Presidente do Conselho da UE acusa EUA de “falta de lealdade” após ruptura de contrato com a França

Stephanie Lecocq / EPA

Ursula von der Leyen e Charles Michel no Conselho Europeu

O presidente do Conselho da União Europeia, Charles Michel, acusou nesta segunda-feira (20) os Estados Unidos de falta de lealdade depois que a Austrália cancelou um amplo contrato com a França para comprar submarinos de propulsão nuclear americanos.

“Os princípios mais elementares para os aliados são transparência e confiança e estes andam juntos. Estamos vendo uma clara falta de transparência e lealdade“, disse Michel à imprensa nas Nações Unidas, antes da Assembleia Geral da organização.

A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, disse que o governo americano e o francês estão em contato para organizar a conversa, por telefone, que o presidente Joe Biden pediu ao chefe de Estado francês, Emmannuel Macron.

Segundo Psaki, Biden aproveitará para lembrar o “compromisso com um dos nossos parceiros mais antigos e próximos sobre uma série de desafios que são enfrentados pela comunidade internacional.” Biden estaria “impaciente” para conversar com Macron, segundo um responsável americano que pediu para não se identificar.

Mais cedo, a ministra belga das Relações Exteriores, Sophie Wilmès, disse que a aliança militar entre os Estados Unidos, a Austrália e o Reino Unido contra a França é um “choque.”

De acordo com ela, “é um choque não só para a França, mas para Europa e também para a geoestratégia em nível mundial”, declarou durante um encontro com alguns jornalistas na Assembleia Geral da ONU, em Nova York, onde o assunto está em todas as rodas de discussão.

A Europa, disse deve estar “presente na cena internacional” para defender seus interesses estratégicos, principalmente em relação à China”, acrescentou. Ela espera que, na noite desta segunda-feira (20), os ministros das Relações Exteriores europeus cheguem a um consenso sobre uma “declaração comum.”

Segundo fontes diplomáticas, a França não pedirá um posicionamento comum da União Europeia. Ela pretende expor sua posição e lançar um debate sobre a definição da estratégia europeia na região. A crise diplomática atual, é um novo alerta “sobre a necessidade de se organizar melhor para agirmos juntos”, disse Wilmès, enfatizando a autonomia estratégica europeia.

Crise internacional

O governo da Austrália rejeitou, neste domingo (19), as acusações da França de que mentiu sobre seus planos de cancelar um contrato de compra de submarinos franceses em favor de navios americanos.

Estados Unidos, Austrália e Reino Unido anunciaram na última quarta-feira (15) uma associação estratégica para contra-atacar a China, chamada AUKUS, que inclui o fornecimento de submarinos nucleares americanos a Canberra, o que deixou os franceses fora do jogo.

Macron pedirá a Biden “um esclarecimento” e “explicações” sobre o que “parece ser uma grande quebra de confiança”, afirmou o porta-voz do governo francês, Gabriel Attal, ao canal BFMTV. A França está furiosa com a decisão da Austrália de se retirar de um acordo de US$ 50 bilhões para a compra dos submarinos.

Paris convocou, na sexta-feira, seus embaixadores nos Estados Unidos e Austrália para consultas, acusando este último país de “mentir” sobre a ruptura do contrato, uma decisão sem precedentes entre aliados.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …