“Por uma vida sem arrependimentos”, mochileira viaja de carona pelo Brasil

Dwanne Almeida trabalhava na área de Recursos Humanos, mas a certo ponto de sua vida, decidiu deixar a rotina para ir atrás de seu sonho: viajar pelo país através de caronas, como uma legítima mochileira.

Estou em constante movimento, a cada semana viajo de carona, chego numa cidade, encontro uma família, realizo a troca de tempo e sigo. Não é uma regra o tempo que passo e nem pra onde vou. Deixo que as coisas fluam. E vou aprendendo com tudo que chega até mim”, explicou.

Ela contou ao RPA várias atitudes e histórias incríveis de pessoas que encontrou pelo seu caminho, daquelas que fazem a gente voltar a acreditar na bondade do ser humano.

Ela também mantém uma página no Facebook chamada “Por uma vida sem arrependimentos”, onde relata o que acontece em suas viagens, especialmente seus relacionamentos com as pessoas que encontra.

“Inicialmente pararia em cada cidade, conseguiria um emprego, juntaria a grana e seguiria pra cidade seguinte, pedindo caronas nas estradas. Mas nos primeiros meses entendi que não seria assim. Comecei a me conectar com as pessoas em todos os trechos e descobri que eu tinha algo precioso: eu tinha tempo”, conta.

“Tempo pra estar com elas e escutá-las. A cada casa eu recebia hospedagem e alimentação, mas em contrapartida eu estava ali com tempo suficiente pra dar o que elas precisassem. Eu era boa em escutar, não julgar, guardar segredos, em ser empática, e a cada casa eu recebia o retorno que minha passagem havia rendido algum fruto”, explicou.

Em uma de suas últimas viagens, ela relatou uma atitude muito simples, mas que fez toda a diferença. Há 22 horas sem dormir e sem comer, pegando diferentes caronas para chegar ao seu destino, Dwanne precisou abastecer sua garrafa de água e encontrou um restaurante.

“Achei um enorme restaurante chique. Quando estou no modo mochileiro, esses lugares me dão insegurança. Vou na fé, mas também preparada pra ser maltratada”, explicou.

Foi assim que ela entrou no restaurante Talismã, na cidade de Águas Claras, em Mato Grosso do Sul. Ela explicou para o atendente que não poderia consumir nada e que desejava apenas um pouco de água da torneira. Para sua surpresa, ele disse para ela entrar e pedir para alguém encher a sua garrafinha.

“Entrei alegrinha, lugares assim se você fala que não tem dinheiro, eles já te tocam de lá na entrada”, contou. Quando ela chegou ao balcão, o garçom, que se chamava Lucas, perguntou se ela iria almoçar, mas ela disse que apenas queria um pouco de água e que poderia ser da torneira. Mesmo assim, ele fez questão de arrumar a bebida gelada.

Lucas pegou gelo, colocou a água num liquidificador e ficou batendo, até que o gelo diminuísse e coubesse na garrafa da viajante. Dwanne se emocionou com o cuidado do homem.

“Expliquei que estava grata pela atitude nobre dele. Como alguém que não tinha como retribuir, ele se ofereceu para custear o almoço, mas não aceitei. Eu sentia fome, mas não podia parar, porque precisava voltar pra estrada”, lembra.

“Sabia que ainda tinha um longa viagem e cada segundo contava. Mas depois de tanto ele insistir, aceitei um copo de salada de frutas, que foi o que me supriu nas horas seguintes de estrada”, explica.

A chance de Lucas e os atendentes daquele restaurante lerem isso, é pequena, mas Dwanne quis compartilhar a história para mostrar que a gentileza existe.

Generosidade existe, e estou aprendendo que não sou eu que digo onde elas existem. Aprendi uma lição grande, uma história que vai seguir comigo. Quanto menos eu tenho, mais eu ganho, parece até uma conta injusta. Espero que Deus me dê possibilidade de retribuir tudo que tenho recebido”, disse ela.

Após dois anos de viagem, 22 estados, mais de 500 caronas e mais de 150 famílias que ela teve a oportunidade de conhecer, Dwanne reflete: “Todos os seres humanos que passaram por mim me permitiram seguir. Presenciei pequenos milagres acontecerem, as pessoas fazendo escolhas de serem boas. Isso me trouxe até aqui. O ser humano é bom. Há mais pessoas boas que más neste mundo, e você pode ser uma delas”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …