Ponte mais longa do mundo pode estar em risco ainda antes da inauguração

Imagens aéreas de uma das ilhas artificiais revelaram o que parecem ser blocos de cimento se afastando da estrutura e que parecem flutuar à deriva no mar.

A ilha artificial que faz parte da maior ponte marítima do mundo, que vai ligar Hong Kong a Macau e Zhuhai, é rodeada por uma barreira de proteção composta por blocos de cimento que têm a função de absorver o impacto das ondas.

Imagens áreas captadas no início do mês mostraram blocos da barreira de uma das ilhas artificiais que parecem flutuar à deriva no mar. As imagens levantaram dúvidas em relação à integridade da também conhecida ponte Delta (por ficar no Delta do rio das Pérolas).

No entanto, segundo o Diário de Notícias, responsáveis da Autoridade da Ponte do Delta afirmaram que a colocação dos blocos foi intencional.

“Hong Kong parece presumir que parte da estrutura afundou, mas foi projetada assim. Não consideramos que exista um problema. Há regras e padrões que seguimos“, disse o vice-diretor, Yu Lie, citado pelo jornal South China Morning Post, em Hong Kong.

No passado, a Autoridade da Ponte de Hong Kong-Zhuhai-Macau, já tinha dito que os blocos tinham sido propositadamente colocados de forma aleatória de modo a aliviar a pressão sobre o túnel.

Também ao Jornal Hoje Macau, citado pelo DN, a Autoridade da Ponte do Delta garantiu que tudo foi inspecionado e aprovado atendendo aos padrões exigidos, acrescentando ainda que a ilha artificial resistiu à devastação do tufão Hato, no verão passado.

(dr) Chen Jimin / China Daily

Ponte de Hong Kong-Zhuhai-Macau

Mas as declarações não acalmaram Ngai Hok-yan, engenheiro de infraestruturas, que questionou se a proteção seria suficiente com apenas uma camada de blocos de cimento no ponto de ligação com o túnel.

“Nossa prática padrão é usar pelo menos duas camadas para servirem de zona de proteção”, disse ao South China Morning Post. Para o especialista, a proteção para a ilha artificial é insuficiente. “O túnel pode se desprender e flutuar com fendas e infiltração de água. Nesse caso, seria o fim do túnel e da ponte também.”

A construção da ponte teve início há nove anos. Desde então, muitos têm sido os contratempos, entre atrasos, processos em tribunal e falta de verbas. A inauguração estava prevista para 2016, mas, de acordo com Hong Kong, estará operacional ainda este ano.

Ciberia // ZAP

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