Um estranho cometa verde está vindo em nossa direção

NASA

O cometa de período curto 45P/Honda-Mrkos-Pajdusakova

O cometa de período curto 45P/Honda-Mrkos-Pajdusakova

Um estranho cometa verde passando pela Terra vai alcançar seu brilho máximo no próximo sábado, proporcionando uma bela vista para os astrônomos amadores que gostam de passar suas madrugadas vasculhando o céu.

Chamado 45P/Honda-Mrkos-Pajdusakova, em homenagem a Minoru Honda, Antonín Mrkos e L’udmila Pajdusakova, os três astrônomos que o descobriram em 1948, o cometa viaja dentro do sistema solar interno a cada 5,25 anos.

No dia 11, o cometa passará a apenas cerca de 11 milhões de quilômetros da Terra, o que é muito perto em padrões celestes.

“O cometa estará correndo através da constelação Hércules no alto oriental do céu”, informou o SpaceWeather.com.

Com binóculos ou um pequeno telescópio, observadores devem ser capazes de detectar o cometa no céu no pré-amanhecer entre quinta-feira e domingo.

Ele estará aparente a partir das 04h00, e deve ficar assim até por volta das 06h00 (horário local), quando o sol começar a ofuscar seu brilho. Observadores do norte e nordeste do país terão uma visão mais privilegiada, pois a constelação de Hércules ganha uma maior altura no céu.

45P/Honda-Mrkos-Pajdusakova

45P tem apenas um quilometro de diâmetro e parece uma bola azul-esverdeada com cauda em forma de leque. Sua cor distintiva vem da vaporização de carbono diatômico, um gás que brilha verde no quase-vácuo do espaço.

De acordo com o Minor Planet Center, 45P é o oitavo cometa que passa mais próximo da Terra desde que as tecnologias modernas de rastreamento começaram a registrar esses eventos, por volta de 1950.

O próprio cometa fez uma aproximação maior durante sua última visita em 2011, ilustrada acima, mas não chegará de novo tão perto de nós neste século.

“A proximidade torna o cometa brilhante apesar do seu tamanho pequeno”, reportou SpaceWeather.com. “Os meteorologistas dizem que 45P pode estar à beira da visibilidade a olho nu quando emergir no céu pré-amanhecer esta semana”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Inclinação de Saturno pode ser explicada pela migração de suas luas; entenda

Em um novo estudo, cientistas do French National Centre for Scientific Research (CNRS) e da Sorbonne University perceberam que a inclinação de Saturno pode ser causada pela influência da migração de suas luas — principalmente …

A verdade sobre as pessoas que "ouvem" os mortos: estudo

Cientistas identificaram os traços que podem tornar uma pessoa mais propensa a afirmar que ouve as vozes dos mortos. De acordo com novas pesquisas, uma predisposição a altos níveis de absorção em tarefas, experiências auditivas incomuns …

OMS diz não ter conhecimento de mortes relacionadas ao uso da vacina da Pfizer

A OMS não tem conhecimento de qualquer morte relacionada ao uso da vacina contra a COVID-19 produzida pelos laboratórios Pfizer e BioNTech, disse hoje (20) a diretora-geral adjunta da organização, a brasileira Mariângela Simão. "Temos uma …

QAnon ganha cada vez mais força na Alemanha

O ataque ao Capitólio nos EUA ilustrou o perigo que teorias da conspiração podem representar. Na Alemanha, o movimento tem cada vez mais adeptos – que se mantêm fiéis ao agora ex-presidente americano Donald Trump. A …

Coronavírus em Manaus: "Meu irmão morreu de covid em hospital particular, e a conta é de R$ 180 mil"

A tragédia familiar vivida pelo advogado Amaury Andreoletti ilustra o impacto emocional e também financeiro do colapso no sistema de saúde de Manaus (AM). Andreoletti, que chegou a ficar quatro dias internado e se recuperou, viu …

Biden reverte medidas de Trump e volta ao Acordo do Clima de Paris; entidades comemoram

Horas depois de assumir a Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, cumpriu a promessa de reverter uma série de medidas tomadas pelo antecessor, Donald Trump. No total, foram 17 decretos assinados …

Avião com vacinas contra covid-19 entra em rota de colisão com jato após curva errada

  Essa foi por pouco! Na manhã desta terça-feira (19), um avião monomotor com vacinas contra a covid-19 a bordo fez uma curva errada após a decolagem, e acabou entrando em rota de colisão com um …

Emaranhamento quântico é transmitido a drones separados por 1 km de distância

Fótons emaranhados foram transmitidos entre dois drones pairando a um quilômetro de distância um do outro, demonstrando tecnologia que poderia ser a base de uma internet quântica. Quando dois fótons são emaranhados quanticamente, você pode deduzir …

Joe Biden empossado 46.º Presidente dos EUA

Joe Biden tomou posse, esta quarta-feira, como Presidente dos Estados Unidos, e Kamala Harris foi empossada a primeira vice-presidente norte-americana. No seu discurso, Biden disse que "este é o dia da América, da democracia …

Covid-19: Brasil deve enfrentar pior fase da pandemia nas próximas semanas

Nos últimos dias, a pandemia no Brasil foi marcada por imagens de dor e de esperança. De um lado, a falta de oxigênio em Manaus mostrou a tragédia causada pela falta de coordenação contra a …