China pede aos EUA que “interrompam todos os intercâmbios oficiais” com Taiwan

Em agosto, o Ministério das Relações Exteriores da China anunciou a retirada do embaixador chinês da Lituânia e culpou a decisão lituana de permitir que Taipé abrisse um escritório de representação sob o nome de Taiwan.

A China pediu aos EUA que “interrompam todos os intercâmbios” com Taiwan em meio a relatos de que os EUA estariam “considerando seriamente” mudar o nome do escritório de Taiwan em Washington.

“Os EUA devem lidar com a questão de Taiwan com prudência para não prejudicar seriamente as relações China-EUA, a paz e a estabilidade no estreito de Taiwan”, disse Zhao Lijian, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, em entrevista coletiva em Pequim nesta segunda-feira (13), citado pela agência Anadolu.

A reação de Pequim veio depois que foram veiculadas notícias afirmando que Washington estava “considerando seriamente mudar o nome do Escritório de Representação Econômica e Cultural de Taipé nos EUA [TECRO, na sigla em inglês] para Escritório de Representação de Taiwan”, comentou Zhao.

A informação foi avançada pelo jornal Financial Times na sexta-feira (10). O porta-voz da chancelaria chinesa acrescentou que a China “apresentou representações solenes” aos EUA sobre o assunto.

Exercícios militares

Nesta segunda-feira (13), Taiwan deu início à 37ª edição de seus exercícios militares anuais Han Kuang. Os treinamentos ocorrem até sexta-feira (17) e vão para testar a capacidade de defesa das Forças Armadas de Taipé para evitar uma possível invasão chinesa.

“Um dos exercícios no primeiro dia visa testar soldados contra a ameaça CBRN [Química, Biológica, Radiológica, Nuclear, na sigla em inglês]. Soldados do 39º Grupo do Exército Químico ROC (República da China – Taiwan) foram enviados para conduzir a descontaminação após um ataque simulado de arma biológica”, disse o Ministério da Defesa de Taiwan, citado pela mídia.

Pequim afirma que Taiwan é uma “província independentista”, enquanto Taipé insiste que é independente desde 1949. Os vínculos entre Taiwan e a China continental apenas foram restabelecidos na questão empresarial e informal no final da década de 1980.

Taipé tem mantido relações diplomáticas independentes com pelo menos 16 nações, irritando Pequim.

Em agosto, o Ministério das Relações Exteriores da China anunciou a retirada do embaixador Shen Zhifei de Vilnius, e exigiu que o enviado da Lituânia deixasse Pequim. O ministério culpou a decisão lituana de permitir que Taipé abrisse um escritório de representação sob o nome de Taiwan, algo que “mina gravemente a soberania e integridade territorial da China”, segundo o comunicado da chancelaria chinesa.

Ciberia // Sputnik

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Queiroga testa positivo para covid-19 e fica em Nova York

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, testou positivo para covid-19 durante a viagem a Nova York, na comitiva do presidente Jair Bolsonaro, e ficará em isolamento na cidade, comunicou nesta quarta-feira (21/09) a Presidência da …

Vulcão em erupção nas Canárias: o cenário 'desolador' enfrentado por moradores afetados pelo Cumbre Vieja

Juan Vicente Rodríguez ainda não chegou às lágrimas, mas ele garante que no final "todos vão acabar chorando". Morador da ilha canária La Palma, Rodríguez observa nas redondezas os rios de lava do vulcão Cumbre Vieja …

Anistia Internacional acusa empresas farmacêuticas de deixar países pobres sem vacinas anticovid

A ONG Anistia Internacional divulgou um relatório nesta quarta-feira acusando os grandes grupos farmacêuticos que produzem vacinas contra a Covid-19 de alimentar uma crise de direitos humanos sem precedentes. Por essa razão, a entidade …

Descobrem na Espanha dezenas de pegadas de espécie extinta de elefantes

Paleontólogos descobriram em Huevla, na Espanha, em um sítio da época do Pleistoceno Superior, trilhas e rastros de elefantes recém-nascidos e juvenis atribuídos a elefantes de presas retas (Palaeoloxodon antiquus). Os elefantes de presas retas são …

Na ONU, Bolsonaro defende ineficaz "tratamento precoce"

O presidente Jair Bolsonaro usou nesta terça-feira (21/09) seu discurso de abertura da 76ª Assembleia-Geral das Nações Unidas para defender o desacreditado "tratamento precoce" promovido pelo seu governo, que consiste num coquetel de drogas ineficazes …

Turismo em reservas naturais federais no Brasil triplica em 13 anos

Cerca de 15 milhões de turistas visitaram reservas ambientais federais no Brasil em 2019, uma alta de 300% nos últimos 13 anos. Se por um lado esse aumento reflete um maior interesse dos brasileiros em …

Presidente do Conselho da UE acusa EUA de "falta de lealdade" após ruptura de contrato com a França

O presidente do Conselho da União Europeia, Charles Michel, acusou nesta segunda-feira (20) os Estados Unidos de falta de lealdade depois que a Austrália cancelou um amplo contrato com a França para comprar submarinos …

Morcegos das cavernas de Laos podem revelar origem da COVID-19

Descobriu-se que os morcegos que habitam as cavernas do norte de Laos transportam um coronavírus que compartilha uma característica importante com o SARS-CoV-2, dando pistas aos cientistas para desvendar a causa da COVID-19. Uma equipe de …

Em Nova York, Bolsonaro vai se reunir com Boris Johnson

O presidente Jair Bolsonaro viajou neste domingo (19/09) para Nova York, nos Estados Unidos, onde participará nesta semana da Assembleia Geral das Nações Unidas e terá seu primeiro encontro bilateral com o primeiro-ministro do Reino …

Os softwares de home office mais importantes

A pandemia de COVID-19 obrigou muita gente a trabalhar a partir de casa. Nesse momento, se uma pessoa pode fazer seu trabalho em home office, ela deve seguir este caminho. Toda essa situação ajudou as empresas …