OMS rescinde nomeação de Robert Mugabe como embaixador da Boa Vontade

GovernmentZA / Flickr

Robert Mugabe, presidente do Zimbabué

Decisão foi anunciada em comunicado da Organização Mundial da Saúde, em Genebra; presidente do Zimbábue havia sido nomeado como embaixador para doenças crônicas na África para ajudar a impulsionar um movimento global a favor da saúde, planejado pela agência.

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, rescindiu a nomeação do presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, como embaixador da Boa Vontade da OMS.

Em comunicado, Ghebreyesus explicou que seu objetivo é construir pontes e criar um movimento global pela saúde. Ele afirma que ouviu atentamente as preocupações expressas após a nomeação do líder africano e que também as discutiu com o governo do Zimmbábue antes de anunciar a decisão.

Segundo ele, ambas as partes concluíram que a decisão serve ao interesse da OMS. Ghebreyesus disse ter refletido sobre o tema nos últimos dias. Mugabe havia sido escolhido como embaixador da Boa Vontade para doenças crônicas na África.

O diretor-geral disse que é o objetivo dele construir um movimento pela saúde global, e que a iniciativa deve funcionar para todos e incluir todos. Para o chefe da OMS, o importante é construir uma liderança política e criar união sobre o tema de levar saúde a todos que seja baseado nos valores centrais da agência.

Ele encerrou o comunicado dizendo continuar comprometido com todos os países e líderes a assegurar que cada cidadão tenha acesso à saúde, e que seu dever é construir pontes para ajudar avançar a cobertura universal de saúde.

Sem justificar porque escolheu Mugabe, presidente do Zimbábue há 37 anos, Ghebreyesus agradeceu a todos que expressaram suas opiniões e disse contar com um debate construtivo para ajudar a informar sobre o trabalho para o qual foi eleito.

Várias ONGs, como a Human Rights Watch, reagiram à indicação, afirmando que a “corrupção de Mugabe dizimou o sistema de saúde do Zimbábue, enquanto ele viaja para o exterior quando precisa de tratamento médico.

Além disso, o governo de Mugabe é acusado de praticar violações aos direitos de alimentação, de reunião de expressão e de reprimir a oposição daqueles que não o apoiam. Mugabe, de 93 anos de idade, o chefe de Estado com mais idade do mundo, enfrenta sanções dos Estados Unidos em razão de abusos de direitos humanos .

// R-ONU

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Após ser engolido, besouro consegue escapar do intestino dos sapos

Uma pesquisa mostrou que o besouro aquático Regimbartia attenuata tem a capacidade de sobreviver ser engolido por um sapo. Todos já ingerimos coisas que parecem querer sair correndo de dentro de nós, mas deve ser muito …

Disney+ chegará à América Latina em novembro

Ao divulgar que ultrapassou a marca de 60 milhões de assinantes, a Disney também reforçou uma informação que traz esperança a muita gente: o Disney+ deve mesmo chegar à América Latina em novembro. A informação foi …

China exorta Trump a não abrir 'caixa de Pandora' com aquisição do TikTok

China apela aos EUA que não abram a caixa de Pandora, exigindo vender a companhia TikTok, eles serão os próprios culpados pelas consequências, declarou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Wang Wenbin. O presidente …

Twitter bloqueia conta oficial de campanha de Trump

O Twitter anunciou nesta quarta-feira (5) ter bloqueado temporariamente a conta oficial da campanha de reeleição do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por conta de um tuíte que continha informação equivocada sobre a …

Líbano inicia luto nacional e recebe ajuda internacional

Diversos países enviam suprimentos médicos a Beirute. Presidente da França chega ao Líbano para avaliar situação. Megaexplosão deixou ao menos 137 mortos, incluindo diplomata alemão, e mais de 5 mil feridos. Beirute amanheceu nesta quinta-feira (06/08) …

StarShip finalmente levanta voo: a nave que um dia levará cem humanos para Marte e Lua

A SpaceX fez um lançamento de teste com sucesso do seu gigantesco protótipo do StarShip SN5 em Boca Chica, Texas (EUA), a uma altura planejada de 150 metros. A massiva torre de aço inoxidável flutuou no …

EUA conduzem lançamento de teste do míssil balístico Minuteman III

O projétil não tinha ogiva de combate, mas era equipado com três veículos recuperáveis que foram submetidos a testes. Militares dos EUA lançaram na manhã desta terça-feira (4) um míssil balístico Minuteman III a partir da …

Beirute soma mais de 100 mortos e 4000 feridos após explosões

O Líbano vive nesta quarta-feira (5) um dia de luto nacional, após as explosões na região portuária de Beirute, na tarde de ontem. A tragédia soma pelo menos 100 mortos, 4.000 feridos e 300.000 …

Mensagem na areia salva marinheiros desaparecidos no Oceano Pacífico

Trio de marinheiros que havia se desviado de rota e ficado sem combustível foi localizado numa pequena ilha da Micronésia após três dias. Aeronaves avistaram sinal gigante de SOS escrito na areia da praia. Três homens …

Problemas cardíacos duradouros se apresentam em 78% dos pacientes de coronavírus

O entusiastas do retorno da economia para a normalidade defendem suas opiniões geralmente com base no fato da maioria dos pacientes exibirem sintomas leves ou sequer ter qualquer sintoma de coronavírus, comparando negligentemente o Covid-19 …