EUA: 4 policiais são acusados pela morte de George Floyd

Tannen Maury / EPA

O policial de Minneapolis que se ajoelhou sobre o pescoço de George Floyd provocando sua morte será acusado de assassinato em segundo grau. Seus três colegas também serão julgados, disse a senadora americana Amy Klobuchar, nesta quarta-feira (4).

“O procurador-geral de Minnesota, Keith Ellison, reforçou as acusações contra Derek Chauvin para o segundo grau no assassinato de George Floyd e também está acusando outros três policiais”, twittou Klobuchar. “Este é outro passo importante para a justiça” acrescentou a senadora. Uma acusação de assassinato em segundo grau não sugere premeditação, mas acarreta penalidades mais duras.

Protestos

A morte de Floyd, em 25 de maio – acusado de tentar comprar cigarros com uma nota falsa – provocou protestos violentos nos Estados Unidos. Os manifestantes denunciam racismo sistêmico e brutalidade policial. Floyd morreu por asfixia, quando estava imobilizado, de bruços no chão.

Os confrontos entre manifestantes e a polícia levaram as autoridades a decretar toque de recolher obrigatório em dezenas de cidades. “É algo inédito desde os motins que se seguiram à morte de Martin Luther King em 1968“, afirma Vasco Ribeiro, professor convidado no Queens College, City University of New York.

Protestos contra violência policial também na França

Os protestos atuais nos Estados Unidos relançaram o debate sobre a violência policial e racista também na França. Milhares de pessoas se reuniram na terça-feira (2) em frente ao Tribunal de Paris. Os manifestantes foram convocados pelo comitê de apoio à família de Adama Traoré, um negro de 24 anos que morreu após ser preso em 2016.

Dezoito pessoas foram detidas em Paris após o protesto que reuniu 20 mil pessoas pedindo justiça no caso.

ONU denuncia “racismo estrutural”

O Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos denunciou na quarta-feira o “racismo estrutural”, mas também a “agressão sem precedentes” contra jornalistas nos Estados Unidos durante os protestos contra a brutalidade policial.

Vozes que pedem o fim dos assassinatos de afro-americanos desarmados devem ser ouvidas. Vozes que pedem o fim da violência policial devem ser ouvidas. E vozes que pedem o fim do racismo endêmico e estrutural em fúria devem ser ouvidas “, disse a alta comissária da ONU, Michelle Bachelet, em um comunicado.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e aposentar as baterias no futuro

O mundo já conhece os benefícios da tecnologia 5G como a alta velocidade na transmissão de dados e baixa latência. Agora, os cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos EUA, descobriram que essas redes …

Covid: como evitar a trágica marca de 5 mil mortes por dia no Brasil?

No dia 19 de maio de 2020, o Brasil atingiu pela primeira vez a marca das mil mortes diárias por covid-19. Esse número permaneceu relativamente estável, em um patamar considerado alto, durante todo o segundo semestre …

Físicos afirmam que o universo é um computador de aprendizado de máquina

Físicos teóricos que trabalham com a Microsoft lançaram um artigo na sexta-feira afirmando que o universo é essencialmente um computador de aprendizagem de máquina (machine learning, em inglês). Os pesquisadores, vários afiliados à Microsoft, pré-publicaram um …

Mundo ainda tem países sem uma única dose de vacina

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 600 milhões de doses de vacina contra a covid-19 já foram aplicadas em todo o mundo. Mas a discrepância entre países é alta: enquanto, …

Covid: site calcula quando você será vacinado. Resultados não animam

Um grupo de voluntários chamado CoronavirusBra desenvolveu uma plataforma para calcular quando você será vacinado contra a covid-19. O ‘Quando vou ser vacinado?’ utiliza dados públicos como a média de imunizados com o número de pessoas …

Rússia inicia desenvolvimento de mais uma vacina contra COVID-19

Sendo o primeiro país a registrar uma vacina contra a COVID-19, a Rússia anunciou o início do desenvolvimento de mais uma vacina contra o coronavírus. A criação do novo medicamento estará a cargo do Instituto Smorodintsev …

Especialista chinês: ascensão da China faz EUA entrarem em pânico e ficarem nervosos

O desenvolvimento econômico e a ascensão do país asiático fazem os EUA ficarem nervosos e entrarem em pânico, mas este medo se origina em seus preconceitos, disse em entrevista à Sputnik um especialista chinês. Li Junru, …

Interação de múons, a nova força da natureza que cientistas acreditam ter descoberto

Desde colar um ímã na porta de uma geladeira até jogar uma bola em uma cesta de basquete, as forças da física funcionam em todos os momentos de nossas vidas. Todas as forças que experimentamos todos …

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …