Cientistas brasileiros criam plástico orgânico comestível que se decompõe em 3 meses

A tecnologia está cada vez mais nos ajudando a resolver questões relacionadas ao meio ambiente. Depois de duas décadas de pesquisas, cientistas da Embrapa Instrumentação desenvolveram um plástico orgânico e biodegradável, que pode ser usado no preparo de alimentos e é feito a partir dos próprios alimentos, como espinafre, mamão, tomate, goiaba, etc.

A produção do plástico comestível nem é tão complicada, já que primeiro eles transformam os alimentos em uma pasta, em seguida adicionam alguns componentes, colocam tudo em uma forma que depois passa por uma câmara que emite raios ultravioletas. Em poucos minutos sai a película e está resolvido: temos um plástico comestível.

O melhor de tudo é que quando descartado, ele se decompõe em até três meses e pode ser usado como adubo ou até mesmo ser lançado na rede de esgoto, sem que cause algum dano à natureza.

Neste plástico, os alimentos podem ser conservados até o dobro de tempo do convencional e, além disso, não se pode esquecer que o plástico convencional demora até 400 anos para se decompor na natureza.

José Manoel Marconsini é um dos pesquisadores envolvidos no desenvolvimento do plástico e afirma que além dos benefícios para o meio ambiente, esse material resolve mais um problema: o dos alimentos que não possuem um bom aspecto e costumam ser descartados, acarretando em desperdício.

Apesar de parecer igual ao plástico do qual estamos acostumados, o plástico orgânico é mais resistente e rígido do que o comum. Mas, mesmo ainda fora de comercialização, muitas empresas entraram em contato com a Embrapa para fazer encomendas.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Confira o que cérebro de abelhas tem em comum com o de humanos

Segundo cientistas, existem semelhanças entre a atividade cerebral das abelhas-europeias e a dos humanos, o que poderia levar abelhas a serem usadas para estudar funções cerebrais dos humanos. As oscilações alfa (a atividade eléctrica gerada pelo …

Síndrome bizarra: esse é o primeiro caso de uma pessoa que urina álcool

Médicos do hospital da Universidade de Pittsburgh Medical Center (EUA) relataram o primeiro caso de uma síndrome bizarra na qual a pessoa urina álcool. Em outras palavras, o álcool se forma naturalmente na sua bexiga, …

Amazon abre seu primeiro supermercado que não aceita dinheiro

Dois anos depois de a Amazon inovar no ramo das lojas de conveniência abrindo a sua própria rede que aceita apenas pagamentos virtuais, a empresa está pronta para dar o próximo passo: nesta terça-feira (25), …

Não há motivo para pânico por coronavírus no Brasil, dizem especialistas

O primeiro caso do novo coronavírus no Brasil, confirmado nesta quarta-feira (26/02), levou o estado de São Paulo, onde reside o paciente infectado, a montar um centro de contingência para enfrentamento da doença. Quatro mil leitos, …

Abolição da pena de morte no Colorado entra em vigor em julho

O Colorado, no oeste americano, se tornou o vigésimo segundo estado dos Estados Unidos a abolir a pena capital, depois de um intenso e longo debate, especialmente por parte da oposição republicana. O fim da …

Cannabis tem potencial terapêutico como antibiótico, segundo cientistas

Uma equipe de cientistas da Universidade McMaster, no Canadá, estabeleceu que o canabigerol (CBG) tem potencial no tratamento de bactérias patogênicas. Cientistas da Universidade McMaster no Canadá identificaram um composto antibacteriano gerado pela maconha que poderia …

Escócia será o primeiro país a distribuir absorventes menstruais gratuitamente

O Parlamento autônomo da Escócia deu um passo em direção à gratuidade dos absorventes higiênicos para mulheres - decisão inédita no mundo. A proposta de lei foi votada por 112 deputados e visa lutar contra …

Não precisa sofrer. Carnaval começa cedo em 2021

Com a chegada da quarta-feira de Cinzas, está declarado o fim do Carnaval 2020… Ok, vai… Dá para fazer mais um bota fora na sexta e sábado dessa semana, pois, como sempre, brasileiro dá o …

Coronavírus: antiga vacina pode ter resposta para prevenção contra Covid-19

Novos casos do coronavírus SARS-CoV-2 continuam a se espalhar pelo mundo, mesmo que em velocidade menor de propagação, e sem nenhuma vacina ou medicamento para a prevenção — pelo menos até agora. Já são mais de …

Líderes políticos condenam apoio de Bolsonaro a ato anti-Congresso

Presidente teria compartilhado com aliados convocação para manifestações a seu favor e contra o Legislativo. Lula, FHC, OAB e outras lideranças alertam contra ameaça às instituições democráticas e à Constituição. Líderes políticos de várias correntes e …