Poço de 5 km de profundidade em vulcão pode revolucionar a economia da Islândia

michi_s / Flickr

Projeto pioneiro pretende transformar força destruidora dos vulcões da Islândia em motor de desenvolvimento econômico

Uma empresa na Islândia pretende transformar a força destruidora dos vulcões em motor de desenvolvimento econômico.

Em busca de uma nova fonte de energia renovável, a Iceland Drilling está perfurando um poço de cinco quilômetros de profundidade em uma dessas estruturas geológicas.

A cavidade vai gerar um vapor extremamente poderoso, capaz de produzir energia elétrica e uma revolução econômica no país nórdico de pouco mais de 320 mil habitantes, avalia a revista científica New Scientist.

A iniciativa revela que a Islândia não é apenas uma terra de vulcões traiçoeiros como o Eyjafjallajökull, cujas cinzas provocaram o fechamento de diversos aeroportos na Europa, em 2010.

Trata-se de uma boa notícia para um país que viu sua economia entrar em colapso com a crise financeira global de 2008, e acumulou dívidas num valor 12 vezes maior do que o seu PIB (Produto Interno Bruto).

Praticamente toda (85%) a energia elétrica islandesa vem de fontes renováveis: geotérmica e hidrelétrica. Nas usinas geotérmicas, o funcionamento das turbinas é produzido pelo calor das rochas.

O poço da Iceland Drilling pretende ultrapassar a camada de rochas e chegar à lava. Ao longo da extensão da estrutura, a temperatura deverá variar de 400 a 1 mil graus Celsius.

E essa nova fonte de calor é dez vezes mais poderosa do que as rochas dos poços geotermais.

O novo processo gerador de energia deve garantir o completo abastecimento doméstico e industrial da ilha de pouco mais de 100 mil quilômetros quadrados, área inferior à do Estado do Amapá.

Técnica de perfuração inédita

A perfuração do poço começou há três meses e até o fim do ano pretende atingir um ponto da Cordilheira Meso-Atlântica ─ a cadeia de montanhas submarina que se estende sob o Oceano Atlântico e o Oceano Ártico e onde se encontram as placas tectônicas Norte-Americana e Euroasiática.

Há 30 vulcões na Islândia, que fica em uma região onde a crosta oceânica é mais fina do que no resto do mundo. Por isso, quando as duas placas tectônicas se movem, surge uma fissura e o magma chega à superfície por meio de uma erupção vulcânica.

Sverrir Thorolfsson / Flickr

Em 2010 o vulcão islandês Eyjafjallajokull lançou o caos no norte da Europa

Em 2010 o vulcão islandês Eyjafjallajokull lançou o caos no norte da Europa

“Já haviam sido feitas perfurações em rocha sólida, mas nunca nas condições que agora encontramos”, destaca Albert Albertsson, da companhia islandesa HS Orka, que também participa do projeto.

Os técnicos querem alcançar o ponto onde o lençol de lava sofre infiltrações de água do mar. É uma região onde o calor e a pressão são 200 vezes maiores do que na superfície e a matéria atinge um estado que não é líquido nem gás ─ o chamado “vapor supercrítico”.

Descoberta acidental

Por incrível que pareça, esse ambicioso projeto surgiu por acidente.

Em 2009, durante a construção de uma central geotérmica, a Iceland Drilling perfurou um poço e atingiu uma corrente de magma.

Os técnicos resolveram, então, experimentar inundar o poço com água e analisar quanta energia o vapor poderia gerar.

Resultado: criaram a usina geotérmica mais poderosa da Islândia.

Se tudo correr como planejado, a técnica poderá ser levada a outras áreas vulcânicas do planeta, tornando-se uma alternativa aos combustíveis fósseis, um dos responsáveis pelo aquecimento global.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Documentos secretos dos EUA expõem grandes bancos

Arquivos do Departamento do Tesouro americano revelam que algumas das maiores instituições financeiras do mundo facilitaram por anos lavagem de dinheiro. Valor suspeito movimentado chega a 2 trilhões de dólares. Milhares de documentos secretos do governo …

Estudo confirma que animais e humanos podem transmitir SARS-CoV-2 entre si

Cientistas neerlandeses examinaram grupos de animais e humanos de 16 fazendas de martas nos Países Baixos, descobrindo que houve infeção entre eles. Um estudo realizado em 16 fazendas de martas nos Países Baixos confirma que o …

Uma imensidão de novos mundos podem conter vida após essa nova descoberta

Pesquisadores observaram um planeta gigante orbitando sua estrela, uma anã branca, pela primeira vez. É a mais forte evidência até o momento de que planetas conseguem sim sobreviver a morte violenta de suas estrelas-mãe. A estrela …

Covid-19 vira “oportunidade" para golpistas na internet

Incertezas sobre os sintomas, alta contagiosidade, milhares de mortes no mundo. Ao atingir em cheio o medo das pessoas, o coronavírus se tornou uma “oportunidade" para golpistas na internet, que se aproveitam da ansiedade …

Trump ofereceu perdão a Assange em troca de fonte de e-mails vazados, diz advogada

Advogada de Assange afirmou que administração Trump ofereceu liberdade para o fundador do WikiLeaks caso ele revelasse a fonte por trás dos vazamentos de e-mails do Partido Democrata dos EUA. A oferta teria sido feita através …

Estudo mostra material especial que pode ser usado em construções em Marte

A NASA planeja levar humanos novamente à Lua com o programa Artemis a partir de 2024, que irá contribuir para a realização de futuras visitas a Marte. E Elon Musk é um entusiasta da ideia …

YouTube, Facebook: redes sociais bloqueiam contas de pesquisadores de maconha medicinal

No final do ano passado o uso medicinal da maconha foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e legalizado no Brasil. A lei, que beneficia a saúde de milhares de pessoas que sofrem com …

Telescópio Hubble revela Júpiter se preparando para mudar de cor

"A visão nítida do Hubble oferece um informe meteorológico atualizado sobre a atmosfera do monstruoso planeta", afirmam astrônomos. O telescópio espacial Hubble capturou uma imagem de uma singular tormenta branca em Júpiter, que começou em 18 …

Pessoas anti-máscaras são obrigados a virar coveiros de vítimas do Covid-19

Máscaras são comprovadamente uma das melhores, mais simples e baratas maneiras de proteger a si mesmo e aos demais contra o Covid-19. Mas ainda há uma imensidade de pessoas que insistem em recusar usar máscaras …

Manifestantes protestam em Tel Aviv a poucas horas do reconfinamento em Israel

Centenas de israelenses foram às ruas na noite desta quinta-feira (17) protestar contra o reconfinamento determinado pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu a partir desta sexta-feira (18) em Israel. O isolamento imposto nas próximas três semanas, para …