Gene que causa Alzheimer é neutralizado em humanos pela primeira vez

(dr) Robert Friedland

Os pesquisadores conseguiram identificar o gene apoE4

Cientistas acabam de fazer um avanço revolucionário na batalha contra a doença de Alzheimer. O gene que causa a doença foi identificado e neutralizado. O feito é de pesquisadores do Instituto Gladstones, na Califórnia, EUA.

Cientistas acabam de identificar e neutralizar o gene que causa o Alzheimer, um avanço revolucionário na batalha contra a doença. Em vez de experimentar resultados em camundongos, a equipe foi direto ao teste com células cerebrais humanas.

O experimento é particularmente significativo porque ocorreu em células humanas.

A célula perigosa em questão é chamada de gene apoE4. Os cientistas conseguiram identificar e também neutralizar o gene, que causa Alzheimer, para que não levasse ao desenvolvimento da doença.

A presença do gene apoE4 duplica as chances de uma pessoa desenvolver danos cerebrais. Ter duas cópias dela aumenta o risco em 12 vezes. Isso ocorre porque o gene produz um certo tipo de proteína mutada que danifica as células do cérebro humano.

Usando células-tronco para corrigir o gene, os cientistas foram capazes de interromper a produção da proteína mortal, eliminar todos os sinais da doença de Alzheimer e melhorar a sobrevivência e a função das células.

Os pesquisadores agora estão trabalhando com a indústria farmacêutica para melhorar os compostos para que possam ser testados em pacientes humanos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Mais uma vez os Simpsons previram tudo que está acontecendo nos EUA agora

Os roteiristas de “Os Simpsons ” ficaram conhecidos por prever diversos acontecimentos mundiais, da eleição de Donald Trump ao final de Game of Thrones. Parece que a bola de cristal da animação voltou a funcionar …

Brasil ultrapassa 30 mil mortes por covid-19

Em novo recorde, país registra 1.262 óbitos em um dia, elevando total para 31.199. Casos confirmados em 24 horas passam de 28 mil, chegando a 555.383. Apenas Reino Unido, Itália e EUA contabilizam mais de …

Suécia vai abrir “CPI da Covid-19” para saber se governo fez bem ao não isolar a população

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Suécia tem ido na contramão de seus vizinhos. O país escandinavo preferiu manter um ritmo quase normal em suas atividades e não impôs o confinamento …

Uber testa modalidade que permite ao usuário reservar carro por hora

Na tentativa de achar novas fontes de receita para seu negócio de corridas compartilhadas, seriamente afetado pela COVID-19, a Uber está testando uma nova modalidade, focada nos passageiros que precisam fazer viagens mais longas e …

Revelada razão de comportamento instável de estrelas perto dos centros galácticos

Estrelas de ramo horizontal extremo são mais brilhantes e têm um ciclo de vida inferior ao das estrelas comuns, de acordo com um novo estudo. Os astrônomos estudaram o comportamento de um tipo especial de estrelas, …

Trump ameaça acionar Forças Armadas para conter protestos

No 7.º dia de manifestações antirracismo, Presidente dos EUA critica inação de governadores e promete enviar milhares de soldados para pôr fim a distúrbios. Visita de Trump a igreja é criticada como tentativa de autopromoção. O …

Não é apenas o coronavírus: surto de ebola retorna ao Congo

Foi confirmada, pelo ministro da Saúde do Congo, a descoberta de novos casos de Ebola na província de Équateur. O último surto do vírus altamente mortal ocorreu em 2018 e matou 33 pessoas no país. O …

Coronavírus: São Paulo se prepara para reabertura com 70% de leitos ocupados

O governo estadual de São Paulo ordenou a reabertura gradual dos estabelecimentos comerciais a partir dessa terça-feira (2). A gestão diz se basear no índice de infecções do novo coronavírus por cidade. Mesmo com 70% …

Júpiter é tão grande que quase virou um sol

Júpiter é o maior planeta do sistema solar. Assim, bem maior mesmo. Do tipo se você pegar todos os outros planetas e juntar suas massas, não chega nem aos pés dele. Nem mesmo metadinha. Esse gigante …

União Europeia pede que EUA reconsiderem sua decisão de cortar relações com a OMS

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o chefe de relações internacionais da União Europeia, Josep Borrell, pediram neste sábado (30) que os Estados Unidos “reconsiderem a decisão anunciada” de romper …