Starbucks vai eliminar canudos de plástico até 2020

A Starbucks anunciou na segunda-feira (9) que vai eliminar os canudos de plástico de todos os seus estabelecimentos em um prazo de dois anos, passando para papel, tornando-se a maior empresa de bebidas e restauração a fazer isso.

A decisão da Starbucks é divulgada no momento em que se intensificam os apelos para as empresas e as prefeituras norte-americanas reduzirem o desperdício.

Apesar de os populares canudos representarem uma pequena porcentagem da poluição que acaba nos oceanos, tornaram-se o centro das atenções porque sua eliminação é vista como uma decisão fácil de reduzir o lixo.

“Há vários destes itens de uso único que as pessoas estão percebendo que não precisam deles”, afirmou Denise Hardesty, uma cientista da Organização de Pesquisa Industrial e Científica da Commonwealth, baseada na Austrália, que estuda a poluição do plástico.

Uma semana depois de a cidade onde tem a sede, Seattle, ter banido os canudos de plástico e outros utensílios feitos com esse material, a Starbucks declarou no domingo (8) que em 2020 vai usar canudos feitos de material biodegradável, como papel. A empresa já oferece canudos alternativos em Seattle.

Outras cidades, como Fort Myers Beach, no estado da Flórida, já baniram os canudos de plástico, e propostas similares estão sob consideração em Nova York e São Francisco.

A pressão para banir os canudos de plástico aumentou depois de um vídeo de 2015, que se tornou viral, mostrar a salvação de uma tartaruga, exibindo, de forma gráfica, a remoção de canudos do seu nariz. Mas a questão do desperdício sobe na agenda das administrações das empresas.

Em fevereiro, a Dunkin Donuts informou que iria eliminar o poliestireno dos seus copos até 2020. O McDonald’s adiantou que vai mudar para os canudos de papel no Reino Unido e na Irlanda no próximo ano e testar alternativas às de plástico em algumas localizações nos EUA.

Os canudos de plástico representam apenas 4% do lixo plástico, em termos de número de peças, e muito menos, se a variável for o peso. Esses canudos acrescentam cerca de 2 mil toneladas das cerca de 9 milhões de lixo plástico que acabam nas águas do mundo todos os anos.

Não obstante, o grupo ambientalista 5 Gyres destacou que as cinco principais fontes de uso único de plástico são sacos plásticos, garrafas de água, embalagens de transporte de comida, recipientes de transporte de líquidos e os canudos. Outros itens de plástico também têm sido controlados nos últimos anos.

Várias prefeituras dos EUA proibiram o uso de sacos plásticos ou impuseram custos ao seu uso. Garrafas de água reutilizáveis também ganharam popularidade como forma de reduzir o uso de garrafas de água de plástico, com vários pontos de abastecimento de água florescendo em escolas e outros locais.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Em nome da ciência, polvos tomaram ecstasy (e teve muito amor envolvido)

O que acontece quando um polvo consome drogas, mais precisamente ecstasy? Cientistas norte-americanos tiveram a oportunidade de descobrir. De acordo com o Science Alert, a equipe de pesquisadores deu MDMA, substância psicoativa também conhecida por ecstasy, …

Companhia austríaca cria método que transforma plástico em petróleo

A companhia petrolífera austríaca OMV apresentou nesta quinta-feira um inovador procedimento que permite a produção de petróleo a partir de resíduos de plástico (material fabricado a partir desse recurso natural). A inovadora tecnologia, batizada de ReOil, …

Múmia e amuletos divinos são descobertos no Egito

Um grupo de arqueólogos descobriu várias múmias antigas no Egito – incluindo os restos de um misterioso indivíduo extremamente bem conservado – em uma sepultura comum na margem oeste do Rio Nilo.  A tumba foi encontrado …

Em caso raro, mulher doa órgãos e transmite câncer a quatro pessoas

Quatro pessoas que receberam órgãos da mesma doadora desenvolveram posteriormente câncer de mama, revelou um novo estudo. O caso, que remota a 2007, representa uma situação extremamente rara. Rins, pulmões, fígado e coração foram retirados de …

Criatura “alienígena” é encontrada em praia na Nova Zelândia

Uma família neozelandesa passeava ao longo de uma praia no norte de Auckland quando encontrou uma bizarra criatura vermelha em forma de bolha. A criatura, que foi identificada como uma espécie específica de medusa, tem um …

Veneza quer proibir turistas de sentarem ou deitarem no chão

Veneza, famosa pelos seus canais, testemunhou um dilúvio de turistas nos últimos anos, que ultrapassa em muito a população residente e sobrecarrega a cidade. As autoridades da cidade italiana têm tomado várias medidas para travar …

Teia de aranha gigantesca cobre praia na Grécia

Um enorme teia de aranha com cerca de 300 metros cobriu uma área à beira-mar na cidade de Aitoliko, na região oeste da Grécia. A época de acasalamento das aranhas transformou a praia no pior …

Depois dos morangos, agulhas chegam às maçãs e bananas na Austrália

As autoridades australianas investigam mais de 100 casos por todo o país. Agora, além dos morangos, as agulhas também já chegaram a frutas como maçãs, bananas e mangas. A Austrália investiga uma série de casos misteriosos …

Proibição de doações empresariais não blinda política de interesses privados, afirma cientista político

Apesar da proibição do financiamento empresarial de campanhas, que vigora no país desde 2015 por força de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a classe empresarial continua engajada em diferentes candidaturas. Se, por um lado, …

Brasileiros são finalistas em Campeonato Mundial de Cubo Mágico

Criado nos anos 80, o cubo mágico é um dos brinquedos mais simples e fascinantes que existem. Quem nunca passou horas, dias, semanas ou até meses tentando acertar as cores de todas as faces ou …