Quantos anos de vida saudável os ricos ganham em relação aos pobres?

ABr

Um novo estudo europeu e americano descobriu que os ricos possuem cerca de nove anos de vida saudável a mais do que os pobres.

A pesquisa foi bastante abrangente – os cientistas analisaram dados de mais de 25.000 adultos com mais de 50 anos em busca de fatores que previssem uma vida saudável sem incapacidades, ou seja, por quanto tempo alguém é capaz de ter uma vida ativa sem necessidade de ajuda (para levantar ou cozinhar, por exemplo).

Especificamente, um conjunto de dados veio do Reino Unido, com 10.754 participantes, e outro dos Estados Unidos, com 14.803 participantes.

O resultado talvez não seja surpreendente: dinheiro foi o fator número um.

A partir dos 50 anos, homens ricos podiam esperar viver mais 31 de forma saudável, e mulheres ricas mais 33, em comparação com 22 a 23 para os homens mais pobres e 24 para as mulheres mais pobres.

Expectativa de vida

Estudos anteriores já haviam feito a mesma ligação com a expectativa de vida, ao invés da qualidade de vida.  Por exemplo, uma pesquisa de 2016 descobriu que os homens mais ricos dos EUA (aquele 1% do topo da cadeia financeira) viviam até 87,3 anos, 15 anos a mais do que os 1% mais pobres do país. As mulheres viviam 10 anos a mais.

E, no Reino Unido, uma pesquisa de 2018 mostrou que os ricos viviam uma década a mais do que os pobres. Vale notar que não houve diferenças significativas entre os dois países em relação às conclusões do novo estudo.

“As desigualdades na expectativa de vida saudável existem nos dois países e são de magnitude semelhante. Nos dois países, os esforços para reduzir as desigualdades na saúde devem ter como alvo pessoas de grupos socioeconômicos desfavorecidos”, concluíram os autores em seu artigo, publicado na revista científica Journal of Gerontology.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

China envia três astronautas para sua estação espacial

Grupo deverá ficar três meses no espaço e colocar em funcionamento o módulo central da estação espacial Tiangong. China não participa da ISS por decisão dos EUA. A primeira missão tripulada enviada pela China para a …

Putin “não quer Guerra Fria com EUA”, diz Biden após encontro com presidente russo

Os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da Rússia, Vladimir Putin, participaram nesta quarta-feira (16) de uma esperada reunião bilateral. O encontro realizado em Genebra acontece em um contexto de forte tensão entre …

Variante lambda do coronavírus: o que se sabe sobre mutação que se espalha pela América do Sul e preocupa OMS

Os vírus usam técnicas diferentes para continuar infectando as pessoas. E o caso da covid-19 não é exceção. As versões atuais da doença estão se espalhando muito mais facilmente do que a original, que surgiu na …

Embaixadores da Rússia e dos EUA "regressam ao trabalho", diz Putin após cúpula com Biden

A Rússia e os EUA acordaram o regresso de seus embaixadores, informou Vladimir Putin. Vladimir Putin, presidente da Rússia, disse, após conversas com seu homólogo americano Joe Biden, que os embaixadores russo e norte-americano voltam …

Cientistas desvendam segredos genéticos dos menores mamíferos mergulhadores do mundo

Biólogos descobriram os segredos genéticos dos menores mamíferos mergulhadores do mundo: os musaranhos aquáticos. Usando amostras de DNA para construir uma árvore evolutiva, cientistas revelaram em um estudo recente que o comportamento destes mamíferos comedores de …

Pandemia, tufões e inundações agravaram crise alimentar na Coreia do Norte

O líder norte-coreano Kim Jong-Un admitiu que o país enfrenta uma "situação alimentar crítica", informou a mídia estatal nesta quarta-feira (16). A Coreia do Norte, cuja economia sofre com os reflexos de várias sanções …

Israel ataca Faixa de Gaza em resposta a balões incendiários

Bombardeios israelenses miram alvos do Hamas, testando cessar-fogo acertado em maio após 11 dias de conflito com militantes palestinos. Marcha de nacionalistas judeus em Jerusalém elevou tensão. Israel bombardeou alvos do Hamas na Faixa de Gaza …

Volkswagen volta a paralisar produção no Brasil por falta de semicondutores

A escassez de semicondutores volta a assombrar as montadoras brasileiras e os efeitos colaterais começam a aparecer novamente. A Volkswagen, pela segunda vez em 2021, vai paralisar a fabricação de automóveis no Brasil, mas, desta vez, …

Bolsonaro sobre passaporte de vacinação: "Se for aprovado, eu veto"

Presidente não apoia a criação de um passaporte para saber quem foi vacinado ou teve teste negativo para COVID-19, pois assim, as pessoas teriam que ser vacinadas e isso "não tem cabimento", segundo Bolsonaro. Nesta terça-feira …

O que é a etanolamina, molécula chave para decifrar origem da vida encontrada no espaço

Como a vida se originou na Terra? Ninguém sabe, mas entender os elementos que tornaram isso possível pode nos dar pistas valiosas para responder a essa pergunta. Em um estudo recente, um grupo de pesquisadores espanhóis …