Relógio em NY faz contagem regressiva para crise climática tornar-se irreversível

A crise climática é uma bomba-relógio, contando os segundos para o momento em que o planeta inteira será condenado por essa lenta e gradual porém potencialmente definitiva “explosão”.

Para melhor significar essa apocalíptica contagem regressiva, os artistas Gan Golan e Andrew Boyd escolheram o famoso relógio localizado na Union Square, praça em Manhattan, nos EUA, para alertar o mundo sobre o prazo cada vez mais curto até que os efeitos das mudanças climáticas se tornem irreversíveis.

Intitulada Climate Clock, a reprogramação do famoso relógio em Nova York aconteceu no último dia 27 de setembro, dia final da Semana do Clima.

Para determinar o prazo de 7 anos, 103 dias e algumas horas que começou a ser contado no final de setembro a dupla de artistas se baseou nas pesquisas do Mercator Research Institute on Global Commons and Climate Change, instituto de pesquisa sobre mudanças climáticas em Berlim, na Alemanha.

Assim, o relógio nos lembra o curto período que ainda temos para alterar o curso da ação humana sobre o meio-ambiente, transformar radicalmente a maneira com que produzimos e consumimos e migrarmos para uma realidade sustentável ampla e irrestrita, se ainda quisermos ter um planeta minimamente saudável no futuro.

“O relógio é uma maneira que encontramos de passar uma mensagem da ciência com forte impacto”, afirma Boyd. “Este alerta nos avisa que precisamos reduzir nossas emissões o mais rápido possível. A tecnologia está aí para nos avisar.”

Antes da reprogramação, o relógio já vinha exibindo mensagens sobre o prazo e a necessidade de medidas urgentes a fim de reduzir o impacto da ação humana. Outros relógios similares foram estabelecidos em cidades diversas do planeta, com a mesma contagem regressiva nos alertando.

As mudanças climáticas já começaram. Já estão acontecendo. Este não é uma alarme para avisar que em 7 anos iremos enfrentar uma crise climática. É como se fosse uma contagem regressiva avisando que precisamos agir o quanto antes”, afirma Golan. “Precisamos agir hoje. continuar nossas ações amanhã e em todos os dias que temos pela frente. cada segundo conta. precisamos agir a tempo”.

O projeto Climate Clock mantém um site exibindo a contagem e incentivando outras cidades a também realizarem seus relógios – um já havia sido instalado em Berlim no ano passado, e o próximo será feito em Paris no ano que vem, mas os efeitos irreversíveis da crise climática poderão ser sentidos por todos em todo o mundo.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …