Orçamento recorde não salva Jogos Olímpicos de Tóquio do desânimo causado pela Covid-19

Os jornais franceses desta quinta-feira (22) detalham o desafio dos organizadores dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, que começam oficialmente nesta sexta-feira (23) sob a ameaça da Covid-19 e uma impopularidade recorde no Japão.

A cerimônia de abertura está marcada para às 13h, na França, 8h pelo horário de Brasília. Para a imprensa francesa, esta edição dos jogos já é única, antes mesmo de começar.

Primeiro, pelos custos de organização: € 2,5 bilhões a mais do que o previsto, num total jamais visto de aproximadamente € 15,5 bilhões, de acordo com o jornal Le Parisien. E sem falar em escândalos e a falta de apoio por parte da população.

O enviado especial do diário a Tóquio, Eric Bruna, diz que é como se os organizadores tivessem “a espada de Dâmocles da Covid-19 ameaçando atravessar os anéis olímpicos”, numa alusão à anedota do século 2 antes de Cristo, quando o tirano Dionísio, de Siracusa, ordenou que uma espada afiada fosse pendurada sobre a cabeça de seu cortesão, um símbolo do risco iminente.

O jornal lembra que a cada quatro anos, o encontro do esporte mundial costuma acontecer em clima fraternal e de muita alegria entre os atletas. Porém, em 2021, as competições estão sendo realizadas dentro da “bolha dos gestos de barreira sanitária”, compara o texto.

A maior parte dos patrocinadores locais, como a número 1 da indústria automobilística mundial, Toyota, aproveitam pouco do momento e quase não querem aparecer “devido à imagem negativa veiculada da competição”.

Mais de 11.000 atletas vão disputar medalhas nos Jogos Olímpicos de Tóquio, diante de arquibancadas vazias. E a vitória já começa em “passar nos rigorosos testes antigênicos, salivares e nasais”, destaca a imprensa francesa. Antes mesmo de entrar em campo, alguns esportistas já viram cinco anos de treinamento irem por água abaixo, ao serem testados positivo para a Covid-19.

Em 8 de agosto, durante a cerimônia de encerramento dos jogos, o governador de Tóquio, Yuriko Koike, passará o bastão para a prefeita de Paris, a socialista Anne Hidalgo, a última fronteira antes do evento tomar as cores azul, branco e vermelho em 2024. “Que sejam também inesquecíveis, mas por outras razões”, ressalta o Figaro.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …