Estes são os alimentos que o ajudam a dormir melhor no verão

Um jantar abundante, combinado com as altas temperaturas, cria a tempestade perfeita e que nos vai impedir de descansar bem, além de afetar o nosso rendimento desportivo. Mas também existem alimentos que nos ajudam a dormir melhor.

Algumas pessoas têm dificuldades para dormirem no verão. As altas temperaturas noturnas, sobretudo durante uma onda de calor constante, como a que temos na atualidade, dificultam a conciliação do sono.

Além do mais, o verão é um período do ano no qual vivemos praticamente sem relógio, sem horários, e isso influi também nas nossas refeições. Assim, temos a tendência a cometer algum excesso na hora de comer, o que também nos afeta quando nos vamos a dormir. Um jantar abundante, combinado com as altas temperaturas, cria a tormenta perfeita, e que nos irá impedir de descansar bem, além de afetar a nossa rotina de exercícios.

Como dormir melhor? A melhor solução para superar as altas temperaturas é ter por perto um ventilador, ou instalar um aparelho de ar condicionado em nossa casa.

Ao mesmo tempo, a alimentação também pode ser nossa aliada, escolhendo os melhores alimentos para nos ajudarem a conseguir um sono de qualidade durante o verão.

Desde a Maxcolchon chega uma série de propostas. Alguns destes aliados para nos ajudarem a descansar são conhecidos, como as frutas ou as saladas, mas também há alguns mais surpreendentes, incluindo a curgete e os cereais.

Frutas

No final do dia é bom comer uma peça de fruta, já que, ao ser algo leve, vai-nos ajudar a fazer uma boa digestão pela noite. Entre elas, destaca-se o melão, para as noites de maior temperatura. Quer seja como sobremesa, ou como parte do prato principal, é uma fruta muito refrescante, já que tem um elevado conteúdo em água, o que é perfeito para nos hidratarmos quando mais calor faz.

Para garantirmos uma boa digestão, o seu melhor aliado será a banana. Uma fruta fácil de digerir e que não nos faz sentir pesados, e que é um bom alimento para dormir bem.

Se não é daquelas pessoas que gostam de comer apenas a fruta, e se prefere a sua combinação numa salada, a manga é a solução. Além de serem muito refrescantes, estão repletas de antioxidantes, algo que é fundamental para reduzir as doenças cardiovasculares.

Junto aos mais habituais melão ou manga, há alimentos como a curgete e os cereais, que podem ser grandes aliados na hora de conseguir dormir melhor no verão.

Verduras

A curgete é prima-irmã do melão, já que 95% desta verdura é água, o que a converte num alimento ideal para um jantar leve e refrescante. Pode-se comer feita na grelha, no forno, ou incluso crua em forma de salada, outra das grandes opções para conseguir jantar de forma leve durante este verão. Combine-a com alguma proteína leve, como o frango ou o tofu, e irá conseguir um prato que vai ser a estrela do seu verão.

E, para combinar, por que não tomar uma das bebidas do verão por excelência? O gaspacho assegura outro jantar cheio de vitaminas e minerais, e que pode ser perfeito para desfrutar de uma boa noite de sono durante os meses mais calorosos. Contém também muita água, o que vai ajudar a manter o nosso corpo fresco.

Cereais

Cereais para jantar? Este é um debate que aparece cada verão desde há anos. O certo é que cada vez mais gente os vê como uma boa opção. Estão compostos por hidratos de carbono complexos, e que demoram em se decompor.

Quer se prefere os clássicos cereais integrais ou, diretamente, uma porção de aveia, podem ser uma boa opção para nos ajudarem a conciliar o sono.

Dentro da mesma linha, o arroz branco é facilmente digerível, e mantém o corpo mais fresco. Em concreto, o arroz jasmim é o recomendado para as pessoas que têm problemas para conciliar o sono.

E, já que falamos de cereais, não nos podemos esquecer do leite. O hábito de tomar um copo de leite antes de ir para a cama é bem conhecido. É que o leite contém triptofano, um aminoácido que se transforma em serotonina, uma das hormonas implicadas no descanso, e que produz melatonina, uma hormona que o organismo produz quando se faz noite, e que tem o papel de regular os ciclos de sono e vigília, o que o converte num alimento básico para conseguir conciliar o sono.

Ciberia //

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …