Evento vulcânico de extinção em massa levou ao domínio dos dinossauros na Terra

Choo Yut Shing / Flickr

-

Um evento de extinção em massa ocorrido há 200 milhões de anos tornou possível a ascensão dos dinossauros na Terra. Esta é a conclusão de um novo estudo científico realizado por investigadores do Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

A pesquisa apurou que o florescimento dos dinossauros como criaturas dominantes na Terra foi precedido de um período de grande atividade vulcânica que levou a um dos maiores eventos de extinção em massa da história do planeta, no fim do período Triássico, há 200 milhões de anos.

O estudo publicado no jornal PNAS constata que erupções vulcânicas repetitivas tiveram um impacto avassalador sobre todo o ambiente, bloqueando o Sol e aumentando os níveis de dióxido de carbono na atmosfera.

Houve assim alterações profundas na vegetação do planeta e ninguém sabe explicar como e por que os dinossauros sobreviveram, mas o certo é que estes grandes animais conseguiram “explorar as falhas no ecossistema” de tal forma que acabaram por dominar a Terra durante os 135 milhões de anos seguintes.

“Antes da extinção e das erupções vulcânicas, havia muitos grupos de grandes répteis, tais como animais tipo crocodilos, e parentes primitivos dos mamíferos, bem como os próprios dinossauros”, explicam os autores do estudo.

“Os dinossauros não eram um grande grupo na época. Contudo, a extinção matou os primeiros dois grupos, deixando os dinossauros como o único grande grupo terrestre de répteis remanescente”, acrescentam.

As conclusões foram baseadas na análise à quantidade de mercúrio presente nos sedimentos das rochas depositados durante esse período, há 200 milhões de anos. O mercúrio é uma espécie de “impressão digital” da atividade vulcânica.

“Se consegue-se ver um grande aumento de mercúrio nestes sedimentos, pode se concluir que há vulcanismo acontecendo nesse exato período. E é isso que vemos na época desta extinção”, explica na BBC o cientista que liderou a pesquisa, Lawrence Percival.

BBC // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Uma imensidão de novos mundos podem conter vida após essa nova descoberta

Pesquisadores observaram um planeta gigante orbitando sua estrela, uma anã branca, pela primeira vez. É a mais forte evidência até o momento de que planetas conseguem sim sobreviver a morte violenta de suas estrelas-mãe. A estrela …

Covid-19 vira “oportunidade" para golpistas na internet

Incertezas sobre os sintomas, alta contagiosidade, milhares de mortes no mundo. Ao atingir em cheio o medo das pessoas, o coronavírus se tornou uma “oportunidade" para golpistas na internet, que se aproveitam da ansiedade …

Trump ofereceu perdão a Assange em troca de fonte de e-mails vazados, diz advogada

Advogada de Assange afirmou que administração Trump ofereceu liberdade para o fundador do WikiLeaks caso ele revelasse a fonte por trás dos vazamentos de e-mails do Partido Democrata dos EUA. A oferta teria sido feita através …

Estudo mostra material especial que pode ser usado em construções em Marte

A NASA planeja levar humanos novamente à Lua com o programa Artemis a partir de 2024, que irá contribuir para a realização de futuras visitas a Marte. E Elon Musk é um entusiasta da ideia …

YouTube, Facebook: redes sociais bloqueiam contas de pesquisadores de maconha medicinal

No final do ano passado o uso medicinal da maconha foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e legalizado no Brasil. A lei, que beneficia a saúde de milhares de pessoas que sofrem com …

Telescópio Hubble revela Júpiter se preparando para mudar de cor

"A visão nítida do Hubble oferece um informe meteorológico atualizado sobre a atmosfera do monstruoso planeta", afirmam astrônomos. O telescópio espacial Hubble capturou uma imagem de uma singular tormenta branca em Júpiter, que começou em 18 …

Pessoas anti-máscaras são obrigados a virar coveiros de vítimas do Covid-19

Máscaras são comprovadamente uma das melhores, mais simples e baratas maneiras de proteger a si mesmo e aos demais contra o Covid-19. Mas ainda há uma imensidade de pessoas que insistem em recusar usar máscaras …

Manifestantes protestam em Tel Aviv a poucas horas do reconfinamento em Israel

Centenas de israelenses foram às ruas na noite desta quinta-feira (17) protestar contra o reconfinamento determinado pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu a partir desta sexta-feira (18) em Israel. O isolamento imposto nas próximas três semanas, para …

Zuckerberg quer controlar discussões políticas entre funcionários do Facebook

Mark Zuckerberg não parece muito contente com as denúncias e discussões políticas que têm surgido em fóruns e redes internas de funcionários do Facebook. De acordo com relatos da imprensa internacional, em encontro com eles nesta …

Drones serão usados para ajudar na manutenção de vagões de trens

A vistoria de vagões e trilhos na serra do mar paranaense, que antes levava uma hora ou mais para ser feita, agora tem sido realizada em poucos minutos após a concessionária Rumo passar a usar …