Arqueólogos revelam provas da existência da Papisa Joana

Wikimedia

A Papisa Joana representada como o anticristo. “The Whore of Babylon”, óleo de Lucas Cranach (1534)

Arqueólogos conseguiram provas substanciais de que uma mulher ocupou o cargo mais importante da Igreja Católica. A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade de Flinders, na Austrália.

Para os pesquisadores, a história sobre a existência de uma papisa, alimentada desde a Idade Média, é real. Entre as provas que sustentam os argumentos está a produção de moedas em homenagem à suposta líder católica.

De um lado das moedas analisadas está o nome do imperador Luís II. Do outro, um monograma assinado pelo papa vigente, que representa o nome “IoHANIs”. Segundo os pesquisadores, este nome pode ser lido como “Iohannes”, latim para João.

“Nessa época [850 d.C.], não existiu oficialmente nenhum papa com o nome de Iohannes. Mas há muitos registros de Iohannes Anglicus, a papisa”, afirmou Michael E. Habicht, autor do livro Papisa Joana: O Pontificado Encoberto de uma Mulher ou uma Lenda?, em entrevista à revista Aventuras na História.

De acordo com o escritor, a história oficial apresentada pela igreja levantou sempre suspeitas. O autor destaca ainda que a ligação das moedas ao nome de João VIII, que reinou de 872 até 882, é bastante frágil.

“Esse papa tem um monograma diferente. Uma análise grafológica apoia a conclusão de que são diferentes assinaturas, de duas pessoas diferentes”, conclui.

Apesar de muito comentada durante a Idade Média, a história e as suspeitas acabaram por cair no esquecimento com o passar do tempo. Em 1099, o dominicano Jean de Mailly ressuscitou a lenda, falando sobre a vida de Joana.

Pesquisadores dizem que Joana se disfarçou de homem para ascender na hierarquia católica, até conseguir ser eleita papa. A papisa teria reinado entre 856 e 858, sob o nome falso de João (Iohannes, em latim) e o disfarce foi descoberto durante uma procissão, quando o suposto papa João se sentiu mal e deu à luz no meio da rua.

A peripécia, por motivos óbvios, causou grande indignação e levou Joana para a prisão, onde, depois de ver seu nome removido de todos os documentos da Igreja Católica, acabou por falecer, aos 42 anos, pouco tempo após o nascimento da sua criança.

Joana teria nascido na Idade Média, em janeiro de 814. Proveniente de uma família de camponeses, seria filha de um missionário da Igreja Católica. Historiadores dizem ainda que a jovem tinha o hábito de questionar os cânones do seu tempo.

A história da papisa chamou atenção do cinema e, em 1970, a atriz Liv Ullman protagonizou um filme sobre o assunto. Em 2009, a papisa voltou às telonas em uma produção dirigida pelo cineasta alemão Sonke Wortmann. O filme foi baseado no livro “Papisa Joana”, da inglesa Donna Woolfolk Cross.

Até os dias de hoje, a Igreja Católica não permite mulheres em cargos de liderança.

Ciberia // Hypeness / ZAP

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Nos brasileiros ja estamos sofrendo pena de morte todos os dias ,saimos de casa sem saber se vamos voltar ,bandidos tiram nossas vidas sem piedades!Eles nao nasceram bandidos a sociedade os transformou em bandidos!Uma sociedade onde poucos tem muitos e muitos nao nao nem para sobreviver!

  2. Até quando veremos o bandidismo instalado nas instituições? Papa mulher, padres e clérigos pedófilos, votos de castidade quebrados em relacionamentos sexuais entre padres, freis, clérigos, cânones?, Até quando veremos os hipócritas pertencentes às igreja não aceitarem o homossexual sendo que boa parte deles o são?
    Bandido não é algo lapidado pela sociedade, é índole, o que os representantes religiosos tem pouco, estamos cansados de ver pessoas que nascem em condições propícias para se tornarem bandidas e não se transformam, casos de crianças de má índole cometendo crimes desde a infância (casos de crianças presas em outros países por homicídios é um exemplo).
    Está mais do que na hora de trocarmos a hipocrisia por humanismo e sermos mais coerentes com os fatos.
    Sociedade não transforma ninguém em bandido, falta é valor, o ser humano gasta muito tempo, atenção e dinheiro com pets e os humanos da mesma espécie estão abandonados pela sociedade, inclusive as sociedades religiosas que dizem serem os seus templos a casa de Deus mas não abrigam no vasto espaço vazio da construção com detalhes em ouro os que morrem de frio nas ruas, cofres cheios, anéis de ouro, jóias, dotes, o maior latifundiário do mundo, a Igreja Católica cinicamente pede ajuda para reformar templos em estados deteriorados mas não tiram o ouro doado dos seus cofres para reformar seu próprio patrimônio que são isentos de tantas taxas e impostos. Isso é vergonhoso.
    Ainda tem gente que acusa a sociedade???
    Seria auto acusação???
    Somos racionais mas estamos perdendo nosso raciocínio pelas ações e considerações turvas.
    Vamos parar de culpismo, assumir a realidade e usar a razão para enxergar.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …