Relógio em NY faz contagem regressiva para crise climática tornar-se irreversível

A crise climática é uma bomba-relógio, contando os segundos para o momento em que o planeta inteira será condenado por essa lenta e gradual porém potencialmente definitiva “explosão”.

Para melhor significar essa apocalíptica contagem regressiva, os artistas Gan Golan e Andrew Boyd escolheram o famoso relógio localizado na Union Square, praça em Manhattan, nos EUA, para alertar o mundo sobre o prazo cada vez mais curto até que os efeitos das mudanças climáticas se tornem irreversíveis.

Intitulada Climate Clock, a reprogramação do famoso relógio em Nova York aconteceu no último dia 27 de setembro, dia final da Semana do Clima.

Para determinar o prazo de 7 anos, 103 dias e algumas horas que começou a ser contado no final de setembro a dupla de artistas se baseou nas pesquisas do Mercator Research Institute on Global Commons and Climate Change, instituto de pesquisa sobre mudanças climáticas em Berlim, na Alemanha.

Assim, o relógio nos lembra o curto período que ainda temos para alterar o curso da ação humana sobre o meio-ambiente, transformar radicalmente a maneira com que produzimos e consumimos e migrarmos para uma realidade sustentável ampla e irrestrita, se ainda quisermos ter um planeta minimamente saudável no futuro.

“O relógio é uma maneira que encontramos de passar uma mensagem da ciência com forte impacto”, afirma Boyd. “Este alerta nos avisa que precisamos reduzir nossas emissões o mais rápido possível. A tecnologia está aí para nos avisar.”

Antes da reprogramação, o relógio já vinha exibindo mensagens sobre o prazo e a necessidade de medidas urgentes a fim de reduzir o impacto da ação humana. Outros relógios similares foram estabelecidos em cidades diversas do planeta, com a mesma contagem regressiva nos alertando.

As mudanças climáticas já começaram. Já estão acontecendo. Este não é uma alarme para avisar que em 7 anos iremos enfrentar uma crise climática. É como se fosse uma contagem regressiva avisando que precisamos agir o quanto antes”, afirma Golan. “Precisamos agir hoje. continuar nossas ações amanhã e em todos os dias que temos pela frente. cada segundo conta. precisamos agir a tempo”.

O projeto Climate Clock mantém um site exibindo a contagem e incentivando outras cidades a também realizarem seus relógios – um já havia sido instalado em Berlim no ano passado, e o próximo será feito em Paris no ano que vem, mas os efeitos irreversíveis da crise climática poderão ser sentidos por todos em todo o mundo.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Funcionário de funerária é demitido após tirar selfie com corpo de Maradona

Foi demitido o funcionário da funerária responsável pelo velório do ex-jogador Diego Armando Maradona que tirou uma foto ao lado do caixão com o corpo do astro, enterrado nesta quinta-feira, dia 26, na Grande Buenos …

Museu de Londres reunirá relatos de sonhos de britânicos na pandemia

Projeto visa documentar mudanças no sono causadas pelo confinamento e pela crise gerada com a covid-19, além de coletar narrativas sobre o período para gerações futuras. Mudanças no sono aparentemente têm sido comuns durante a pandemia …

'O Gambito da Rainha': série da Netflix ignora sexismo no xadrez, diz ex-campeã

Existem várias cenas comoventes em O Gambito da Rainha, a série da Netflix que conta a história fictícia de Beth Harman, uma jovem prodígio do xadrez da década de 1960. Em uma delas, um jogador experiente …

Detectada "partícula fantasma" no Sol que confirma teoria da década de 1930

Uma equipe internacional de cientistas conseguiu, pela primeira vez, detectar diretamente a presença do ciclo carbono-nitrogênio-oxigênio (CNO) na fusão nuclear do Sol. Este ciclo representa uma das reações de fusão pelas quais as estrelas convertem hidrogênio …

Musk acertou? Tesla se aproxima dos US$ 500 bilhões de valor de mercado

Nesta segunda-feira (23), a Tesla atingiu o valor de mercado de US$ 498 bilhões. E isso em um momento em que não se sabe se a empresa vai conseguir atingir a sua meta de entregar …

Papai Noel é considerado 'trabalhador essencial' na Irlanda

Na mesma semana em que novas restrições de viagem foram colocadas em prática no Reino Unido e na Irlanda diante dos estragos causados pela segunda onda da pandemia de covid-19 na Europa, a Irlanda fez …

Especialistas da ONU advertem sobre viés racista em algoritmos

Os países devem fazer mais para combater o racismo, principalmente nos algoritmos de inteligência artificial utilizados para reconhecimento facial e controles policiais. Essas ferramentas podem reforçar discriminações, alertam especialistas da ONU. Segundo a especialista jamaicana …

Estudo de dentes de megalodonte revela segredos do tubarão de 18 metros

Especialistas em tubarões revelaram mais informações sobre um dos maiores predadores dos mares – o megalodonte. Nova pesquisa de dentes fossilizados da espécie Odotus megalodons, chamada também de megalodonte, sugere que os tubarões fêmeas desta espécie …

Escritor é alvo de censura e terá conta no Twitter suspensa por críticas contra Igreja Universal

O escritor J. P. Cuenca foi censurado por uma decisão judicial e terá sua conta do Twitter suspensa após o juiz da comarca de Campos dos Goytacazes (RJ), Ralph Machado Manhães Junior, acatar um pedido …

"Tesouro" espetacular de antigos artefatos de caça na Noruega é descoberto sob gelo derretido

Arqueólogos descobriram um “tesouro” de artefatos enquanto outra grande mancha de gelo derrete nas montanhas norueguesas, revelando um total de 68 flechas e muitos outros itens de um antigo local de caça de renas. As primeiras …