Poço de 5 km de profundidade em vulcão pode revolucionar a economia da Islândia

michi_s / Flickr

Projeto pioneiro pretende transformar força destruidora dos vulcões da Islândia em motor de desenvolvimento econômico

Uma empresa na Islândia pretende transformar a força destruidora dos vulcões em motor de desenvolvimento econômico.

Em busca de uma nova fonte de energia renovável, a Iceland Drilling está perfurando um poço de cinco quilômetros de profundidade em uma dessas estruturas geológicas.

A cavidade vai gerar um vapor extremamente poderoso, capaz de produzir energia elétrica e uma revolução econômica no país nórdico de pouco mais de 320 mil habitantes, avalia a revista científica New Scientist.

A iniciativa revela que a Islândia não é apenas uma terra de vulcões traiçoeiros como o Eyjafjallajökull, cujas cinzas provocaram o fechamento de diversos aeroportos na Europa, em 2010.

Trata-se de uma boa notícia para um país que viu sua economia entrar em colapso com a crise financeira global de 2008, e acumulou dívidas num valor 12 vezes maior do que o seu PIB (Produto Interno Bruto).

Praticamente toda (85%) a energia elétrica islandesa vem de fontes renováveis: geotérmica e hidrelétrica. Nas usinas geotérmicas, o funcionamento das turbinas é produzido pelo calor das rochas.

O poço da Iceland Drilling pretende ultrapassar a camada de rochas e chegar à lava. Ao longo da extensão da estrutura, a temperatura deverá variar de 400 a 1 mil graus Celsius.

E essa nova fonte de calor é dez vezes mais poderosa do que as rochas dos poços geotermais.

O novo processo gerador de energia deve garantir o completo abastecimento doméstico e industrial da ilha de pouco mais de 100 mil quilômetros quadrados, área inferior à do Estado do Amapá.

Técnica de perfuração inédita

A perfuração do poço começou há três meses e até o fim do ano pretende atingir um ponto da Cordilheira Meso-Atlântica ─ a cadeia de montanhas submarina que se estende sob o Oceano Atlântico e o Oceano Ártico e onde se encontram as placas tectônicas Norte-Americana e Euroasiática.

Há 30 vulcões na Islândia, que fica em uma região onde a crosta oceânica é mais fina do que no resto do mundo. Por isso, quando as duas placas tectônicas se movem, surge uma fissura e o magma chega à superfície por meio de uma erupção vulcânica.

Sverrir Thorolfsson / Flickr

Em 2010 o vulcão islandês Eyjafjallajokull lançou o caos no norte da Europa

Em 2010 o vulcão islandês Eyjafjallajokull lançou o caos no norte da Europa

“Já haviam sido feitas perfurações em rocha sólida, mas nunca nas condições que agora encontramos”, destaca Albert Albertsson, da companhia islandesa HS Orka, que também participa do projeto.

Os técnicos querem alcançar o ponto onde o lençol de lava sofre infiltrações de água do mar. É uma região onde o calor e a pressão são 200 vezes maiores do que na superfície e a matéria atinge um estado que não é líquido nem gás ─ o chamado “vapor supercrítico”.

Descoberta acidental

Por incrível que pareça, esse ambicioso projeto surgiu por acidente.

Em 2009, durante a construção de uma central geotérmica, a Iceland Drilling perfurou um poço e atingiu uma corrente de magma.

Os técnicos resolveram, então, experimentar inundar o poço com água e analisar quanta energia o vapor poderia gerar.

Resultado: criaram a usina geotérmica mais poderosa da Islândia.

Se tudo correr como planejado, a técnica poderá ser levada a outras áreas vulcânicas do planeta, tornando-se uma alternativa aos combustíveis fósseis, um dos responsáveis pelo aquecimento global.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …