Primeiro vinho envelhecido no fundo do mar é apresentado em Portugal

(dr) Prefeitura de Sines

Garrafas de vinho são retiradas do fundo do mar, na Baía de Sines, em Portugal

Garrafas de vinho são retiradas do fundo do mar, na Baía de Sines, em Portugal

Um grupo de sete produtores de vinho do sul de Portugal pôs em prática uma inovadora técnica, a de envelhecer o vinho no fundo do mar do litoral do país e, como resultado, melhorou o sabor e o aroma do produto.

Isto foi comprovado ao se extrair um total de 700 garrafas de vinho que tinham sido depositadas a 17 metros de profundidade na Baía de Sines.

José Mota Capitão, um dos produtores que participa deste inovador projeto, explicou à Agência Efe que “se trata do primeiro vinho envelhecido em Portugal no fundo do mar”.

A primeira prova aconteceu em março deste ano, depois de meio ano em que as primeiras garrafas foram colocadas no fundo do mar.

“A surpresa foi muito boa, já que se comparou com o mesmo vinho que se estava envelhecendo nas adegas e se pôde comprovar que suas qualidades de aroma e sabor tinham melhorado muitíssimo”, assegurou José.

A iniciativa foi implementada pela APVCA, Associação de Produtores de Vinhos da Costa do Alentejo em setembro do ano passado, após a última vindima.

Após sete meses no fundo do mar, na semana passada foram retiradas 700 garrafas para serem entregues às tripulações dos veleiros que participarão na regata Tall Ships 2017, que faz escala em Sines até ao dia 1 de maio.

Para comprovar a evolução do vinho no fundo do mar, os produtores fazem a cada três meses um monitoramento para saber se seu aroma ganha melhores condições.

A prova seguinte será feita aos nove meses, com a intenção de saber se foi mantida a evolução favorável que foi constatada no meio ano de maturação.

Mota adiantou para a Efe que o objetivo é o de estabelecer uma marca diferenciada para estes vinhos “submersos” sob o lema de “Vinho de mar“.

Além disso, também pretendem institucionalizar um dia de festa anual dedicada ao vinho envelhecido no mar na cidade de Sines, como atração para os cada vez mais numerosos “enoturistas”.

Os vinhos envelhecidos no fundo do mar, segundo José, têm a vantagem de que amadurecem a uma temperatura muito constante, que no caso da Baía de Sines ronda os 15 graus.

Para seu perfeito envelhecimento, as garrafas de vinho, tanto de tinto como de branco, são seladas com cera especial e colocadas na vertical sobre estruturas metálicas para impedir que sejam arrastadas pelo mar.

Ao longo dos anos, se pôde comprovar que as garrafas de vinho que tinham sido alojadas no fundo do mar por causa dos naufrágios tinham experimentado excelentes melhorias, chegando a valer muito dinheiro em diferentes leilões.

Uma das práticas pioneiras nesta viticultura vanguardista aconteceu no ano de 2015 no cais de Poris de Abona da ilha espanhola de Tenerife, onde, a 18 metros de profundidade, foi criada uma adega submarina.

Nela, todos os produtores que acreditem ser oportuno podem depositar seu vinho para que envelheça sob as condições favoráveis do fundo do mar.

Segundo José, proprietário da vinícola portuguesa “Herdade do Portocarro”, também houve experiências para envelhecer vinho no fundo dos rios, como já se está fazendo em Duero.

No entanto, segundo garantiu, as condições do fundo do mar são “mais favoráveis, sobretudo, por causa da temperatura”.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …