Primeira espécie de ave híbrida do mundo é descoberta na Amazônia

Especialistas canadenses descobriram que as aves Lepidothrix vilasboasi, uma espécie rara da Amazônia, são as primeiras aves híbridas no mundo.

O termo híbrido designa um cruzamento genético entre duas espécies vegetais ou animais distintas, que geralmente não podem ter descendência devido aos genes incompatíveis. Normalmente, é comum encontrarmos plantas híbridas, mas até hoje não tinha sido conhecido nenhum caso de uma espécie de ave híbrida natural.

“Há inúmeras plantas híbridas, mas entre os animais vertebrados os híbridos são muito raros”, afirmou Jason Weir, especialista da Universidade de Toronto.

Além de raros, os híbridos são estéreis e, por isso, não podem se multiplicar nem criar uma espécie separada. Entre as exceções estão o golfinho-de-Clymene, o bisonte-europeu (híbrido do bisão-das-planícies e ancestrais de vacas) e o cão-selvagem-asiático (descendente de coiotes e lobos).

Weir e sua equipe acreditam ter descoberto a primeira ave híbrida. Durante as expedições à Amazônia, estudaram os laços parentais da família das pipras (pipridae), aves tropicais da América do Sul. Após analisar o DNA, descobriram a origem da subespécie Lepidothrix vilasboasi.

Os resultados da pesquisa mostraram que o DNA da subespécie é constituído por duas partes distintas: 20% do Uirapuru-de-peito-branco (Lepidothrix nattereri) e 80% do cabeça-de-prata (Lepidothrix iris). Segundo a análise, cujo estudo foi publicado na PNAS, a subespécie surgiu há cerca de 180 mil anos.

Isto aconteceu, essencialmente, graças ao isolamento dos ancestrais destas aves.

O processo de hibridação fez com que a plumagem dos machos se tornasse muito mais pálida. Mas, com a evolução, os Lepidothrix vilasboasi desenvolveram uma plumagem amarela, que atrai as fêmeas. A mudança, segundo Weir, é a razão pela qual as aves se tornaram uma espécie separada em vez de uma variante dos ancestrais.

Ciberia // ZAP

DEIXE UMA RESPOSTA:

Homeopata tratou criança de 4 anos com saliva de cão raivoso

Homeopata da província canadense da Colúmbia Britânica, Anke Zimmermann, tem recebido muitas críticas ao relatar o tratamento de um menino de quatro anos com homeopatia que contém saliva de cão raivoso. A história foi relatada na …

Mostra no Rio leva público a participar de experiência com tecnologia

O visitante da exposição "Disruptiva - A arte eletrônica na época disruptiva" não vai ficar apenas na contemplação das obras. Se quiser, pode participar de uma experiência que usa a tecnologia para propor novas sensações. Em …

Os Humanos não nasceram na Terra, diz cientista

Há muitos cientistas que compartilham a teoria da panspermia, segundo a qual a vida no nosso planeta foi trazida por meteoritos, asteroides e outros corpos celestes. O pesquisador da raça humana Ellis Silver afirma que nossa origem …

48 políticos investigados na Lava Jato perderão foro privilegiado se não se reelegerem

Quarenta e oito políticos com foro privilegiado que estão sendo investigados ou foram denunciados na operação Lava Jato correm o risco de ter seus casos enviados à primeira instância caso não consigam se reeleger em …

Droga que recupera movimentos é testada em humanos no Rio

Pesquisadores brasileiros começam a selecionar pacientes para testar uma droga que seria capaz de recuperar movimentos, ou seja, regenerar nervos danificados em pessoas paralisadas. A ideia é aplicar a polilaminina em pacientes com lesões na medula …

Tribunal reacende polêmica da selfie do macaco Naruto

A 9ª Corte de Apelação, dos Estados Unidos, acaba de reacender a polêmica do processo da selfie do macaco Naruto. O órgão garante que ainda julgará uma decisão final sobre o assunto, mesmo que já tenha …

Monte de Saint-Michel é evacuado devido a alerta de segurança

O histórico Monte de Saint-Michel, no litoral oeste da França, foi evacuado neste domingo pela Gendarmaria, informou a imprensa local que apontar para a presença de um indivíduo com atitude ameaçante. O jornal regional "Ouest-France" afirmou …

Cientistas criam vidro que converte energia solar em eletricidade

Cientistas da Universidade de Berkeley, na Califórnia, criaram um painel de vidro fotovoltaico, capaz de absorver a luz solar, transformando-a em energia elétrica, que poderá substituir os tradicionais painéis solares. Uma equipe de cientistas que trabalha …

Ingressos para 1° filme em cinema na Arábia Saudita esgotam em 1 minuto

Os ingressos colocados à venda para a primeira projeção pública de um filme na Arábia Saudita desde os anos 80 esgotaram "em menos de um minuto", e além disso, somente 300 sortudos puderam estar presentes …

Países comemoram suspensão de testes nucleares pela Coreia do Norte

A Coreia do Sul, a China, os EUA e o Reino Unido foram algumas das potências mundiais que celebraram a decisão da Coreia do Norte de fechar seu centro de testes nucleares. A suspensão dos testes …