Arqueólogos revelam provas da existência da Papisa Joana

Wikimedia

A Papisa Joana representada como o anticristo. “The Whore of Babylon”, óleo de Lucas Cranach (1534)

Arqueólogos conseguiram provas substanciais de que uma mulher ocupou o cargo mais importante da Igreja Católica. A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade de Flinders, na Austrália.

Para os pesquisadores, a história sobre a existência de uma papisa, alimentada desde a Idade Média, é real. Entre as provas que sustentam os argumentos está a produção de moedas em homenagem à suposta líder católica.

De um lado das moedas analisadas está o nome do imperador Luís II. Do outro, um monograma assinado pelo papa vigente, que representa o nome “IoHANIs”. Segundo os pesquisadores, este nome pode ser lido como “Iohannes”, latim para João.

“Nessa época [850 d.C.], não existiu oficialmente nenhum papa com o nome de Iohannes. Mas há muitos registros de Iohannes Anglicus, a papisa”, afirmou Michael E. Habicht, autor do livro Papisa Joana: O Pontificado Encoberto de uma Mulher ou uma Lenda?, em entrevista à revista Aventuras na História.

De acordo com o escritor, a história oficial apresentada pela igreja levantou sempre suspeitas. O autor destaca ainda que a ligação das moedas ao nome de João VIII, que reinou de 872 até 882, é bastante frágil.

“Esse papa tem um monograma diferente. Uma análise grafológica apoia a conclusão de que são diferentes assinaturas, de duas pessoas diferentes”, conclui.

Apesar de muito comentada durante a Idade Média, a história e as suspeitas acabaram por cair no esquecimento com o passar do tempo. Em 1099, o dominicano Jean de Mailly ressuscitou a lenda, falando sobre a vida de Joana.

Pesquisadores dizem que Joana se disfarçou de homem para ascender na hierarquia católica, até conseguir ser eleita papa. A papisa teria reinado entre 856 e 858, sob o nome falso de João (Iohannes, em latim) e o disfarce foi descoberto durante uma procissão, quando o suposto papa João se sentiu mal e deu à luz no meio da rua.

A peripécia, por motivos óbvios, causou grande indignação e levou Joana para a prisão, onde, depois de ver seu nome removido de todos os documentos da Igreja Católica, acabou por falecer, aos 42 anos, pouco tempo após o nascimento da sua criança.

Joana teria nascido na Idade Média, em janeiro de 814. Proveniente de uma família de camponeses, seria filha de um missionário da Igreja Católica. Historiadores dizem ainda que a jovem tinha o hábito de questionar os cânones do seu tempo.

A história da papisa chamou atenção do cinema e, em 1970, a atriz Liv Ullman protagonizou um filme sobre o assunto. Em 2009, a papisa voltou às telonas em uma produção dirigida pelo cineasta alemão Sonke Wortmann. O filme foi baseado no livro “Papisa Joana”, da inglesa Donna Woolfolk Cross.

Até os dias de hoje, a Igreja Católica não permite mulheres em cargos de liderança.

Ciberia // Hypeness / ZAP

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Nos brasileiros ja estamos sofrendo pena de morte todos os dias ,saimos de casa sem saber se vamos voltar ,bandidos tiram nossas vidas sem piedades!Eles nao nasceram bandidos a sociedade os transformou em bandidos!Uma sociedade onde poucos tem muitos e muitos nao nao nem para sobreviver!

