Salvator Mundi, obra mais cara de Da Vinci avaliada em R$2,6 bi, é vista em iate de príncipe

Justin Lane / EPA

A obra de arte mais cara do mundo é ‘Salvator Mundi’, atribuída a Leonardo da Vinci. Com valor estimado em mais de 400 milhões de dólares ou superior aos 2,6 bilhões de reais, seu paradeiro é desconhecido, mas suposto.

Fontes afirmaram ao The Wall Street Journal que a raríssima tela está sob posse do príncipe-herdeiro do trono da Arábia Saudita, Mohammad bin Salman (também conhecido como MBS), em seu iate na Holanda.

O paradeiro desconhecido da pintura avaliada em US$ 450 milhões era apontado como o iate Serene, de Mohammed Bin Salman.

Em 2019, o crítico de arte Kenny Scahter havia afirmado que o quadro estava em posse do príncipe saudita. “A obra foi levada a meio da noite no avião de MBS e colocada no seu iate, o Serene”, declarou, em maio daquele ano.

Agora, fontes indicam que após a embarcação ter sido deslocada para a costa holandesa, ‘Salvatori Mundi’ foi colocada em um cofre nos Países Baixos.

O último dono conhecido da obra, que já teve autoria atribuída a Bernardo Luini, um dos pupilos de Da Vinci, foi o milionário russo Dmitry Rybolovlev, que a adquiriu por 127,5 milhões. Após um processo de divórcio, o executivo a vendeu, mas seu paradeiro ficou desconhecido desde então.

A obra é chamada de ‘Último Da Vinci’ justamente por ser a última obra descoberta cuja autoria foi dada ao pintor e inventor florentino.

A obra chegou a ser vendida por apenas 5 mil euros no início da década passada, mas após uma restauração feita pela Universidade de Nova York, acumulou um grande valor de mercado. Isso porque foi durante a restauração que se constatou que se tratava de um Leonardo Da Vinci – mas o tema ainda é debatido.

É curioso que uma obra cujo fim é representar Jesus Cristo esteja na mão de um príncipe do regime wahabbita da Arábia Saudita, cujos dogmas anti-idólatras são profundamente enraizados na sociedade. A ideologia do reino de bin Salman é similar àquela do Estado Islâmico e promove a destruição de obras de arte consideradas profanas pelo Islã ensinado por Mohammed bin Abd Al-Wahhab.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estudo de terapia com MDMA é tão poderoso que 67% dos voluntários foram curados de trauma

Um teste clínico em humanos inovador alcançou resultados extremamente estatisticamente significativos e uma excelente taxa de segurança, demonstrando que a terapia psicodélica assistida por MDMA pode ser um tratamento eficaz para transtorno de estresse pós-traumático …

Bolsonaro diz que pessoas que cumprem isolamento são "idiotas"

Presidente critica apelos para que brasileiros restrinjam os contatos sociais em meio à pandemia, que já provocou 435 mil mortes no país. "Tem alguns idiotas que até hoje ficam em casa", diz. O Presidente Jair Bolsonaro …

EUA vão fornecer 20 milhões de vacinas contra Covid-19 para outros países

Os Estados Unidos fornecerão 20 milhões de doses adicionais de vacinas contra a Covid-19 para outros países até o final de junho, elevando o total destinado ao exterior para 80 milhões de doses. O …

Demi Lovato vai comandar programa de TV investigativo sobre OVNIs

A atriz e cantora Demi Lovato está prestes a se aventurar em um desafio de outro mundo. A artista anunciou na última semana a sua participação em uma série limitada para a plataforma de streaming …

CPI da Covid: como 'isolamento vertical' pode virar arma contra Bolsonaro

Uma das linhas de investigação da CPI da Covid apura se o governo federal adotou a estratégia da imunidade de rebanho, ou seja, a obtenção da imunidade coletiva por meio da infecção da população, no …

Astrônomos continuam encontrando inexplicáveis anéis circulares misteriosos no céu

Nos últimos anos, astrônomos avistaram vários objetos de rádio gigantescos e quase perfeitamente circulares no universo distante. Embora ninguém tenha uma explicação para essas entidades misteriosas ainda, uma equipe adicionou recentemente outra ao seu catálogo, …

Conflito tem seu dia mais sangrento em Gaza

Bombardeios israelenses deixam pelo menos 42 palestinos mortos e elevam total de vítimas a 188. Netanyahu diz que ataques continuarão. Sem um cessar-fogo à vista, o atual conflito entre Israel e Hamas teve neste domingo (16/05) …

Apple é acusada de enganar usuários através de aplicativos fraudulentos na App Store

A Apple segue batendo recordes financeiros. No entanto, escândalos um atrás do outro aumentam a preocupação em torno da App Store. Após chamar a atenção internacional com as recentes revelações sobre a existência de cassinos ocultos …

Chile escolhe representantes para elaborar nova Constituição

O domingo foi o último dia de votação no Chile para a escolha dos redatores da nova Constituição do país. Os 155 representantes eleitos terão a tarefa de mudar o texto herdado da ditadura. …

China consegue pousar veículo não tripulado em Marte

A China conseguiu neste sábado pousar um veículo autônomo não tripulado em Marte. A fase final da operação Tianwen-1 aconteceu sem falhas, informou a TV estatal chinesa, que transmitiu um programa especial chamado Alo …