Queimaduras solares? Os dinossauros são os culpados

Alex Beynon / Flickr

Se o asteroide não tivesse atingido a Terra naquele momento histórico, os dinossauros poderiam andar entre nós – exceto que não haveria um “nós”

Sempre que apanhamos sol, uma preocupação emerge de imediato: queimaduras. Por que somos tão vulneráveis à luz solar? Um estudo recente procura responder ao enigma evolutivo, apontando os dinossauros como principais culpados.

O sol emite radiação eletromagnética em todo o espectro, mas só podemos ver a parte visível. Há também raios ultravioletas, e essa parte do espectro tem energia suficiente para danificar nosso DNA. O protetor solar impede que os raios UV danifiquem as células.

Os humanos precisam de protetor solar porque fazemos parte do grupo conhecido como mamíferos placentários, que têm carência de um recurso genético chamado função de reparo do DNA por fotorreação.

Organismos que têm essa capacidade podem ativar mecanismos de reparo do DNA em resposta à luz solar, como é o caso das plantas e a maioria dos animais.

Segundo o estudo recente, publicado na Cell, há um animal diferente dos mamíferos placentários que não possui esse mecanismo: o caverna da Somália ou “peixe-vampiro”, Phreatichthys andruzzii.

Como o próprio nome indica, o peixe vive em cavernas submarinas onde não há luz, por isso não precisa de olhos. Após milhões de anos de evolução, também perdeu a função de reparo do DNA de fotorreativação. Ao analisar o DNA do peixe, os cientistas descobriram os genes que deveriam controlar essas habilidades de reparo do DNA.

Segundo o ExtremeTech, a equipe concluiu então que o Phreatichthys andruzzii está nas fases iniciais do mesmo processo que afetou nossos ancestrais mamíferos há milhões de anos.

O estudo sugere que os mamíferos placentários experimentaram uma seleção relaxada no que diz respeito aos mecanismos de reparo do DNA. Quando as condições de um organismo mudam, traços que antes eram muito importantes podem ser perdidos com o tempo.

Dessa forma, se prestarmos atenção à história dos nossos ancestrais mamíferos, percebemos que eles evoluíram em uma época em que os dinossauros passeavam o dia todo, à procura de pequenas porções para comer.

Isso pode ter causado um “gargalo noturno“, já que os mamíferos sobreviveram durante gerações, se escondendo no subsolo durante o dia e saindo apenas à noite. Assim, por causa disso, teriam perdido o mecanismo de reparo de fotorreação ao longo do tempo porque não era útil.

A pesquisa terá ainda que ser aprofundada, procurando pistas na genética dos mamíferos antes que possamos dar essa informação como um dado adquirido. Ainda assim, se a culpa é dos dinossauros, podemos, pelo menos, nos consolar com o fato de já estarem todos mortos, e nós não.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …