Cientistas desenvolvem os relógios mais precisos da Terra

Físicos do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos EUA criaram dois relógios tão precisos que eles não perderão um segundo nos próximos 15 bilhões de anos.

A tecnologia usa uma rede óptica composta de feixes de laser que prendem átomos de itérbio. Cada átomo tem uma frequência vibracional consistente, que dá aos físicos a oportunidade de medir como os átomos de itérbio transitam entre dois níveis de energia – essencialmente criando o “tique” do relógio.

Um artigo sobre a pesquisa foi publicado na prestigiada revista científica Nature.

Depois de desenvolver a metodologia, os cientistas compararam dois relógios atômicos independentes para registrar novos marcos históricos de desempenho em três medidas principais: incerteza sistemática, estabilidade e reprodutibilidade.

Principal autor do estudo, Andrew Ludlow explicou que a capacidade de reproduzir a precisão do relógio em dois experimentos independentes é de particular importância, pois mostra, pela primeira vez, que o desempenho do relógio é “limitado pelos efeitos gravitacionais da Terra”.

Como a teoria geral da relatividade de Einstein sugere, a gravidade desempenha um papel fundamental no tempo.

Pense no filme de ficção “Interestelar”, onde cada hora que passa em um determinado planeta é equivalente a sete anos terrestres por causa de sua alta gravidade. No caso do relógio de rede de itérbio, a frequência vibracional também muda sob diferentes gravidades.

Isso significa que os físicos podem usar a teoria de Einstein para seu benefício. O relógio atômico torna-se tão sensível que afastá-lo da superfície da Terra produziria uma diferença perceptível em seu “tique”. Na prática, o relógio pode medir não apenas o tempo, mas também o espaço-tempo.

Com tanta precisão, o relógio poderia teoricamente ser usado para detectar fenômenos cósmicos, como ondas gravitacionais ou matéria escura.

Embora não tenhamos certeza do que é a matéria escura, desde que tenha efeitos sobre constantes físicas, talvez seja possível vê-la.

O avanço também permitirá medições sem precedentes da Terra, como da sua orientação e forma no espaço. Se mais desses relógios fossem espalhados pelo mundo, sua exatidão comportaria medidas com resolução dentro de um centímetro da forma do planeta, melhor do que qualquer tecnologia atual.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Maior quebra-cabeças do mundo é uma ilha congelada na Rússia

Localizado entre o Oceano Ártico e os mares gelados do norte da Sibéria, o aglomerado de rochas, conhecidas como as Ilhas da Nova Sibéria, é frio e remoto. As ilhas são uma tela quase desabitada coberta …

O melhor amigo do homem é a solução para a depressão

Há muito tempo se ouve pessoas dizerem, mas a Ciência acaba de comprovar: o cão é mesmo o melhor amigo do homem, sobretudo quando este sofre de depressão. De acordo com um novo estudo, realizado por …

O arroz “esconde” um perigo para o corpo humano

O arroz, grão amplamente utilizado por todo o mundo como parte essencial da dieta alimentar humana, pode acumular grandes quantidades de arsênico e outras toxinas, a maioria das quais entra no corpo durante a digestão. A …

Teste experimental detecta câncer em apenas 10 minutos

Cientistas australianos desenvolveram um novo teste capaz de detectar câncer em apenas 10 minutos, utilizando o DNA obtido através de uma amostra de sangue. A detecção precoce tem melhorado significativamente o prognóstico do câncer. Por esse …

Nova regra em Wall Street: evitar mulheres a todo o custo

Os homens de Wall Street estão adotando certos comportamentos para afastar as mulheres da esfera econômica após o surgimento do movimento #MeToo. Evitam jantares com colegas de trabalho, não se sentam ao lado de mulheres nos …

Cientistas encontram a água mais estranha de todo o Sistema Solar

Febe, um dos satélites de Saturno, tem a água mais incomum do Sistema Solar, apontou um novo estudo realizado por uma equipe de cientistas do Instituto de Ciência Planetária de Tucson, no estado norte-americano do …

Linguagem anti-animal: PETA quer acabar com o pau e atirar peixe ao gato

E se fosse proibido dizer “agarrar o touro pelos chifres”? A associação de defesa dos animais PETA quer eliminar da linguagem cotidiana expressões que ofendem várias espécies, dando como alternativas expressões pet-friendly. Há várias expressões que …

Pântanos nos EUA ganham cores do arco-íris (e já há explicação)

Um arco-íris pareceu baixar do céu e se instalar nas águas de um pântano do parque First Landing State, no estado da Virgínia, Estados Unidos. A fotografia, postada por Brent Rosse no Instagram, mostra o …

Duterte encoraja matar bispos católicos das Filipinas porque "são inúteis"

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, atacou de novo os bispos católicos ao afirmar que eles "são inúteis" e encorajou matá-los, em um país onde 85% da população é católica. "Os bispos de vocês, matem-nos. Esses …

“Gravidez é um problema que só dura nove meses”, diz futura ministra de Bolsonaro

A futura ministra da pasta da Mulher, Família e Direitos Humanos do futuro governo de Bolsonaro afirmou que a gravidez é “um problema que só dura nove meses”, assumindo-se contra o aborto. “Se a gravidez é …