidas se Rússia continuar a interferir na nossa democracia

Em discurso nesta quinta-feira (15), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que notificou o presidente russo, Vladimir Putin, de que seu governo poderia ter tomado mais medidas contra a Rússia, mas preferiu ser …

Eurodeputados defendem que Bolsonaro seja responsabilizado por necropolítica

O embaixador brasileiro na União Europeia, Marcos Galvão, pediu nesta quinta-feira "vacinas, vacinas e vacinas" para tirar o Brasil "da situação desastrosa" em que se encontra. Durante audiência com deputados do Parlamento Europeu, em …

Robô em forma de estrela vai estudar o fundo do mar

Cientistas do MIT criaram uma estrela-do-mar robótica, que consegue nadar pela vizinhança sem chamar muita atenção. Um dos principais problemas enfrentados pelos robôs marinhos é que eles não se parecem com peixes ou com alguma outra …

Famosa rajada rápida de rádio revela magnetosfera 'dançante' em estrela de nêutrons, diz estudo

Dois novos estudos holandeses revelam informações sobre a famosa rajada rápida de rádio FRB20180916B. Embora os artigos forneçam detalhes antes desconhecidos, eles também levantam questões inéditas. Duas equipes internacionais de astrônomos publicaram dois artigos científicos com …

Bolsonaro é 'grande responsável' por 'desastre' de covid, diz vice-presidente de delegação do Parlamento Europeu para o Brasil

Na visão da alemã Anna Cavazzini, eurodeputada pelo Partido Verde e vice-presidente da delegação do Parlamento Europeu para assuntos relacionados ao Brasil, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem "grande parcela de responsabilidade" pela crise …

Lockdown efetivo e vacinação em massa viabilizam reabertura de pubs no Reino Unido

O Reino Unido está colhendo os frutos de um lockdown efetivo e da vacinação em massa promovida pelo gestão de Boris Johnson para frear o avanço da pandemia de covid-19. O país celebra agora o relaxamento …