Presidente da FIFA quer Copa do Mundo com 48 nações

drabikpany / Flickr

Gianni Infantino, presidente da FIFA

Gianni Infantino, presidente da FIFA

O presidente da FIFA admitiu esta quinta-feira (6) que defende um “campeonato do mundo com 48 nações de forma a dar mais oportunidades a mais equipes”, estimando que uma “organização conjunta entre vários países” é um “ponto fundamental”.

Em entrevista à AFP, Gianni Infantino, que anteriormente já havia defendido um mundial com 40 equipes, em vez das 32 atuais, explica agora que não põe de lado considerar uma Copa do Mundo com 48 seleções.

O presidente da FIFA explicou que as 16 melhores seleções poderiam se apurar diretamente para a Copa, e as restantes 32 equipes se juntariam mais tarde, depois de um play-off.

Daria hipóteses a mais equipes. Além disso, não haveria qualquer impacto no calendário futebolístico, já que estes jogos de play-off seriam disputados em vez dos amistosos antes da Copa”, explicou.

O projeto da Copa com 48 equipes “vai certamente ser discutido a 13 e 14 de outubro, durante o próximo Conselho da FIFA. É um projeto, uma ideia, como a Taça do Mundo a 40 que está ainda em cima da mesa com grupos de quatro ou cinco equipes”, indicou o sucessor de Joseph Blatter.

“Vamos certamente tomar uma decisão no próximo ano, é preciso ver qual será o impacto para o futebol a nível mundial”, disse ainda.

O Campeonato Europeu de 2016, na França, contou com 24 seleções num torneio com um mês de duração e apenas oito países eliminados no final da primeira fase.

Muitos argumentaram que o formato fez com que a qualidade fosse diluída, enquanto outros foram ficaram satisfeitos por ver o País de Gales chegar às semi-finais, enquanto a Islândia surpreendeu a Inglaterra no seu caminho para as quartas de final.

“As pessoas falam muito sobre um declínio no padrão da competição, mas na minha opinião a qualidade do Euro não foi pior, pelo contrário. Houve seleções que não imaginávamos que poderiam ser tão fortes e com nível tão alto”.

Infantino, que sucedeu a Joseph Blatter a 26 de fevereiro, considerou também que a “poeira” do “terremoto” de corrupção que agitou a FIFA e motivou a demissão do ex-presidente do organismo já está pousando.

O líder da FIFA defendeu que o ponto alto da crise já foi ultrapassado, se manifestando “bastante feliz e confiante para o futuro”.

“Ninguém é perfeito, nem eu. Mas não roubo, não retiro lucros e não engano ninguém. Também não permitirei que ninguém deste organismo faça isso”, assegurou o antigo secretário-geral da UEFA e ex-braço direito de Michel Platini, também afastado do organismo europeu.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Quem é 'el Chapo asiático' que foi preso acusado de controlar mercado de drogas de R$ 380 bilhões

A polícia holandesa prendeu o suposto chefe de uma das maiores quadrilhas de tráfico de drogas do mundo: Tse Chi Lop, apelidado de "El Chapo" da Ásia. O cidadão canadense nascido na China é apontado como …

Homem recebe primeiro transplante duplo de braço e ombro

A ciência cada vez mais evoluída. Um homem da Islândia foi o primeiro do mundo a receber um transplante duplo de braço e ombro. A cirurgia foi um sucesso e o paciente, o islandês Felix Gretarsson, …

Bolsonaro pode enfrentar um tribunal internacional por crimes contra a humanidade

Jair Bolsonaro pode enfrentar acusações no Tribunal Penal Internacional (TPI) depois de ser acusado de crimes contra a humanidade. Líderes indígenas no Brasil e grupos de direitos humanos estão pedindo ao tribunal que investigue o presidente …

Presidente mexicano López Obrador é diagnosticado com Covid-19

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, 67 anos, entrou para a lista dos líderes mundiais que foram infectados pela Covid-19. Ele informou nesse domingo (24) que testou positivo para o novo coronavírus, …

Desenterram em Jerusalém granada de mão britânica da 1ª Guerra Mundial

Em pleno centro da cidade de Jerusalém, foi desenterrada uma granada de mão britânica da Primeira Guerra Mundial. O artefato perigoso foi descoberto em uma antiga cisterna por Oscar Becherno, responsável pela escavação arqueológica em nome …

Portugueses reelegem presidente Rebelo de Sousa

Urnas em Portugal confirmam previsão de vitória do chefe de Estado de centro-direita, que ganha novo mandato de cinco anos. Combate à pandemia é prioridade. Como esperado, os portugueses reelegeram neste domingo (24/01) o presidente Marcelo Rebelo …

Cuba experimenta dois lados da moeda com chegada de internet móvel

Desde que chegou a Cuba, há apenas dois anos, a internet móvel revolucionou a vida do país – ajudando as pessoas a encontrarem comida, combustível e até remédios em meio a uma escassez terrível. Mas …

Chantilly: em dificuldades finaceiras, um dos mais belos castelos da França pede socorro

A pandemia e o fim da ajuda de um poderoso mecenas colocam em risco o futuro de uma das propriedades mais majestosas da França, o castelo de Chantilly, ao norte de Paris. A reportagem …

Como fumantes de longa data pararam de fumar usando cogumelos mágicos apenas 3 vezes

É mais difícil largar do cigarro do que da heroína, dizem alguns. Mas pesquisadores da Johns Hopkins relataram que um pequeno número de fumantes de longa data que falharam em muitas tentativas de abandonar o …

Gangorra que uniu imigrantes no muro da fronteira dos EUA ganha prêmio

Lembra das gangorras que permitiram que famílias mexicanas brincasse de lados opostos do muro da fronteira EUA-México? O projeto das três gangorras ganhou o prêmio “Design do Ano 2020” pelo Museu de Londres. O arquiteto norte-americano …