Presidente reúne ministros para discutir privatização da Eletrobras, mas tema é “politicamente delicado”

Beto Barata / PR

Michel Temer

O presidente Michel Temer marcou uma reunião nesta segunda-feira (6) com ministros e auxiliares para discutir o modelo de privatização da Eletrobras.

O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, disse ao blog da Andréia Sadi, do G1, que quer apresentar a Temer os pontos sobre o tema discutidos pela pasta com os ministérios do Planejamento e Fazenda.

Segundo o blog do portal de notícias da Globo apurou, também será apresentada ao presidente uma proposta do que as pastas acham que deva ser a distribuição do dinheiro fruto do processo.

Uma fonte do governo afirmou à reportagem que uma das ideias em discussão é um pedaço para União (bônus de assinatura), uma parte para abater dos encargos setoriais (que pode ajudar a reduzir a conta de luz) e recursos para a revitalização do São Francisco.

Foram chamados para a reunião, entre outros, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, e o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira.

A privatização da Eletrobras foi anunciada pelo governo em agosto. O governo anunciou que elevou de R$ 7,5 bilhões para R$ 12,2 bilhões a estimativa de recursos que ingressarão nos cofres públicos no próximo ano por conta do processo de privatização da Eletrobras.

O tema é politicamente delicado. Senadores do PMDB, por exemplo, se queixam da privatização, anunciada em agosto pelo governo, pois não querem perder o loteamento de cargos no setor.

No final de semana, por exemplo, Temer conversou com José Sarney e Romero Jucá – aliados do governo dentro do grupo do PMDB do Senado. Sarney, segundo auxiliares do presidente, tem se queixado da privatização da Eletrobras.

COMPARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Privatiza tudo ! Tá na cara que os políticos, as ratazanas do Congresso não querem perder a boquinha que tem há anos nessas Estatais destruídas por eles ! O Estado deve cuidar só de Educação, Segurança e Saúde, reduzindo só para esses três objetivos os políticos que sempre foram e sempre serão corruptos e incompetentes talvez consigam fazer algo bom.

  2. TEXTO: …”O tema é politicamente delicado. Senadores do PMDB, por exemplo, se queixam da privatização, anunciada em agosto pelo governo, pois não querem perder o loteamento de cargos no setor.” Ridículos, por demais.
    O correto seria se queixarem da privatização porque preocupam-se com a receita que deixará de ser arrecadada pela União etc., etc.. A Caixa do Tesouro Nacional é que faz a distribuição de rendas entre os setores carentes.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Embraer negocia sua divisão de carros voadores com a norte-americana Zanite

A Embraear confirmou nesta quinta-feira (10) que iniciou negociações com a empresa norte-americana Zanite Acquisition para realizar a fusão de sua divisão Eve Air Mobility. A unidade é responsável pelo desenvolvimento de veículos elétricos de pouso …

NASA flagra 'choque cósmico' impressionante a 140 milhões de anos-luz da Terra

A NASA compartilhou a imagem de um sistema galáctico, denominado Arp 299, que consiste em duas galáxias que estão em meio a uma fusão. A imagem mostra dois objetos próximos de forma oval, emitindo feixes de …

Infecção por dengue cai 77% em teste com bactéria em mosquito Aedes Aegypti

Um método que usa bactérias em mosquitos conseguiu reduzir em 77% os casos de dengue, segundo um estudo publicado na prestigiosa revista científica The New England Journal of Medicine. O estudo, realizado na cidade de Yogyakarta …

Por que especialistas são contra dispensar máscaras no Brasil

Após Bolsonaro propor fim da obrigatoriedade da proteção facial para vacinados ou pessoas que já superaram uma infecção pelo coronavírus, especialistas classificam ideia de "absurda" e "temerária". A necessidade do uso de máscaras para conter a …

Por que Brasil ainda não pode relaxar uso de máscaras como os EUA fizeram

Amplamente recomendada por cientistas e alvo de desdém do presidente ao longo da pandemia, a máscara facial contra a covid-19 poderá ter seu uso flexibilizado no Brasil, segundo anunciou Jair Bolsonaro nesta quinta-feira (10/6). No …

STF autoriza Copa América no Brasil

Ministros do Supremo Tribunal Federal formam maioria para rejeitar ações que visavam impedir competição de seleções. Patrocinadores retiram suas marcas do evento após controvérsias e preocupações com avanço da pandemia. O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou, …

China aprova vacina contra covid-19 para crianças com mais de três anos

Autorização de uso emergencial foi confirmada pela farmacêutica chinesa Sinovac, fabricante da Coronavac. No entanto, ainda não foi informado quando essa faixa etária começará a ser vacinada. A China aprovou o uso emergencial de uma vacina …

Por que falar palavrão nos dá uma sensação tão boa?

Todos nós já passamos por isso quando damos uma topada, somos fechados no trânsito ou derramamos café. De repente, soltamos um xingamento inflamado. Instintivamente, buscamos um palavrão e, como num passe de mágica, obtemos um certo …

A consciência humana cria a realidade?

Existe uma realidade física que é independente de nós? A realidade objetiva existe? Ou a estrutura de tudo, incluindo o tempo e o espaço, é criada pelas percepções do observador? A afirmação inovadora vem de um …

Primeiro caso humano de hantavírus é detectado em Michigan

Trata-se de uma mulher adulta, que foi hospitalizada por uma doença pulmonar grave causada pelo vírus. O Departamento de Saúde do estado norte-americano de Michigan (MDHHS, na sigla em inglês) detectou o primeiro caso humano de …