Polícia já segue quem compra celular roubado

SXC

-

Um alerta da polícia por SMS determina que usuário vá à delegacia comprovar aquisição. Segundo delegado, 75% dos aparelhos de aquisição ilícita foram recuperados.

O telefone foi vendido de forma barata ou a compra foi feita sem nota fiscal em um local até confiável. Ao ligar o aparelho, a seguinte mensagem aparece: “Determina ao usuário deste celular que compareça à 19ª DP (Tijuca), localizada na Rua General Espírito Santo Cardoso 208, e comprove a aquisição lícita do referido aparelho”. Todos os telefones que receberam esse SMS, no último mês, eram produtos de roubo.

O aviso de texto foi enviado a partir de um pedido do delegado Celso Gustavo, titular da delegacia da Tijuca, aceito no dia 14 de outubro pela Justiça para 130 celulares. No entanto, passado mais de um mês, somente uma operadora, a Nextel, enviou as mensagens, segundo o delegado.

“Conseguimos recuperar 75% dos celulares roubados da Nextel, o que representa 16 aparelhos. As outras operadoras, infelizmente, desobedeceram a ordem judicial, sob pena de pagamento 10 salários mínimos diários”, afirmou.

Na sexta-feira passada, a Justiça determinou mais um envio do alerta para outros 135 celulares, fruto de roubo na área da mesma delegacia, entre os dia 1º de janeiro e 30 de junho deste ano.

A decisão, a qual O DIA teve acesso, é da juíza Ana Helena Valle, da 27º Vara Criminal. Nela são listados os IMEIs dos aparelhos — um número único de identificação, como se fosse uma digital do disposito.

É através dele que as operadoras telefônicas conseguem enviar as mensagens e até saber onde o aparelho se encontra, mesmo que o chip tenha sido mudado. Para encontrar esse número, basta digitar no teclado *#06#. Ele também deve constar na caixa de embalagem e na nota fiscal.

Quem receber a mensagem tem até cinco dias para ir até a delegacia e comprovar a procedência da compra. Se a pessoa receber a mensagem e continuar com o telefone poderá responder por receptação, cuja pena é de um a quatro anos, além de multa.

“É uma ideia simples, mas que enfrenta muita burocracia, pois depende de ordem judicial para o envio da mensagem . O Poder Legislativo poderia autorizar o delegado de polícia a possibilidade de requisitar tais medidas perante as operadoras de telefonia”, afirmou Celso.

O chefe de polícia do Rio, Carlos Leba, afirmou que quer protocolar a medida em todas as delegacias.

Operadora diz que cumpriu decisão 

A reportagem procurou as operadoras citadas pelo delegado da 19ª DP que teriam se recusado a enviar as mensagens.

A Telefônica, responsável pela Vivo, disse que “não foi notificada para pagamento de multa”, mas não quis confirmar ou negar o envio. A Oi, em nota, disse que “não comenta decisões judiciais”. A mesma resposta foi enviada pela Claro. “A Claro não comenta decisões judiciais”.

Já a Tim disse que “cumpriu a decisão judicial no prazo determinado, comunicando às autoridades envolvidas. A empresa reitera que está sempre à disposição para colaborar com as autoridades públicas no combate à criminalidade”.

DEIXE UMA RESPOSTA:

Homeopata tratou criança de 4 anos com saliva de cão raivoso

Homeopata da província canadense da Colúmbia Britânica, Anke Zimmermann, tem recebido muitas críticas ao relatar o tratamento de um menino de quatro anos com homeopatia que contém saliva de cão raivoso. A história foi relatada na …

Mostra no Rio leva público a participar de experiência com tecnologia

O visitante da exposição "Disruptiva - A arte eletrônica na época disruptiva" não vai ficar apenas na contemplação das obras. Se quiser, pode participar de uma experiência que usa a tecnologia para propor novas sensações. Em …

Os Humanos não nasceram na Terra, diz cientista

Há muitos cientistas que compartilham a teoria da panspermia, segundo a qual a vida no nosso planeta foi trazida por meteoritos, asteroides e outros corpos celestes. O pesquisador da raça humana Ellis Silver afirma que nossa origem …

48 políticos investigados na Lava Jato perderão foro privilegiado se não se reelegerem

Quarenta e oito políticos com foro privilegiado que estão sendo investigados ou foram denunciados na operação Lava Jato correm o risco de ter seus casos enviados à primeira instância caso não consigam se reeleger em …

Droga que recupera movimentos é testada em humanos no Rio

Pesquisadores brasileiros começam a selecionar pacientes para testar uma droga que seria capaz de recuperar movimentos, ou seja, regenerar nervos danificados em pessoas paralisadas. A ideia é aplicar a polilaminina em pacientes com lesões na medula …

Tribunal reacende polêmica da selfie do macaco Naruto

A 9ª Corte de Apelação, dos Estados Unidos, acaba de reacender a polêmica do processo da selfie do macaco Naruto. O órgão garante que ainda julgará uma decisão final sobre o assunto, mesmo que já tenha …

Monte de Saint-Michel é evacuado devido a alerta de segurança

O histórico Monte de Saint-Michel, no litoral oeste da França, foi evacuado neste domingo pela Gendarmaria, informou a imprensa local que apontar para a presença de um indivíduo com atitude ameaçante. O jornal regional "Ouest-France" afirmou …

Cientistas criam vidro que converte energia solar em eletricidade

Cientistas da Universidade de Berkeley, na Califórnia, criaram um painel de vidro fotovoltaico, capaz de absorver a luz solar, transformando-a em energia elétrica, que poderá substituir os tradicionais painéis solares. Uma equipe de cientistas que trabalha …

Ingressos para 1° filme em cinema na Arábia Saudita esgotam em 1 minuto

Os ingressos colocados à venda para a primeira projeção pública de um filme na Arábia Saudita desde os anos 80 esgotaram "em menos de um minuto", e além disso, somente 300 sortudos puderam estar presentes …

Países comemoram suspensão de testes nucleares pela Coreia do Norte

A Coreia do Sul, a China, os EUA e o Reino Unido foram algumas das potências mundiais que celebraram a decisão da Coreia do Norte de fechar seu centro de testes nucleares. A suspensão dos testes …