Rainha ainda não morreu, mas plano de reação à morte de Elizabeth II já está ensaiado

Facundo Arrizabalaga / EPA

A Rainha Elizabeth II

Os ministros do governo britânico já ensaiam os dias seguintes à morte da Rainha Elizabeth II. A preparação do plano de reação à morte da Majestade recebeu o nome código de “London Bridge”.

Na quinta-feira (28), os ministros britânicos se reuniram, pela primeira vez, para ensaiar o plano de reação à morte da Rainha Elizabeth II. A preparação do plano contou com a presença de vários ministros e decorreu na avenida Whitehall, a sede do governo britânico, informa o Jornal de Notícias.

O The Times adianta, porém, que o ensaio foi realizado em escala “sem precedentes” e que no centro da discussão esteve o dia seguinte à morte da rainha – chamado “D+1”.

No plano, ficou decidido que a comunicação ao país da morte da rainha será feita por parte da primeira-ministra Theresa May e que o Reino Unido terá dez dias de luto nacional.

Uma fonte disse ao The Times que essa é a primeira vez que diferentes ministros se reúnem em uma sala. “Anteriormente, eram apenas funcionários”, salientou.

Ainda assim, o jornal afirma que a reunião não foi motivada por “preocupações específicas sobre o estado de saúde da rainha”. Em vez disso, ensaio se deve ao “processo de envelhecimento” da monarca, que tem atualmente 92 anos de idade.

Apesar de o encontro não ter sido motivado pela saúde de Elizabeth II, a reunião coincidiu exatamente com o dia em que o palácio de Buckingham comunicou que a rainha tinha cancelado a sua participação nas celebrações do 200º aniversário da Ordem de São Miguel e São Jorge, na Catedral de São Paulo, em Londres.

A rainha não se sente bem e decidiu não comparecer“, anunciou a residência oficial da monarca em comunicado.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Quantos anos de vida saudável os ricos ganham em relação aos pobres?

Um novo estudo europeu e americano descobriu que os ricos possuem cerca de nove anos de vida saudável a mais do que os pobres. A pesquisa foi bastante abrangente – os cientistas analisaram dados de mais …

O país sul-americano que deve crescer 14 vezes mais que a China neste ano

A Guiana ganhou na loteria e está prestes a resgatar o prêmio. Seus vizinhos, especialmente a Venezuela, aguardam intrigados para saber em que ela vai gastar. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia …

Portugal supera marca histórica de 500 mil imigrantes residindo no país; brasileiros são a maioria

Portugal atingiu um número recorde de imigrantes vivendo no país. O anúncio foi feito pelo governo nesta quarta-feira (15), durante debate no Parlamento sobre o Orçamento de Estado para 2020. "Os dados preliminares levam a dizer …

Papa Francisco nomeia primeira mulher para cargo de alto escalão no Vaticano

Pela primeira vez, uma mulher ocupará um cargo de alto nível no Vaticano. O Papa Francisco nomeou Francesca Di Giovanni para a função de vice-ministra da Secretaria de Estado da Santa Sé, órgão equivalente ao …

Khamenei chama Trump de "palhaço" e exalta ataque a bases dos EUA

Em primeiro sermão desde 2012, líder supremo do Irã afirma que Trump finge apoio ao povo iraniano e pede união após dizer que queda de avião foi "acidente trágico". EUA admitem que militares ficaram feridos. O …

Uma desconhecida explosão de ondas gravitacionais foi detectada na Terra

Os detectores de ondas gravitacionais da Terra, os observatórios LIGO e Virgo, identificaram uma misteriosa “explosão” de ondas gravitacionais não prevista na última terça-feira, 14 de janeiro. As ondas gravitacionais detectadas até hoje foram resultado de …

Twitter pede desculpas por permitir anúncios direcionados a neonazistas

O Twitter emitiu hoje (16), um pedido de desculpas público, logo após a BBC fazer uma denúncia de que a plataforma de anúncios da empresa estava permitindo o direcionamento de conteúdo para neonazistas e outros …

SP quer lei para incentivar uso de veículos híbridos e elétricos

Um novo projeto de lei apresentado em São Paulo pretende combater os problemas ambientais provocados pelos carros à combustão, que utilizam os tão poluentes combustíveis fósseis, através do incentivo ao uso de veículos elétricos ou …

Ataques iranianos teriam deixado 11 militares dos EUA feridos

Ao menos 11 militares norte-americanos foram retirados do Iraque para receberem tratamento médico em decorrência dos ataques iranianos contra as bases dos EUA. "Quando ficarem aptos para o serviço, estes militares regressarão ao Iraque", declarou à …

Evo recua e diz que não pretende mais criar milícias

Em carta pública divulgada nesta quinta-feira (16/01), o ex-presidente da Bolívia Evo Morales, que está refugiado na Argentina há mais de um mês, recuou da ideia de promover a formação de milícias no país. "Há alguns …