Um grupo de cientistas chineses desenvolveu um tipo de plástico que se decompõe nas águas do mar, sem deixar resíduos, visando combater a poluição dos oceanos, informou a agência de notícias oficial chinesa Xinhua.
A decomposição do material, composto por poliéster, em água marinha, pode demorar entre alguns dias e vários meses, gerando pequenas moléculas que não causam poluição, segundo Wang Gexia, engenheiro do Instituto Técnico de Física e Química da Academia Chinesa de Ciências, citado pela Xinhua.
“Durante muito tempo, as pessoas se preocuparam com a contaminação do plástico apenas nos solos. A poluição dos mares apenas teve a atenção das pessoas nos últimos anos, com as notícias de animais marinhos mortos”, afirmou.
Os cientistas combinaram hidrólise não enzimática, dissolução na água e processos biodegradáveis para gerar o novo material.
Todos os anos, cerca de 4,8 milhões a 12,7 bilhões de toneladas de resíduos plásticos vão parar nos mares, representando cerca de 60 a 70% de todos os poluentes sólidos nos oceanos, apontam vários cientistas citados no XinhuaNet.
Devido às atividades humanas e às correntes oceânicas, a maior parte do lixo está concentrada no norte e sul do Pacífico e do Atlântico e também no Oceano Índico.
Ciberia // ZAP