Gene que causa Alzheimer é neutralizado em humanos pela primeira vez

(dr) Robert Friedland

Os pesquisadores conseguiram identificar o gene apoE4

Cientistas acabam de fazer um avanço revolucionário na batalha contra a doença de Alzheimer. O gene que causa a doença foi identificado e neutralizado. O feito é de pesquisadores do Instituto Gladstones, na Califórnia, EUA.

Cientistas acabam de identificar e neutralizar o gene que causa o Alzheimer, um avanço revolucionário na batalha contra a doença. Em vez de experimentar resultados em camundongos, a equipe foi direto ao teste com células cerebrais humanas.

O experimento é particularmente significativo porque ocorreu em células humanas.

A célula perigosa em questão é chamada de gene apoE4. Os cientistas conseguiram identificar e também neutralizar o gene, que causa Alzheimer, para que não levasse ao desenvolvimento da doença.

A presença do gene apoE4 duplica as chances de uma pessoa desenvolver danos cerebrais. Ter duas cópias dela aumenta o risco em 12 vezes. Isso ocorre porque o gene produz um certo tipo de proteína mutada que danifica as células do cérebro humano.

Usando células-tronco para corrigir o gene, os cientistas foram capazes de interromper a produção da proteína mortal, eliminar todos os sinais da doença de Alzheimer e melhorar a sobrevivência e a função das células.

Os pesquisadores agora estão trabalhando com a indústria farmacêutica para melhorar os compostos para que possam ser testados em pacientes humanos.

DEIXE UMA RESPOSTA:

Quanto mais rápido corremos, mais rápido e melhor aprendemos

Segundo uma experiência recente, o estímulo locomotor parece ajudar a aprendizagem que se processa no cerebelo em ratos de laboratório. Uma equipe de cientistas liderada por Megan Carey, pesquisadora no Centro Champalimaud, em Portugal, realizou uma …

Reconstruido crânio de Homo naledi, o elo que não encaixa evolução humana

A descoberta há cinco anos do Homo naledi, uma nova espécie de hominídeo que conviveu na savana sul-africana com os humanos mais próximos ao homem moderno, poderia mudar para sempre o que sabemos sobre a …

A vaca pode se tornar o maior mamífero terrestre do mundo

Em poucos séculos, e caso a extinção animal continue no ritmo atual, a vaca pode se tornar o maior mamífero terrestre do mundo. A expansão do Homo sapiens levou a uma tendência de retração no tamanho …

Homeopata trata criança de 4 anos com saliva de cão raivoso

Uma homeopata canadiana tratou um criança hiperativa de 4 anos com saliva de um cão raivoso. A notícia surpreendeu a comunidade médica internacional, que reagiu de forma negativa. Uma homeopata canadense assumiu em seu blog pessoal …

Natalie Portman recusa prêmio por causa do primeiro-ministro israelense

A atriz israelo-americana Natalie Portman não vai comparecer na cerimônia do prêmio Gênesis por não querer ser associada ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. Em novembro, Natalie Portman foi anunciada como vencedora do prêmio Gênesis, um prêmio instituído …

Ilha troca de país a cada seis meses

No meio do rio Bidasoa, entre a França e a Espanha, há uma ilha que vai alternando de nacionalidade de seis em seis meses. A ilha mede apenas 38 metros de largura e 215 de comprimento, medidas …

Coreia do Sul desliga “máquina de propaganda” na fronteira com o Norte

Os militares da Coreia do Sul anunciaram nesta segunda-feira (23) que desligaram os alto-falantes de propaganda na fronteira militarizada com a Coreia do Norte, em um gesto de boa vontade, com a aproximação do encontro …

Salah Abdeslam é condenado a 20 anos de prisão na Bélgica

O único sobrevivente do grupo responsável pelos atentados de novembro de 2015 em Paris e seu cúmplice, o tunisiano Sofiane Ayari, foram condenados a 20 anos de prisão pela participação em um tiroteio com a …

Começa a vacinação contra a gripe em todo o país

Começa nesta segunda-feira (23) a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Até o dia 1º de junho, devem ser imunizados idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de …

É menino! Nasce terceiro filho de Kate e William; e faz história na monarquia britânica

Nasceu nesta segunda-feira (23), às 11h01 o terceiro filho do Príncipe William e da Duquesa de Cambridge, Kate Middleton. E é um menino, mistério só desfeito depois do parto. O casal real tem mais dois …