‘Prisão olímpica’: atletas com Covid denunciam más condições do confinamento em Tóquio

Os atletas que participam dos Jogos Olímpicos de Tóquio e que são testados positivo para a Covid-19 são submetidos a um regime de quarentena rigoroso, com confinamento total. Alguns dos esportistas estão reclamando do sistema e exigindo mais tempo ao ar livre.

Todos os atletas participantes dos Jogos Olímpicos de Tóquio passam por exames diários e, caso apresentem resultados positivos para o coronavírus, devem ser isolados ou hospitalizados. No entanto, a organização olímpica holandesa denunciou, na terça-feira (27), as condições impostas a seis membros de sua delegação, confinados em “quartos muito pequenos“, sem ventilação e sem acesso à luz do dia.

Em um vídeo postado no Instagram nesta quarta-feira (28), a skatista holandesa Candy Jacobs, 31 anos, afirmou que continua apresentando resultado positivo oito dias após o início de sua quarentena. “Precisamos de ar livre (…). As janelas estão fechadas, as portas nunca abrem. Isso não está correto“, criticou.

Confinados cada um em seu quarto, os holandeses só podem sair para buscar comida, que é “a mesma todos os dias“, reclamou lutadora de taekwondo Reshmie Oogink.

Ela também postou um vídeo no qual mostra um espantalho sentado em sua cama, improvisado com seus pertences e equipamentos esportivos. “Novo detido na prisão olímpica”, ironizou na legenda da postagem no Instagram.

Diante da situação, os seis atletas holandeses confinados decidiram fazer uma mobilização em protesto. O grupo ficou, imóvel, durante mais de 7 horas no saguão do hotel. Depois do ato, eles conseguiram a autorização para ficar 15 minutos por dia com uma janela aberta, informou a skatista.

Nesta quarta-feira, a imprensa anunciou a existência de um sétimo caso positivo na delegação da Holanda. A pessoa infectada faria parte do corpo técnico da equipe de remo.

Até agora, 169 casos de Covid-19 foram testadas positivo entre as dezenas de milhares de pessoas envolvidas nos Jogos Olímpicos, entre atletas e equipes da organização.

Aumento de casos em Tóquio

Apesar das restrições impostas pelas autoridades japonesas, com competições realizadas sem torcida nas arquibancadas e sem presença de turistas aglomerados nas ruas, já que o país está praticamente fechado para estrangeiros, o número de casos de coronavírus vem aumentando na capital.

Tóquio registrou mais de 3 mil infecções pela primeira vez nesta quarta-feira (28). O número recorde confirma uma aceleração da pandemia na cidade.

A governadora da região de Tóquio, Yuriko Koike, pediu que a população evite deixar suas casas, restringindo as saídas que não sejam indispensáveis. “Quero que os jovens se vacinem. O comportamento deles é crucial”, completou a governadora. Apenas 25% da população foi totalmente imunizada até agora no país.

O Japão foi relativamente poupado desde o início da pandemia, com pouco mais de 15 mil mortos de Covid-19 contabilizados desde o início de 2020. Nenhuma medida de lockdown generalizada foi imposta até então, pois o país não dispõe de um aparato jurídico que autorize confinar a população. Mas com o estado de urgência sanitária, declarado em Tóquio pela quarta vez no início de julho, a venda de álcool já está limitada e os horários de abertura de bares e restaurantes são restritos.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …