Nove pessoas são identificadas por morte de turista italiano

Alexandre Macieira / Riotur

-

O turista italiano foi morto no Rio ao entrar por engano em favela de Santa Teresa

Nove pessoas envolvidas no assassinato do turista italiano Roberto Bardella no Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, já foram identificadas, segundo a Polícia Civil.

Entre eles está Claudio Augusto dos Santos, conhecido como Jiló e apontado como chefe do tráfico local, que saiu da prisão há cerca de 30 dias. O acusado tem passagens por tráfico de drogas, formação de quadrilha e roubo.

Dos identificados, seis tiveram os pedidos de prisão decretados, e um, menor de idade, teve o pedido de apreensão solicitado. Outros dois aguardam o pedido de prisão da Delegacia de Homicídios ser deferido pela Justiça.

Segundo o delegado Fábio Cardoso, titular da Delegacia de Homicídios do Rio, o responsável por efetuar os disparos que mataram o italiano Roberto Bardella foi o traficante Rômulo Pontes Pinho, de 22 anos.

Ele foi um dos reconhecidos pelo italiano Rino Polato, primo de Bardella e que estava com ele no momento do assassinato. Polato chegou a ser sequestrado pelos bandidos e libertado horas depois.

Os outros suspeitos, segundo a polícia, são Wagner Moreira Rodrigues da Silva, o Guinin, de 22 anos, Thiago de Oliveira, o TG dos Prazeres, de 29 anos, Marcos Vinicius Paulo de Oliveira, de 24 anos e Marcos Elias Candido Bezerra, de 20 anos.

O delegado trabalha com a suspeita de que os turistas foram confundidos com policiais militares, pois usavam roupas de motociclista, de cor escura, que lembra o uniforme da PM.

De acordo com o depoimento, que durou cerca 10h entre quinta e sexta-feira, ao serem avistados pelos traficantes, os italianos ouviram gritos de ‘Para!’, mas não entenderam o comando e os bandidos atiraram quatro vezes. Dois disparos acertaram a cabeça e o tórax de Bardella.

Polato esteve no IML na tarde desta sexta-feira para o reconhecimento do corpo do primo. O corpo de Bardella aguarda liberação das autoridades para seguir para a Itália.

O caso é o terceiro registro de assassinato de italianos no Brasil em menos de um mês. Um deles morreu em Fortaleza (CE), e outro em Morro de São Paulo (BA).

Roberto Donati, o oficial que trabalha no serviço de cooperação da polícia italiana no Brasil,  acompanha as investigações e elogiou o trabalho da polícia.

Ele diz, no entanto, que, para a polícia italiana, identificar os suspeitos e decretar as prisões não põe um ponto final nas investigações, porque ninguém foi preso ainda.

O delegado fez um apelo à população que ajude a encontrar os foragidos e em caso de qualquer suspeita procure a DH, na Barra, ou entre em contato com o Disque-Denúncia.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Calheiros anuncia nome das 14 pessoas que passaram de testemunhas a investigados na CPI da Covid

Segundo senador, é preciso mudar o "patamar" da investigação pois já há provas e indícios concretos contra as pessoas inseridas na lista, que agora será encaminhada ao presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM). Nesta sexta-feira (18), …

Turistas “madrugam” para visitar Disneyland Paris, que reabre após oito meses por causa da pandemia

Depois de oito meses de portas fechadas, o parque Disneyland Paris reabriu para o público nesta quinta-feira (17). A atração, um dos principais destinos turísticos da Europa, volta a funcionar, mas mantém medidas sanitárias …

Cientistas desvendam mistério de 'apagamento' de estrela gigante Betelgeuse

Astrônomos dizem que solucionaram o mistério sobre por que uma das mais conhecidas estrelas que iluminava o céu à noite começou a perder o brilho há cerca de um ano. Betelgeuse, uma supergigante vermelha da …

Portugal isola Lisboa para conter disseminação de variante

Em meio a alta de casos e difusão da variante delta do coronavírus, detectada inicialmente na Índia, governo português restringe circulação para dentro e para fora da região metropolitana da capital no fim de semana. Em …

Astrônomos descobrem as maiores estruturas giratórias conhecidas no universo

Tentáculos de galáxias com centenas de milhões de anos-luz de comprimento podem ser os maiores objetos giratórios do universo, um novo estudo descobriu. Corpos celestes muitas vezes giram, planetas, estrelas e galáxias. No entanto, aglomerados gigantes …

Facebook implementa software de IA capaz de detectar fotos e vídeos falsos

Os deepfakes são arquivos de mídia, incluindo fotos, vídeos e áudio, editados através de inteligência artificial (IA), que fornecem alto realismo e muitas vezes causam confusão após serem compartilhados nas redes sociais. Na quarta-feira (16), os …

China envia três astronautas para sua estação espacial

Grupo deverá ficar três meses no espaço e colocar em funcionamento o módulo central da estação espacial Tiangong. China não participa da ISS por decisão dos EUA. A primeira missão tripulada enviada pela China para a …

Putin “não quer Guerra Fria com EUA”, diz Biden após encontro com presidente russo

Os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da Rússia, Vladimir Putin, participaram nesta quarta-feira (16) de uma esperada reunião bilateral. O encontro realizado em Genebra acontece em um contexto de forte tensão entre …

Variante lambda do coronavírus: o que se sabe sobre mutação que se espalha pela América do Sul e preocupa OMS

Os vírus usam técnicas diferentes para continuar infectando as pessoas. E o caso da covid-19 não é exceção. As versões atuais da doença estão se espalhando muito mais facilmente do que a original, que surgiu na …

Embaixadores da Rússia e dos EUA "regressam ao trabalho", diz Putin após cúpula com Biden

A Rússia e os EUA acordaram o regresso de seus embaixadores, informou Vladimir Putin. Vladimir Putin, presidente da Rússia, disse, após conversas com seu homólogo americano Joe Biden, que os embaixadores russo e norte-americano voltam …