Relógio em NY faz contagem regressiva para crise climática tornar-se irreversível

A crise climática é uma bomba-relógio, contando os segundos para o momento em que o planeta inteira será condenado por essa lenta e gradual porém potencialmente definitiva “explosão”.

Para melhor significar essa apocalíptica contagem regressiva, os artistas Gan Golan e Andrew Boyd escolheram o famoso relógio localizado na Union Square, praça em Manhattan, nos EUA, para alertar o mundo sobre o prazo cada vez mais curto até que os efeitos das mudanças climáticas se tornem irreversíveis.

Intitulada Climate Clock, a reprogramação do famoso relógio em Nova York aconteceu no último dia 27 de setembro, dia final da Semana do Clima.

Para determinar o prazo de 7 anos, 103 dias e algumas horas que começou a ser contado no final de setembro a dupla de artistas se baseou nas pesquisas do Mercator Research Institute on Global Commons and Climate Change, instituto de pesquisa sobre mudanças climáticas em Berlim, na Alemanha.

Assim, o relógio nos lembra o curto período que ainda temos para alterar o curso da ação humana sobre o meio-ambiente, transformar radicalmente a maneira com que produzimos e consumimos e migrarmos para uma realidade sustentável ampla e irrestrita, se ainda quisermos ter um planeta minimamente saudável no futuro.

“O relógio é uma maneira que encontramos de passar uma mensagem da ciência com forte impacto”, afirma Boyd. “Este alerta nos avisa que precisamos reduzir nossas emissões o mais rápido possível. A tecnologia está aí para nos avisar.”

Antes da reprogramação, o relógio já vinha exibindo mensagens sobre o prazo e a necessidade de medidas urgentes a fim de reduzir o impacto da ação humana. Outros relógios similares foram estabelecidos em cidades diversas do planeta, com a mesma contagem regressiva nos alertando.

As mudanças climáticas já começaram. Já estão acontecendo. Este não é uma alarme para avisar que em 7 anos iremos enfrentar uma crise climática. É como se fosse uma contagem regressiva avisando que precisamos agir o quanto antes”, afirma Golan. “Precisamos agir hoje. continuar nossas ações amanhã e em todos os dias que temos pela frente. cada segundo conta. precisamos agir a tempo”.

O projeto Climate Clock mantém um site exibindo a contagem e incentivando outras cidades a também realizarem seus relógios – um já havia sido instalado em Berlim no ano passado, e o próximo será feito em Paris no ano que vem, mas os efeitos irreversíveis da crise climática poderão ser sentidos por todos em todo o mundo.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …