Pela primeira vez, uma população inteira foi eliminada por edição de DNA

Portadores de doenças como a dengue e a malária, os mosquitos são a causa de milhões de mortes todos os anos. Entretanto, uma pesquisa conseguiu exterminar uma população desses insetos através da manipulação genética.

O novo estudo, publicado no dia 24 de setembro na revista Nature Biotechnology, mostrou que a partir de uma técnica de engenharia genética conhecida como gene drive, os mosquitos podem ser coisa do passado.

Isto, claro, se a comunidade científica estiver disposta a alterar permanentemente nosso ecossistema. Através do gene drive, os geneticistas introduziram uma alteração no organismo do mosquito que, em seguida, se propaga para os descendentes.

Usando a técnica de manipulação genética, os pesquisadores do Imperial College London exterminaram uma população aprisionada de Anopheles gambie, uma espécie de mosquito portador do vírus da malária na África subsariana.

No estudo, os cientistas utilizaram o CRISPR para modificar o gene responsável pela determinação do sexo em 150 mosquitos macho.

A alteração tornou o sexo masculino predominante e a ideia seria impedir a população de mosquitos de criar fêmeas, o que levaria ao colapso da espécie.

Os pesquisadores introduziram esses 150 mosquitos alterados na população de 450 machos e fêmeas para que se reproduzissem em conjunto. A modificação genética funcionou, produzindo gerações subsequentes de fêmeas que apresentavam características masculinas ao não conseguirem morder e pôr ovos.

A partir da oitava geração da população, nenhuma fêmea nasceu, pondo fim à era de mosquitos aprisionados no laboratório. Esta foi a primeira vez que cientistas viram uma modificação genética exterminar por completo uma população inteira.

Contudo, para se descobrir se a modificação genética causaria ou não efeitos colaterais indesejados, seria necessário fazer a experiência fora do ambiente controlado que o laboratório propicia. E, segundo Andrea Crisanti, a principal cientista da pesquisa, tal ação só será possível daqui cinco ou dez anos.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Oi? Kanye West compara vacina para COVID-19 com "a marca da besta"

Em nova polêmica, o rapper norte-americano Kanye West fez uma série de revelações sobre como ele enxerga uma possível vacina contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2). Durante entrevista concedida para a revista Forbes, o cantor também comentou …

Comentarista da CNN Brasil insinua que gays são promíscuos e ‘têm chance muito maior de ter Aids’

A CNN Brasil convidou o comentarista Leandro Narloch para falar sobre ao vivo sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de liberar a doação de sangue por parte de homens homossexuais e mulheres transsexuais, …

China detecta rastros de coronavírus em pacotes de alimentos do Equador

A China anunciou nesta sexta-feira (10/07) a suspensão das importações de alimentos do Equador após encontrar rastros do novo coronavírus em embalagens de camarão. Os vestígios foram encontrados em contêineres com pacotes de camarão branco do …

Pesquisadores se deparam com '1º colar' humano de 160.000 anos

Fósseis de conchas de amêijoas de 160 mil anos encontradas em cavernas de Israel são os primeiros exemplares de conchas usadas como adorno no corpo humano, defendem pesquisadores. Há cerca de 160 mil a 120 mil …

A China diz ter identificado uma nova doença muito mais mortal do que o Covid-19

A embaixada da China no Cazaquistão alertou sobre uma nova pneumonia desconhecida que seria ainda mais mortífera do que o coronavírus (Sars-CoV-2) causador Covid-19, de acordo com o South China Morning Post (SCMP). “A taxa de …

The Sims ganhará reality show para premiar jogadores em US$ 100 mil

A longeva franquia The Sims, onde gamers gerenciam todos os aspectos da vida de avatares virtuais, vai ganhar um reality show. Veiculado pela emissora norte-americana CBS, a atração se chamará “Spark’d” e deve ir ao ar …

Nudes de 100 anos encontrados dentro de parede são avaliados em milhares de dólares

O senso comum sugere que as gerações passadas eram mais conservadoras que as atuais, especialmente no que diz respeito à sexualidade. Basta escavarmos um pouco a memória – ou as paredes de nossas casas – para …

Presidente interina da Bolívia testa positivo para covid-19

A presidente interina da Bolívia, Jeanine Áñez, revelou nesta quinta-feira (09/07) que foi infectada pelo novo coronavírus e que iniciará um período de quarentena. "Junto com toda a minha equipe, temos trabalhado pelas famílias bolivianas durante …

Após Bolsonaro tirar máscara em entrevista, ABI entra com ação contra presidente no STF

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) apresentou nesta quinta-feira (9) uma queixa criminal ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o presidente Jair Bolsonaro, depois que ele tirou a máscara em uma entrevista em que anunciou …

A quantidade de nitrogênio emitida pela pecuária já ultrapassou os limites seguros

A quantidade de nitrogênio emitida pela criação de animais para abate é superior ao que o planeta pode aguentar. Cientistas alertam que é necessário diminuir o consumo de carne e laticínios. As principais fontes de nitrogênio …