  2. Até quando veremos o bandidismo instalado nas instituições? Papa mulher, padres e clérigos pedófilos, votos de castidade quebrados em relacionamentos sexuais entre padres, freis, clérigos, cânones?, Até quando veremos os hipócritas pertencentes às igreja não aceitarem o homossexual sendo que boa parte deles o são?
    Bandido não é algo lapidado pela sociedade, é índole, o que os representantes religiosos tem pouco, estamos cansados de ver pessoas que nascem em condições propícias para se tornarem bandidas e não se transformam, casos de crianças de má índole cometendo crimes desde a infância (casos de crianças presas em outros países por homicídios é um exemplo).
    Está mais do que na hora de trocarmos a hipocrisia por humanismo e sermos mais coerentes com os fatos.
    Sociedade não transforma ninguém em bandido, falta é valor, o ser humano gasta muito tempo, atenção e dinheiro com pets e os humanos da mesma espécie estão abandonados pela sociedade, inclusive as sociedades religiosas que dizem serem os seus templos a casa de Deus mas não abrigam no vasto espaço vazio da construção com detalhes em ouro os que morrem de frio nas ruas, cofres cheios, anéis de ouro, jóias, dotes, o maior latifundiário do mundo, a Igreja Católica cinicamente pede ajuda para reformar templos em estados deteriorados mas não tiram o ouro doado dos seus cofres para reformar seu próprio patrimônio que são isentos de tantas taxas e impostos. Isso é vergonhoso.
    Ainda tem gente que acusa a sociedade???
    Seria auto acusação???
    Somos racionais mas estamos perdendo nosso raciocínio pelas ações e considerações turvas.
    Vamos parar de culpismo, assumir a realidade e usar a razão para enxergar.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Potência agrícola da Europa, Itália enfrenta falta de mão de obra para manter cadeia produtiva de alimentos

“Existe o risco de escassez de alimentos no mercado mundial, devido a perturbações derivadas da COVID-19 no comércio internacional e nas cadeias de suprimentos” . Este foi o alarme lançado na quarta-feira (1) em …

"Gangue" de cabras selvagens toma conta das ruas de uma cidade britânica em quarentena

Um rebanho de cabras selvagens simplesmente tomou as ruas desertas de Llandudno, no País de Gales, enquanto seus residentes ficam dentro de casa para limitar a propagação do coronavírus. O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, …

Floresta tropical de mais de 90 milhões de anos é descoberta na Antártica

Os restos do que outrora teria sido uma floresta tropical na Antártica foram descobertos em uma amostra de gelo obtida no continente congelado. A floresta, que existiu há 90 milhões anos, quando os dinossauros ainda habitavam …

Há uma mensagem codificada no rover Perseverance, que será enviado a Marte

Em breve, a missão Mars 2020 levará, no rover Perseverance, três chips com os nomes de 10.932.295 pessoas ao Planeta Vermelho. Uma foto da placa onde os chips estão anexados foi divulgada, mas o que …

Brasil ruma para "tempestade perfeita" em meio a pandemia

Abril teria sido um mês ocupado para os hospitais brasileiros, de qualquer modo: enquanto a população ainda enfrentas o vírus da dengue, a estação da gripe vai começar a se manifestar. Em 2020, porém, o …

Empresa japonesa testa nova molécula contra a Covid-19

O grupo japonês Fujifilm anunciou nesta quarta-feira (1) o início de testes clínicos de seu medicamento antigripal Avigan para avaliar sua eficácia contra o novo coronavírus. Até o final de junho, o produto vai ser …

Razão pela qual tubarões caçam em torno da Europa e EUA é revelada

Tubarões e grandes prestadores marinhos evitam caçar em águas quentes equatoriais e preferem viver mais ao norte e ao sul, em zonas que compreendem a Europa, os Estados Unidos e a África do Sul. Os tubarões …

Os distanciamentos do coronavírus mudaram a maneira como a Terra se move

As pessoas têm ficado em casa para diminuir a velocidade com a qual o novo coronavírus se espalha. Mas essa atitude pode significar que o planeta também está se movendo um pouco menos. Pesquisadores que estudam …

Facebook não quis investigar desinformação vinda de site norte-americano

“Facebook” e “transparência” são duas palavras que geralmente estão juntas em pautas mais espinhosas, e desta vez não é diferente: segundo uma reportagem veiculada pelo jornal norte-americano The New York Times, a rede social mais …

Maduro denuncia navio turístico 'pirata' português que afundou embarcação da Marinha venezuelana

O presidente venezuelano Nicolás Maduro denunciou o ataque e afundamento de um barco da Marinha da Venezuela por um navio turístico "pirata", a noroeste da ilha de La Tortuga. Na noite de segunda-feira (30), o navio …