Orçamento recorde não salva Jogos Olímpicos de Tóquio do desânimo causado pela Covid-19

Os jornais franceses desta detalharam o desafio dos organizadores dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, que começaram oficialmente nesta sexta-feira (23) sob a ameaça da Covid-19 e uma impopularidade recorde no Japão.

Para a imprensa francesa, esta edição dos jogos já é única, antes mesmo de começar. Primeiro, pelos custos de organização: € 2,5 bilhões a mais do que o previsto, num total jamais visto de aproximadamente € 15,5 bilhões, de acordo com o jornal Le Parisien. E sem falar em escândalos e a falta de apoio por parte da população.

O enviado especial do diário a Tóquio, Eric Bruna, diz que é como se os organizadores tivessem “a espada de Dâmocles da Covid-19 ameaçando atravessar os anéis olímpicos”, numa alusão à anedota do século 2 antes de Cristo, quando o tirano Dionísio, de Siracusa, ordenou que uma espada afiada fosse pendurada sobre a cabeça de seu cortesão, um símbolo do risco iminente.

O jornal lembra que a cada quatro anos, o encontro do esporte mundial costuma acontecer em clima fraternal e de muita alegria entre os atletas. Porém, em 2021, as competições estão sendo realizadas dentro da “bolha dos gestos de barreira sanitária”, compara o texto.

A maior parte dos patrocinadores locais, como a número 1 da indústria automobilística mundial, Toyota, aproveitam pouco do momento e quase não querem aparecer “devido à imagem negativa veiculada da competição”.

Mais de 11.000 atletas vão disputar medalhas nos Jogos Olímpicos de Tóquio, diante de arquibancadas vazias. E a vitória já começa em “passar nos rigorosos testes antigênicos, salivares e nasais”, destaca a imprensa francesa. Antes mesmo de entrar em campo, alguns esportistas já viram cinco anos de treinamento irem por água abaixo, ao serem testados positivo para a Covid-19.

Em 8 de agosto, durante a cerimônia de encerramento dos jogos, o governador de Tóquio, Yuriko Koike, passará o bastão para a prefeita de Paris, a socialista Anne Hidalgo, a última fronteira antes do evento tomar as cores azul, branco e vermelho em 2024. “Que sejam também inesquecíveis, mas por outras razões”, ressalta o Figaro.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Na ONU, Bolsonaro defende ineficaz "tratamento precoce"

O presidente Jair Bolsonaro usou nesta terça-feira (21/09) seu discurso de abertura da 76ª Assembleia-Geral das Nações Unidas para defender o desacreditado "tratamento precoce" promovido pelo seu governo, que consiste num coquetel de drogas ineficazes …

Turismo em reservas naturais federais no Brasil triplica em 13 anos

Cerca de 15 milhões de turistas visitaram reservas ambientais federais no Brasil em 2019, uma alta de 300% nos últimos 13 anos. Se por um lado esse aumento reflete um maior interesse dos brasileiros em …

Presidente do Conselho da UE acusa EUA de "falta de lealdade" após ruptura de contrato com a França

O presidente do Conselho da União Europeia, Charles Michel, acusou nesta segunda-feira (20) os Estados Unidos de falta de lealdade depois que a Austrália cancelou um amplo contrato com a França para comprar submarinos …

Morcegos das cavernas de Laos podem revelar origem da COVID-19

Descobriu-se que os morcegos que habitam as cavernas do norte de Laos transportam um coronavírus que compartilha uma característica importante com o SARS-CoV-2, dando pistas aos cientistas para desvendar a causa da COVID-19. Uma equipe de …

Em Nova York, Bolsonaro vai se reunir com Boris Johnson

O presidente Jair Bolsonaro viajou neste domingo (19/09) para Nova York, nos Estados Unidos, onde participará nesta semana da Assembleia Geral das Nações Unidas e terá seu primeiro encontro bilateral com o primeiro-ministro do Reino …

Os softwares de home office mais importantes

A pandemia de COVID-19 obrigou muita gente a trabalhar a partir de casa. Nesse momento, se uma pessoa pode fazer seu trabalho em home office, ela deve seguir este caminho. Toda essa situação ajudou as empresas …

Vacina Pfizer/BioNTech gera resposta eficaz para crianças de 5 a 11 anos

A vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 é "segura" e "tolerada" pelas crianças de 5 a 11 anos, nas quais a dose adaptada gera uma resposta imunológica "robusta", segundo os resultados de um estudo …

Carro voador da NASA levanta voo pela primeira vez; veja como foi

A NASA anunciou que os testes com o eVTOL (veículo elétrico voador com decolagem vertical) mais promissor do mercado foram bem-sucedidos. Desenvolvido pela Joby Aviation, o carro voador experimental realizou uma série de procedimentos para coleta …

Mudanças climáticas: cientistas treinam vacas para usar banheiro contra aquecimento global

Vacas podem ser treinadas para usar um banheiro para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, segundo uma experiência realizada na Alemanha por pesquisadores alemães e da Nova Zelândia. No estudo, os cientistas treinaram os …

Reprovação a Bolsonaro volta a subir, afirma Datafolha

O Instituto Datafolha apurou que a reprovação ao governo do presidente Jair Bolsonaro aumentou ainda mais, passando para 53% entre as pessoas consultadas, segundo uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (17/02) pelo jornal Folha de S. …