Rosetta registrou imagens do cometa 67P pouco antes do impacto

C. Carreau / ATG medialab / ESA

Depois de dois anos adormecidas, a nave Rosetta lançou a sonda Philae para pousar no cometa 67P

Depois de dois anos adormecida, a nave Rosetta acordou e se dirigiu ao encontro do cometa 67P, no qual lançou a sonda Philae.

A Agência Espacial Europeia (ESA) informou nesta quinta-feira que nas últimas horas de vida da sonda da nave europeia Rosetta, pouco antes de aterrissar no cometa ‘Chury’, foram capturadas imagens geologicamente “incríveis” do astro.

“Foram registradas várias fotografias da fossa contígua (do lugar do pouso), com incríveis detalhes das paredes estratificadas que podem ajudar a decifrar a história geológica do cometa”, explicou a ESA em comunicado.

A agência revelou que “a última imagem” foi tomada a 20 metros antes do ponto de impacto. O comunicado detalha como transcorreram as últimas horas desta sonda, cuja missão começou em 2004 e terminou no último dia 30 de setembro com sucesso, pois colheu dados para conhecer melhor a origem da Terra e do Sistema Solar.

O aparelho se desviou a 33 metros do local programado para o impacto – uma fossa na região Ma’at, situada na cabeça de ‘Chury’ – e após o pouso coletou pó, gás e plasma realizaram suas últimas captações.

A temperatura foi outro dos detalhes interessantes coletados perto do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, uma massa de gelo, pedra e pó de 10 bilhões de toneladas e 25 quilômetros cúbicos de volume.

“Os diferentes rastreamentos revelaram temperaturas entre 190 e 110 graus Celsius abaixo de zero poucos centímetros abaixo da superfície. É muito provável que esta variação se deva a sombras e à topografia local quando a Rosetta sobrevoava o cometa”, afirmou a ESA.

A última medição da emissão de vapor de água do cometa foi realizada no dia 27 de setembro. A ESA calculou que o cometa “estava emitindo o equivalente a duas colheres de água por segundo”, embora, em seu período mais ativo, em agosto de 2015, as estimativas chegaram ao equivalente “a duas banheiras de água por segundo”.

Perto da superfície, acrescentou a ESA, também foi detectado “um aumento” de grãos de pó “muito pequenos”, “possivelmente de um milionésimo de milímetro”.

No entanto, não foram encontradas provas óbvias de pequenas acumulações de gelo perto do ponto de aterrissagem, e foi constatada a emissão de dióxido de carbono do cometa, “inclusive a maiores distâncias do que quando o cometa se aproximava do Sol”.

“Durante as últimas medições do campo magnético interplanetário e do vento solar as condições eram estáveis, com valores de fundo ‘tranquilos’, que serão importantes para a calibragem” dos dados obtidos, concluiu a ESA.

Com um orçamento de 1 bilhão de euros, a missão da sonda Rosetta é considerada uma das mais importantes da história da indústria aeroespacial europeia e na exploração do Sistema Solar e foi reconhecida em 2014 pela revista “Science” como um dos dez descobrimentos do ano.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Senado dos EUA aprova indicada de Trump para Suprema Corte

A poucos dias das eleições americanas, Amy Barrett é confirmada para a vaga por 52 votos a 48. Conservadora e católica devota, ela substitui Ruth Bader Ginsburg, uma das mais célebres figuras progressistas do tribunal. O …

NASA descobre grandes quantidades de água em cratera iluminada na Lua

Nesta segunda-feira (26), a NASA revelou os resultados de dois estudos que trouxeram novas descobertas sobre a Lua: dados obtidos pelo observatório aéreo Stratospheric Observatory for Infrared Astronomy (SOFIA) confirmam, pela primeira vez, que existe …

Ciclone no litoral brasileiro pode causar tempestades em 9 estados

Um ciclone no litoral brasileiro já está causando graves chuvas em diversas regiões do Brasil e seus impactos podem causar tempestades em 9 estados. O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitiu sinal de alerta para diversas …

Processo contra o Google nos EUA pode afetar o modo como você usa seu celular

Na última terça-feira (23), o Departamento de Justiça dos EUA entregou um "presente de Halloween" pouco agradável ao Google: um gigantesco processo antitruste, acusando a empresa de práticas que eliminam a competição nos mercados de …

Chilenos decidem a favor de nova Constituição por ampla maioria

Em plebiscito, quase 80% dos eleitores votam a favor de uma nova Carta Magna, em substituição à herdada da era Pinochet, e de que ela seja escrita por uma Assembleia Constituinte com igualdade entre mulheres …

'Vai comprar lá na Venezuela', rebate presidente a apoiador que reclamou de preço do arroz

O presidente Jair Bolsonaro rebateu neste domingo (25), durante passeio de moto por Brasília, crítica de apoiador sobre a alta do preço do arroz. No momento em que saia da Feira Permanente do Cruzeiro, região administrativa …

Espanha, Itália e França ampliam restrições em fim de semana com recorde de casos da Covid-19

Os líderes europeus intensificam as medidas de combate à pandemia do coronavírus, depois da alta de 42% de novos casos da Covid-19 em uma semana. A Itália reforçou neste domingo as medidas de restrição …

Pistachio, o cãozinho filhote que nasceu com pelo verde na Itália

O fazendeiro italiano Cristian Mallocci esperava uma ninhada normal de cachorros de sua cadelinha labradora. Entretanto, ao ver os filhotinhos que nasceram, ele percebeu que um era um pouquinho diferente. ‘Pistachio’, como foi nomeado posteriormente, …

Fóssil de pterossauro nunca antes visto de 100 milhões de anos é descoberto na China

Um novo gênero e uma nova espécie de pterossauro dsungaripterídeo, que viveu durante o Cretáceo Inferior, foram catalogados na China após análise de uma mandíbula inferior incompleta. Pterossauros eram répteis voadores que viveram simultaneamente com os …

A consciência é um campo energético: afirma estudo

Uma nova ideia incomum em neurociência sugere que nossa consciência é derivada de um campo de ondas eletromagnéticas emitidas pelos neurônios quando disparam suas cargas elétricas. A ideia é que essas ondas de atividade elétrica sejam …