Estes são os alimentos que o ajudam a dormir melhor no verão

Um jantar abundante, combinado com as altas temperaturas, cria a tempestade perfeita e que nos vai impedir de descansar bem, além de afetar o nosso rendimento desportivo. Mas também existem alimentos que nos ajudam a dormir melhor.

Algumas pessoas têm dificuldades para dormirem no verão. As altas temperaturas noturnas, sobretudo durante uma onda de calor constante, como a que temos na atualidade, dificultam a conciliação do sono.

Além do mais, o verão é um período do ano no qual vivemos praticamente sem relógio, sem horários, e isso influi também nas nossas refeições. Assim, temos a tendência a cometer algum excesso na hora de comer, o que também nos afeta quando nos vamos a dormir. Um jantar abundante, combinado com as altas temperaturas, cria a tormenta perfeita, e que nos irá impedir de descansar bem, além de afetar a nossa rotina de exercícios.

Como dormir melhor? A melhor solução para superar as altas temperaturas é ter por perto um ventilador, ou instalar um aparelho de ar condicionado em nossa casa.

Ao mesmo tempo, a alimentação também pode ser nossa aliada, escolhendo os melhores alimentos para nos ajudarem a conseguir um sono de qualidade durante o verão.

Desde a Maxcolchon chega uma série de propostas. Alguns destes aliados para nos ajudarem a descansar são conhecidos, como as frutas ou as saladas, mas também há alguns mais surpreendentes, incluindo a curgete e os cereais.

Frutas

No final do dia é bom comer uma peça de fruta, já que, ao ser algo leve, vai-nos ajudar a fazer uma boa digestão pela noite. Entre elas, destaca-se o melão, para as noites de maior temperatura. Quer seja como sobremesa, ou como parte do prato principal, é uma fruta muito refrescante, já que tem um elevado conteúdo em água, o que é perfeito para nos hidratarmos quando mais calor faz.

Para garantirmos uma boa digestão, o seu melhor aliado será a banana. Uma fruta fácil de digerir e que não nos faz sentir pesados, e que é um bom alimento para dormir bem.

Se não é daquelas pessoas que gostam de comer apenas a fruta, e se prefere a sua combinação numa salada, a manga é a solução. Além de serem muito refrescantes, estão repletas de antioxidantes, algo que é fundamental para reduzir as doenças cardiovasculares.

Junto aos mais habituais melão ou manga, há alimentos como a curgete e os cereais, que podem ser grandes aliados na hora de conseguir dormir melhor no verão.

Verduras

A curgete é prima-irmã do melão, já que 95% desta verdura é água, o que a converte num alimento ideal para um jantar leve e refrescante. Pode-se comer feita na grelha, no forno, ou incluso crua em forma de salada, outra das grandes opções para conseguir jantar de forma leve durante este verão. Combine-a com alguma proteína leve, como o frango ou o tofu, e irá conseguir um prato que vai ser a estrela do seu verão.

E, para combinar, por que não tomar uma das bebidas do verão por excelência? O gaspacho assegura outro jantar cheio de vitaminas e minerais, e que pode ser perfeito para desfrutar de uma boa noite de sono durante os meses mais calorosos. Contém também muita água, o que vai ajudar a manter o nosso corpo fresco.

Cereais

Cereais para jantar? Este é um debate que aparece cada verão desde há anos. O certo é que cada vez mais gente os vê como uma boa opção. Estão compostos por hidratos de carbono complexos, e que demoram em se decompor.

Quer se prefere os clássicos cereais integrais ou, diretamente, uma porção de aveia, podem ser uma boa opção para nos ajudarem a conciliar o sono.

Dentro da mesma linha, o arroz branco é facilmente digerível, e mantém o corpo mais fresco. Em concreto, o arroz jasmim é o recomendado para as pessoas que têm problemas para conciliar o sono.

E, já que falamos de cereais, não nos podemos esquecer do leite. O hábito de tomar um copo de leite antes de ir para a cama é bem conhecido. É que o leite contém triptofano, um aminoácido que se transforma em serotonina, uma das hormonas implicadas no descanso, e que produz melatonina, uma hormona que o organismo produz quando se faz noite, e que tem o papel de regular os ciclos de sono e vigília, o que o converte num alimento básico para conseguir conciliar o sono.

Ciberia //

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …