Polícia já segue quem compra celular roubado

SXC

-

Um alerta da polícia por SMS determina que usuário vá à delegacia comprovar aquisição. Segundo delegado, 75% dos aparelhos de aquisição ilícita foram recuperados.

O telefone foi vendido de forma barata ou a compra foi feita sem nota fiscal em um local até confiável. Ao ligar o aparelho, a seguinte mensagem aparece: “Determina ao usuário deste celular que compareça à 19ª DP (Tijuca), localizada na Rua General Espírito Santo Cardoso 208, e comprove a aquisição lícita do referido aparelho”. Todos os telefones que receberam esse SMS, no último mês, eram produtos de roubo.

O aviso de texto foi enviado a partir de um pedido do delegado Celso Gustavo, titular da delegacia da Tijuca, aceito no dia 14 de outubro pela Justiça para 130 celulares. No entanto, passado mais de um mês, somente uma operadora, a Nextel, enviou as mensagens, segundo o delegado.

“Conseguimos recuperar 75% dos celulares roubados da Nextel, o que representa 16 aparelhos. As outras operadoras, infelizmente, desobedeceram a ordem judicial, sob pena de pagamento 10 salários mínimos diários”, afirmou.

Na sexta-feira passada, a Justiça determinou mais um envio do alerta para outros 135 celulares, fruto de roubo na área da mesma delegacia, entre os dia 1º de janeiro e 30 de junho deste ano.

A decisão, a qual O DIA teve acesso, é da juíza Ana Helena Valle, da 27º Vara Criminal. Nela são listados os IMEIs dos aparelhos — um número único de identificação, como se fosse uma digital do disposito.

É através dele que as operadoras telefônicas conseguem enviar as mensagens e até saber onde o aparelho se encontra, mesmo que o chip tenha sido mudado. Para encontrar esse número, basta digitar no teclado *#06#. Ele também deve constar na caixa de embalagem e na nota fiscal.

Quem receber a mensagem tem até cinco dias para ir até a delegacia e comprovar a procedência da compra. Se a pessoa receber a mensagem e continuar com o telefone poderá responder por receptação, cuja pena é de um a quatro anos, além de multa.

“É uma ideia simples, mas que enfrenta muita burocracia, pois depende de ordem judicial para o envio da mensagem . O Poder Legislativo poderia autorizar o delegado de polícia a possibilidade de requisitar tais medidas perante as operadoras de telefonia”, afirmou Celso.

O chefe de polícia do Rio, Carlos Leba, afirmou que quer protocolar a medida em todas as delegacias.

Operadora diz que cumpriu decisão 

A reportagem procurou as operadoras citadas pelo delegado da 19ª DP que teriam se recusado a enviar as mensagens.

A Telefônica, responsável pela Vivo, disse que “não foi notificada para pagamento de multa”, mas não quis confirmar ou negar o envio. A Oi, em nota, disse que “não comenta decisões judiciais”. A mesma resposta foi enviada pela Claro. “A Claro não comenta decisões judiciais”.

Já a Tim disse que “cumpriu a decisão judicial no prazo determinado, comunicando às autoridades envolvidas. A empresa reitera que está sempre à disposição para colaborar com as autoridades públicas no combate à criminalidade”.

DEIXE UMA RESPOSTA:

Micro-ondas são tão nocivos para o meio ambiente quanto os carros

O uso de micro-ondas só na União Europeia emite tanto dióxido de carbono como quase sete milhões de automóveis, segundo um estudo exaustivo sobre seu impacto ambiental, considerando o ciclo de vida completo do aparelho. Cientistas …

Afinal, somos adolescentes até os 24 anos

O início da vida adulta acontece cada vez mais tarde. Esta é a conclusão de um estudo recente que identifica a idade mais avançada com que os adolescentes se casam ou têm filhos como um dos …

Sushi e peixe cru podem provocar “anisakiasis”

As infecções por parasitas intestinais estão aumentando com a popularidade do sushi e os riscos do consumo de peixe cru ficaram novamente ilustrados com um caso insólito. O caso foi relatado pelo médico norte-americano Kenny Banh no …

Segundo o governo, deficit da Previdência equivale a 2,8% do PIB

O deficit previdenciário foi de R$ 182,45 bilhões em 2017. O rombo equivale a 2,8% do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas pelo país), o recorde registrado até o momento. Os cálculos divulgados …

Casa dos Horrores: pai de crianças encontradas acorrentadas já tinha raptado a companheira

O mundo ainda está em choque com a descoberta macabra feita pela polícia da Califórnia na semana passada. Mas o horror vem de antes. O casal David e Louise Turpin é suspeito de manter os 13 …

Polícia apura se motorista que invadiu calçadão cometeu falsidade ideológica

Um novo processo de investigação foi aberto pela Polícia Civil do Rio de Janeiro para apurar se o motorista Antônio de Almeida Anaquim cometeu crime de falsidade ideológica ao omitir informações ao Departamento de Trânsito …

Aumento de bilionários em 2017 poderia acabar com a extrema pobreza por 7 vezes

De toda a riqueza gerada no mundo em 2017, 82% ficaram concentrados nas mãos dos que estão na faixa de 1% mais rica, enquanto a metade mais pobre – o equivalente a 3,7 bilhões de …

230 mini-sismos levantam receios de mega-terremoto nos EUA

Uma “onda” de mini-tremores de terra sacudiu a semana passada no estado norte-americano de Nevada, criando receios de que um grande terremoto esteja prestes a acontecer. Segundo nota o jornal local Reno Gazette Journal, há registro …

Juíza perdoa dívida de R$ 48 mil de pai que largou tudo para cuidar de filho no Paraná

Enquanto milhares de homens abandonam seus filhos deixando toda responsabilidade por conta das mães, em Curitiba, Adolfo Guidi é um verdadeiro exemplo de pai. Tanto que, percebendo isso, uma juíza decidiu até mesmo ajudá-lo em …

Os 5 mais ricos do Brasil concentram a mesma riqueza que metade da população

As cinco pessoas mais ricas do Brasil têm um patrimônio equivalente a metade da população brasileira, informou nesta segunda-feira (22) a organização não-governamental (ONG) Oxfam, salientando que a riqueza dos milionários nacionais cresceu 13% em …