Robert Mugabe não renunciou à presidência do Zimbabué

O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, fez neste domingo (19) um discurso à nação, em que era esperada a sua renúncia ao cargo – o que não aconteceu.

No dia em que a União Nacional Africana do Zimbabué – Frente Patriótica (ZANU-PF) destituiu Robert Mugabe da liderança do partido, fontes próximas do presidente avançaram a agências de notícias internacionais que o estadista de 93 anos renunciaria à presidência do país.

No entanto, em mensagem transmitida na televisão estatal, ao lado de vários militares, Robert Mugabe não anunciou qualquer renúncia do cargo. No discurso, Mugabe afirmou que, apesar da crise política que se vive nos últimos dias, “os pilares do Estado permaneceram funcionais” e que o país precisa “voltar à normalidade”.

Apesar de a economia estar passando por um “período difícil”, o ainda presidente do Zimbábue disse que “o governo se mantém comprometido em melhorar as condições sociais e materiais do povo” zimbabuano. Robert Mugabe terminou o discurso dizendo “obrigado e boa noite“.

Neste domingo, o partido ZANU-PF demitiu Robert Mugabe da liderança e nomeou o antigo vice-presidente do Zimbábue, Emmerson Mnangagwa, como novo líder e candidato para as próximas eleições presidenciais.

Na quarta-feira (15), as forças armadas zimbabuanas detiveram Robert Mugabe e sua mulher, Grace Mugabe, e garantiram o controle de todas as instituições governamentais. Com 93 anos e há quase 30 no poder, Mugabe é o mais velho chefe de Estado do mundo.

A ação político-militar teve as características de um golpe de Estado, uma vez que foram também detidos ou colocados sob prisão domiciliária grande parte dos membros do executivo.

Neste domingo, Grace Mugabe também foi expulsa “para sempre” do partido, bem como os ministros da Educação Superior, Jonathan Moyo, e das Finanças, Ignatius Chombo, próximos de Mugabe.

A atual crise no Zimbábue surge após a destituição, na semana passada, do vice-presidente Emmerson Mnangagwa. Há muito tempo considerado o principal aliado do presidente, Mnangagwa foi humilhado e demitido de suas funções, tendo fugido do país após uma “queda de braço” com a primeira-dama, Grace Mugabe.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Pesquisadores descobrem em cometa elemento essencial para vida na Terra

A descoberta indica que os elementos imprescindíveis para o surgimento da vida podem ter chegado à Terra por meio de cometas. Pesquisadores identificaram fósforo e flúor em partículas de poeira sólida coletadas no interior do cometa …

Consumo de plásticos explode na pandemia e Brasil recicla menos de 2% do material

Com o avanço do delivery de alimentos e do comércio eletrônico, além do maior uso de material hospitalar descartável como máscaras e luvas, o consumo de plásticos explodiu durante a pandemia do coronavírus. O aumento do …

Cientistas explicam por que não se consegue parar a pandemia

Cientistas turcos descobriram que a quantidade de vírus SARS-CoV-2 no organismo de pacientes assintomáticos é mais alta do que nos que apresentam sintomas, o que diferencia radicalmente o novo coronavírus de outros patógenos e explica …

Al-Ahly venceu Liga dos Campeões da CAF

A equipa egípcia do Al-Ahly arrecadou o troféu da Liga dos Campeões da Confederação Africana de futebol pela nona vez ao derrotar o outro clube egípcio, o Zamalek, por 1-2. A final 100% egípcia decorreu no …

Monolito misterioso achado no deserto dos EUA desaparece

O misterioso monolito de metal que causou grande especulação após sua descoberta em um deserto no estado americano de Utah, nos EUA, aparentemente desapareceu, segundo funcionários locais. O escritório de administração fundiária do estado de Utah …

Parlamento iraniano assina texto que impede inspeção de centrais nucleares

A proposta é uma represália ao assassinato do cientista Mohsen Fakhrizadeh, chefe do Departamento de Pesquisa e Inovação do Ministério da Defesa, nesta sexta-feira (27). O governo iraniano responsabilizou Israel pelo crime, dizendo que …

Campanha pede debate da Globo online após Boulos testar positivo para covid-19

De última hora, o candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), testou positivo para covid-19. Nessa sexta-feira (27), haveria o último debate antes das eleições entre ele e o candidato à reeleição Bruno Covas …

MDZhB: a misteriosa rádio soviética que segue emitindo sinais e ruídos há quase 50 anos

Uma misteriosa estação de rádio segue ininterruptamente transmitindo somente ruídos estáticos interrompidos por sons robóticos há mais de quatro décadas. Conhecida como UVB-76 ou MDZhB, os sinais da rádio são transmitidos de dois diferentes pontos da …

Atmosfera da Terra primitiva pode ter sido tão tóxica quanto a de Vênus hoje

Pesquisadores tentaram reproduzir o equilíbrio delicado entre os gases que evaporaram do oceano de magma e a atmosfera que eles podem ter criado, e descobriram que esta seria fina e composta por dióxido de carbono …

Enorme monolito misterioso descoberto no deserto de Utah

Uma ocorrência totalmente comum. Você está em um helicóptero sobrevoando uma região remota do sul de Utah contanto cabras e bodes selvagens, quando de repente avista um monolito inexplicável saindo do solo. A KSL TV, relatou …