Bali ficará fechada para turistas estrangeiros até 2021

O governador de Bali confirmou: a ilha, principal destino turístico da Indonésia, manterá suas fronteiras fechadas até 2021. A medida é necessária: a Indonésia é o país mais afetado pelo coronavírus no Sudeste Asiático. No entanto, o fechamento tem graves consequências econômicas para a ilha que recebeu 6 milhões de turistas estrangeiros em 2019.

“A situação na Indonésia não é boa o suficiente para permitir que turistas estrangeiros visitem a Indonésia, incluindo Bali”, disse o governador Wayan Koster em um documento datado de 22 de agosto. A dura decisão foi tomada: nenhum turista estrangeiro poderá vir a Bali neste ano.

Já faz seis meses que Made Merta, que antes era guia de caminhadas na ilha, parou de ter trabalho. “Tive que começar do zero, aprender um novo emprego, que consegui graças a um amigo. Agora sou um trabalhador agrícola diário. Tive de desenvolver habilidades que não eram minhas. Mas agora posso trabalhar de novo, e é uma sorte porque tenho que sustentar a mim e aos meus filhos”, explica ele.

Made Merta não é o único que teve de se reciclar em busca de um novo emprego. Metade dos balineses vive do turismo e aguarda ansiosamente o retorno da fonte de renda.

“Todos nós aqui em Bali esperamos e rezamos para que o turismo volte rapidamente ao normal ”, afirma Merta.

Ao longo do ano, esses trabalhadores tiveram suas expectativas frustradas várias vezes. A reabertura das fronteiras foi anunciada para julho e depois para setembro. Agora, as autoridades terão mais quatro meses para controlar a situação.

Na Indonésia, mais de 162.000 pessoas tiveram Covid-19. A doença já matou mais de 7.000 pessoas no país.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Aula de spinning em academia no Canadá contaminou 61 pessoas com a COVID-19

Academias não são locais recomendados neste momento de pandemia, mesmo que alguns estabelecimentos estejam reabrindo com todas as medidas de segurança adequadas. Prova disso aconteceu recentemente em Hamilton, na província de Ontario, no Canadá, quando uma …

Estrela supergigante vermelha Betelgeuse é menor e está mais próxima da Terra

A estrela supergigante vermelha Betelgeuse, uma das mais brilhantes, é menor e está mais próxima da Terra do que se acreditava. "Estudos anteriores sugeriram que poderia ser maior que a órbita de Júpiter. Nossos resultados dizem …

Ao tentar desativar uma bomba imensa a Marinha da Polônia acidentalmente a explode

Uma enorme bomba da Segunda Guerra Mundial explodiu durante uma delicada operação na terça-feira para desativar o dispositivo de cinco toneladas em um canal perto do Mar Báltico, mas ninguém foi ferido, afirmaram autoridades polonesas. O …

Candidato a vereador vai plantar uma árvore para cada voto que receber em Dourados

O combate às mudanças climáticas e ao desmatamento para Franklin Schmalz, candidato pelo PSOL a vereador na cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, é um compromisso direto e concreto, a ser posto em …

Líder nacionalista manobra para chegar ao poder após renúncia de presidente do Quirguistão

O presidente do Quirguistão, Sooronbai Jeenbekov, cedeu à pressão de manifestantes nacionalistas e anunciou sua renúncia nesta quinta-feira (15), após dez dias de uma crise política aberta pela vitória de dois partidos governistas nas …

Planetas semelhantes à Terra parecem ser "protegidos" por gigantes como Júpiter

A organização dos planetas rochosos não é aleatória e, ainda, parece depender de algumas condições iniciais — é o que indica um novo estudo feito por uma equipe internacional de astrônomos e liderado por Martin …

1º parque temático da Nintendo será inaugurado em 2021 com área dedicada a Super Mario

“It’s me, Mario!” O encanador mais famoso do mundo vai trazer seus tubos verdes e aventuras para o mundo real. O Universal Studios do Japão inaugura, em 2021, o Super Nintendo World, o primeiro parque de …

Na TV, Biden volta a mencionar Amazônia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu rival democrata na corrida à Casa Branca, Joe Biden, responderam a perguntas do público em canais de televisão concorrentes na noite desta quinta-feira (15/10). Pela segunda vez …

Qual é a eficácia do toque de recolher na luta contra a Covid-19?

A partir de sábado (17), a França entra em uma nova fase da luta contra a epidemia de coronavírus. Na noite de quarta-feira (14), o presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou medidas inéditas para tentar …

'Motivo de orgulho', diz Bolsonaro sobre operação que flagrou senador com dinheiro na cueca

Presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta-feira (15) que a operação da Polícia Federal que encontrou dinheiro na cueca do vice-líder do governo no Senado, Chico Rodrigues (DEM-RR), era "motivo de orgulho". A declaração foi feita a …