As prostitutas de Bruxelas entraram em greve

As vitrines onde as trabalhadoras do sexo se exibem e oferecem seus serviços estavam fechadas em Bruxelas, na Bélgica, nesta quarta-feira (6). As prostitutas declararam greve depois do assassinato de uma colega, protestando contra a crescente falta de segurança.

A vítima, uma imigrante nigeriana de 23 anos, foi apunhalada várias vezes numa rua dd chamada “distrito vermelho”, região central da capital belga onde se concentram os bordéis e as cabines de prostituição.

Ainda não há pistas sobre quem cometeu o crime.

O Sindicato de Trabalhadores do Sexo (UTSOPI) apelou à greve, em um movimento inédito, como forma de protesto contra a crescente falta de segurança para exercer o trabalho, que está regularizado como profissão pela legislação belga.

O UTSOPI informa que as trabalhadoras do sexo de origem africana se sentem discriminadas e abandonadas pela polícia local.

“Quando acontece alguma coisa, nós ligamos e a polícia aparece uma hora depois, quando já é tarde demais. A polícia não está nem aí porque somos negras“, acusa uma das mulheres, que pediu anonimato, em entrevista à televisão pública RTBF, cita a BBC.

A emissora denunciou, no início do ano, os abusos que as trabalhadoras do sexo originárias da Nigéria sofrem. Muitas destas mulheres são obrigadas a se prostituírem para reembolsar dívidas contraídas para chegar ao continente europeu.

“Elas têm que trabalhar sem parar porque têm dívidas de até 20 mil euros para pagar. Se não, colocam em risco suas vidas e das suas famílias”, explica Sarah de Hovre, diretora do centro Pag-Asa, que ajuda vítimas de tráfico humano, segundo declarações divulgadas pela BBC.

Nos últimos meses, a polícia belga multiplicou as rondas de fiscalização e desmantelou várias redes de tráfico e de cafetinismo na capital, principalmente no “bairro da luz vermelha”.

E se a prostituição como atividade privada é legal na Bélgica, tirar benefícios da prostituição alheia é um crime. No Brasil, o lenocínio, ou seja, a exploração sexual de pessoas, também é punida por lei.

O Sindicato das Trabalhadoras do Sexo irá se reunir nos próximos dias com as autoridades belgas para discutir como melhorar a segurança para estas profissionais.

Ciberia // BBC / ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Pequena (e estranha) galáxia orbita a Via Láctea; e ninguém sabe como

Segue 1 é o nome da pequena galáxia que orbita muito perto da Via Láctea. O corpo celeste é fraco e de pequenas dimensões, tendo surpreendido os cientistas – pois ninguém sabe ao certo como …

Cientistas podem ter descoberto por que a menstruação dói tanto

Um grupo de cientistas pode ter descoberto novas pistas que ajudam a explicar o motivo da dor menstrual e por que os sintomas pré-menstruais (TPM) podem ser tão dolorosos para algumas mulheres.  Em um grande estudo …

Sepultura mais antiga que as pirâmides do Egito é encontrada na Rússia

Uma equipe de arqueólogos encontrou uma sepultura antiga na proximidades da cidade de Aksay, na região de Rostov, na Rússia, área onde será construída uma rodovia, revelou a empresa estatal Avtodor. De acordo com os cientistas, …

Matemática desvenda (finalmente) quem escreveu "In My Life", dos Beatles

Mais de 50 anos depois da criação da música “In My Life”, um dos sucessos dos Beatles, a matemática concluiu quem foi o autor da canção, depois de tanto John Lennon como Paul McCartney reclamarem …

Já pode ser muito tarde para salvar o Taj Mahal

O Taj Mahal, monumento que é cartão postal da índia, tem ficado amarelado devido à poluição. O Supremo Tribunal indiano já ameaçou o governo: “ou restauram ou demolem”. Há um ditado que diz que o Taj …

Amazônia: pesca ilegal e desmatamento estão associados a paraísos fiscais

Nesta segunda-feira (13), cientistas pediram uma maior transparência no uso de paraísos fiscais por empresas envolvidas em atividades que prejudicaram os oceanos e a floresta tropical da Amazônia. Em um estudo publicado na Nature Ecology and …

Participação de transexuais nas eleições dos EUA é a maior da história

A participação de pessoas transgênero nas eleições de meio-termo nos Estados Unidos – que serão realizadas em novembro - já é a maior da história norte-americana. Pelo menos 43 candidatos se apresentaram na fase das …

Estudo mostra que Zika chegou ao Brasil proveniente do Haiti

Estudo desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Pernambuco revela que o vírus Zika chegou ao Brasil proveniente do Haiti. De acordo com pesquisadores, imigrantes ilegais e militares brasileiros que participaram da missão de paz …

Jacarta, a capital da Indonésia, pode ficar submersa já em 2050

Os especialistas alertam que, se nada for feito, alguns lugares da capital da Indonésia podem acabar completamente debaixo de água até 2050. “A possibilidade de Jacarta ficar submersa não é brincadeira”, adverte Heri Andreas, cientista do …

Cabral admite ter recebido R$ 5 milhões de caixa 2 do Rei Arthur (mas "nunca aceitou propina")

O ex-governador do Rio Sérgio Cabral sustentou, em depoimento à Justiça Federal, que todo o dinheiro que recebeu era recurso de caixa 2 e que nunca aceitou propina. Ele foi interrogado nesta segunda-feira (13) pelo juiz Marcelo Bretas, …