São necessárias menos de duas semanas para que metade de toda a precipitação anual da Terra caia. Uma nova análise, que contou com dados de várias estações meteorológicas de todo o mundo, revelou que metade da chuva, neve e gelo do planeta cai nos 12 dias mais chuvosos do ano.
De acordo com o novo estudo, publicado no mês de outubro nas Geophysical Research Letters, a distribuição de precipitação anual vai se tornar mais desigual até o final século, com metade de toda a chuva anual caindo em apenas 11 dias. Com isso, estimaram os cientistas, os dilúvios vão se tornar fenômenos mais comuns.
Estudos anteriores já demonstravam que as mudanças climáticas poderiam provocar eventos climáticos extremos, bem como um pequeno aumento na precipitação média anual. No entanto, a relação entre essas variáveis está ainda sendo explorada.
“Esse estudo mostra agora como essas duas partes se encaixam”, disse Angeline Pendergrass, cientista do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica (NCAR), em Boulder, no estado norte-americano do Colorado, e autora principal do estudo.
“Descobrimos que esses aumentos já esperados acontecem quando está mais úmido – ou seja, os dias chuvosos ficam ainda mais chuvosos“, explicou citada pelo Science Daily.
Tendo em conta que o novo estudo sugere que inundações vão passar a ocorrer com mais frequência, esses fenômenos terão também implicações na gestão dos recursos hídricos, no planejamento urbano e até nas próprias equipes de emergência.
Os cientistas frisam ainda que esses resultados são preocupantes para a agricultura, uma vez que é uma atividade mais produtiva quando a precipitação é distribuída de forma mais uniforme ao longo dos períodos de cultivo.
Ciberia // ZAP