Nesta sexta-feira (8), durante entrevista, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou acreditar ter se tratado de incompetência, e não intenção maliciosa, a propagação do coronavírus da China.
“[China] fez uma coisa terrível. Eu não acredito que foi feito de propósito, mas foi provavelmente feito por incompetência e provavelmente vazado, e eles não souberam como falar sobre isso”, disse Trump em entrevista ao canal Fox News.
Trump ainda acrescentou que os Estados Unidos ofereceram apoio à China desde o começo da pandemia, mas o suporte foi rejeitado.
As declarações do presidente dos EUA surgem após o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, ter admitido que Washington não tem certeza sobre a origem do coronavírus, apesar de ter afirmado na semana passada que uma “enorme evidência” comprovou que o vírus foi feito em um laboratório chinês.
Pequim tem repetidamente rejeitado a teoria das autoridades norte-americanas sobre a origem da COVID-19. A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Hua Chunying, disse que os EUA deveriam “tratar de seus assuntos internos corretamente primeiro”, em vez de tentar pôr a culpa na China.
Anteriormente Donald Trump suspendeu o financiamento dos EUA à OMS acusando-a de ser “centrada na China e promovendo a desinformação” chinesa sobre o surto. Os funcionários da OMS negaram isso e a China insiste que foi transparente e aberta.
// Sputnik