Repórter da CNN é preso ao vivo em protesto por morte de homem negro. Trump pede tiros em manifestantes

Tannen Maury / EPA

Minneapolis vive uma escalada de violência provocada por um policial branco que matou, de forma brutal, um homem negro. George Floyd foi asfixiado pelo joelho do oficial enquanto era filmado em plena luz do dia.

Nem uma semana depois, outro negro é alvo da ira da polícia. Omar Jimenez, repórter da CNN que realiza a cobertura dos protestos exigindo justiça, foi preso enquanto enquanto falava ao vivo.

Omar noticiava detenções nas proximidades de uma delegacia destruída pelo fogo ateado por manifestantes. O jornalista estava diante de uma barreira policial e foi detido quando a equipe de reportagem começou a filmar uma prisão. De início, a polícia pediu para que ele se afastasse. Omar, que é um homem negro, argumentou, enquanto mostrava o crachá, que fazia parte da rede de notícias norte-americana. Tudo isso aconteceu ao vivo.

Podemos dar um passo para trás, se vocês preferirem. Nós podemos nos mover para onde vocês quiserem. Estamos ao vivo no momento”, informou sem sucesso.

Por volta das cinco da manhã no horário local, dois policiais surpreenderam Omar: “Você está preso”, aviaram enquanto, pasmem, algemavam o jornalista. Tudo isso ao vivo. A polícia prendeu o resto da equipe e confiscou a câmera.

O ato dos policiais surpreendeu a todos, inclusive os dois âncoras no no estúdio. A CNN emitiu nota dizendo que o ato viola a constituição. “Autoridades de Minnesota, incluindo o governador, devem soltar os três empregados da CNN imediatamente”.

O presidente da CNN, Jeff Zucker, conversou com o governador de Minnesota, Tim Walz, na manhã desta sexta-feira (29). O político se desculpou pelo ato descrito por ele como “inaceitável”.

A polícia de Minnesota soltou nota dizendo que os profissionais foram presos em uma operação de limpeza das ruas. Eles ainda justificaram que “os três foram liberados assim que confirmados como membros da imprensa”. A afirmação está longe de ser verdade, já que Omar Jimenez mostrou o crachá se identificando como jornalista.

Trump sugere que policiais atirem em manifestantes

A detenção de um homem negro eleva a tensão racial que domina o debate nos Estados Unidos nos últimos dias. A morte de George Floyd provocou uma série de protestos em diversas partes do país, como Los Angeles e Minneapolis, que tiveram viaturas policiais destruídas e lojas saqueadas por manifestantes que pedem justiça e a prisão do policial, que embora demitido ao lado de outros dois colegas, sequer foi indiciado pelo homicídio até o momento.

O assassinato de Floyd, aliás, ocorre dias depois da divulgação de um vídeo em que outro homem negro, desta vez a morto a tiros por dois homens brancos na Geórgia.

Ahmaud Arbery foi assassinado em 23 de fevereiro enquanto fazia cooper nas ruas de Satilla Shores. Gregory McMichael, de 64 anos e Travis McMichael, de 34, só foram acusados após a viralização das imagens. Antes disso, os dois levavam suas vidas normalmente. William Bryan, de 50 anos, também foi indiciado.

Para completar, o presidente dos Estados Unidos usou o Twitter pessoal e o oficial da Casa Branca na noite da quinta-feira (28) para pedir que os policiais atirassem em manifestantes que saquearam lojas. O Twitter sinalizou a publicação como “glorificação da violência”.

“Estes bandidos estão desonrando a memória de George Floyd e eu não vou deixar que isso aconteça. Acabei de falar com o governador Tim Waltz e disse que o exército está ao seu lado. Qualquer dificuldade e nós vamos assumir o controle e, quando os saques começarem, os tiros também vão começar. Obrigado!”, ameaçou o presidente dos Estados Unidos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …