OMS rescinde nomeação de Robert Mugabe como embaixador da Boa Vontade

GovernmentZA / Flickr

Robert Mugabe, presidente do Zimbabué

Decisão foi anunciada em comunicado da Organização Mundial da Saúde, em Genebra; presidente do Zimbábue havia sido nomeado como embaixador para doenças crônicas na África para ajudar a impulsionar um movimento global a favor da saúde, planejado pela agência.

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, rescindiu a nomeação do presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, como embaixador da Boa Vontade da OMS.

Em comunicado, Ghebreyesus explicou que seu objetivo é construir pontes e criar um movimento global pela saúde. Ele afirma que ouviu atentamente as preocupações expressas após a nomeação do líder africano e que também as discutiu com o governo do Zimmbábue antes de anunciar a decisão.

Segundo ele, ambas as partes concluíram que a decisão serve ao interesse da OMS. Ghebreyesus disse ter refletido sobre o tema nos últimos dias. Mugabe havia sido escolhido como embaixador da Boa Vontade para doenças crônicas na África.

O diretor-geral disse que é o objetivo dele construir um movimento pela saúde global, e que a iniciativa deve funcionar para todos e incluir todos. Para o chefe da OMS, o importante é construir uma liderança política e criar união sobre o tema de levar saúde a todos que seja baseado nos valores centrais da agência.

Ele encerrou o comunicado dizendo continuar comprometido com todos os países e líderes a assegurar que cada cidadão tenha acesso à saúde, e que seu dever é construir pontes para ajudar avançar a cobertura universal de saúde.

Sem justificar porque escolheu Mugabe, presidente do Zimbábue há 37 anos, Ghebreyesus agradeceu a todos que expressaram suas opiniões e disse contar com um debate construtivo para ajudar a informar sobre o trabalho para o qual foi eleito.

Várias ONGs, como a Human Rights Watch, reagiram à indicação, afirmando que a “corrupção de Mugabe dizimou o sistema de saúde do Zimbábue, enquanto ele viaja para o exterior quando precisa de tratamento médico.

Além disso, o governo de Mugabe é acusado de praticar violações aos direitos de alimentação, de reunião de expressão e de reprimir a oposição daqueles que não o apoiam. Mugabe, de 93 anos de idade, o chefe de Estado com mais idade do mundo, enfrenta sanções dos Estados Unidos em razão de abusos de direitos humanos .

// R-ONU

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

'O Gambito da Rainha': série da Netflix ignora sexismo no xadrez, diz ex-campeã

Existem várias cenas comoventes em O Gambito da Rainha, a série da Netflix que conta a história fictícia de Beth Harman, uma jovem prodígio do xadrez da década de 1960. Em uma delas, um jogador experiente …

Detectada "partícula fantasma" no Sol que confirma teoria da década de 1930

Uma equipe internacional de cientistas conseguiu, pela primeira vez, detectar diretamente a presença do ciclo carbono-nitrogênio-oxigênio (CNO) na fusão nuclear do Sol. Este ciclo representa uma das reações de fusão pelas quais as estrelas convertem hidrogênio …

Musk acertou? Tesla se aproxima dos US$ 500 bilhões de valor de mercado

Nesta segunda-feira (23), a Tesla atingiu o valor de mercado de US$ 498 bilhões. E isso em um momento em que não se sabe se a empresa vai conseguir atingir a sua meta de entregar …

Papai Noel é considerado 'trabalhador essencial' na Irlanda

Na mesma semana em que novas restrições de viagem foram colocadas em prática no Reino Unido e na Irlanda diante dos estragos causados pela segunda onda da pandemia de covid-19 na Europa, a Irlanda fez …

Especialistas da ONU advertem sobre viés racista em algoritmos

Os países devem fazer mais para combater o racismo, principalmente nos algoritmos de inteligência artificial utilizados para reconhecimento facial e controles policiais. Essas ferramentas podem reforçar discriminações, alertam especialistas da ONU. Segundo a especialista jamaicana …

Estudo de dentes de megalodonte revela segredos do tubarão de 18 metros

Especialistas em tubarões revelaram mais informações sobre um dos maiores predadores dos mares – o megalodonte. Nova pesquisa de dentes fossilizados da espécie Odotus megalodons, chamada também de megalodonte, sugere que os tubarões fêmeas desta espécie …

Escritor é alvo de censura e terá conta no Twitter suspensa por críticas contra Igreja Universal

O escritor J. P. Cuenca foi censurado por uma decisão judicial e terá sua conta do Twitter suspensa após o juiz da comarca de Campos dos Goytacazes (RJ), Ralph Machado Manhães Junior, acatar um pedido …

"Tesouro" espetacular de antigos artefatos de caça na Noruega é descoberto sob gelo derretido

Arqueólogos descobriram um “tesouro” de artefatos enquanto outra grande mancha de gelo derrete nas montanhas norueguesas, revelando um total de 68 flechas e muitos outros itens de um antigo local de caça de renas. As primeiras …

Não é mais 90%? AstraZeneca assume erro de eficácia da vacina da COVID-19

A AstraZeneca e a Universidade de Oxford, que estão desenvolvendo juntas uma vacina contra a COVID-19, revelaram na última quarta-feira (25) que houve um erro no momento da divulgação dos resultados dos testes da vacina …

6G colocaria China em posição de liderança 'inatacável' sobre EUA, diz analista

Enquanto os padrões de tecnologia 5G para redes celulares de banda larga ainda estão sendo implementados em vários países, a China recentemente lançou um satélite 6G em órbita. Descrito como o primeiro satélite 6G do mundo, …