Diamante com lixo nuclear é usado em nova bateria que dura “para sempre”

Todo mundo sabe que os diamantes são eternos, mas agora ao que parece também vão servir para produzir baterias eternas.

Os smartphones evoluíram muito nos últimos anos, mas algo que praticamente todos concordam é que as baterias não acompanharam esta evolução. Isto é devido a diversos motivos, seja por uma autonomia ruim ou pelos compostos químicos que as acompanham.

Mas ao que parece poderemos finalmente assistir a uma evolução surpreendente com relação ao componente, já que pesquisadores da Universidade de Bristol, na Inglaterra, deram um passo interessante neste sentido.

O grupo de pesquisadores encontrou um meio de aproveitar o Carbono-14, variação nuclear do material que é gerado como lixo em usinas nucleares, juntando-o com uma pequena gema de diamante sintético para formar uma bateria capaz de gerar 15 joules diários de energia por grama de carbono.

Isto não é muita energia – uma pilha AA, por exemplo, pode gerar 700 joules por grama de material. No entanto, a energia se esgota em pouco tempo, enquanto a bateria com Carbono-14 e diamante teria vida útil de 5730 anos por grama de material nuclear.

Só isso já é o suficiente para durar mais do que praticamente todas as civilizações humanas da história. Considerando, portanto, que uma bateria teria muito mais do que apenas um grama de Carbono-14, é tranquilo afirmar que ela duraria “para sempre”.

(CC0/PD) gr8effect / pixabay

-

A “bateria que dura para sempre” é composta por resíduo nuclear dentro de um diamante, com um segundo diamante por fora

O professor Tom Scott, um dos pesquisadores envolvidos no projeto, explica que “não há partes em movimento, não há emissões geradas e não requer manutenção”.

Ao encapsular material radioativo dentro de diamantes, nós transformamos o problema do lixo nuclear em uma bateria com energia nuclear com longo período de suprimento de energia limpa”, diz Scott, em um comunicado da Universidade de Bristol.

Segundo o pesquisador, algumas das aplicações do componente incluem aparelhos de baixa potência “usados em situações onde não é possível carregar ou substituir uma bateria convencional”.  Ele cita como exemplos o marca-passos, os drones de grandes altitudes, satélites e até naves espaciais.

Infelizmente, os smartphones devem ficar para já por fora da novidade.

Mas as potenciais aplicações desta fonte inesgotável de energia são tantas, que os pesquisadores estão pedindo a todo mundo que envie para a hashtag #diamondbattery suas sugestões e ideias de como usar estas baterias de diamante.

E brevemente, os diamantes não serão apenas os melhores amigos das meninas, mas de todo mundo.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Pesquisadores portugueses revelam que os neandertais foram pioneiros na exploração de recursos marinhos

Um novo estudo liderado por pesquisadores da Universidade de Lisboa (Portugal) descobriu que a familiaridade dos hominídeos com o mar e os seus recursos é muito mais antiga do que se pensava – ao que …

Filipinas: presidente Duterte diz que polícia deve matar quem perturbar confinamento

O presidente filipino, Rodrigo Duterte, disse que as forças de ordem podem abater qualquer pessoa que provoque “transtornos” nas regiões onde o confinamento da população foi decretado. As autoridades do país tentaram minimizar as declarações …

Evangélicos fazem coro com Bolsonaro e negam riscos do coronavírus

O presidente Jair Bolsonaro gosta de copiar o seu ídolo americano, Donald Trump – da suposta inofensividade do coronavírus até os poderes de cura de medicamentos como cloroquina e hidroxicloroquina, passando pela teoria da conspiração …

'Estamos em guerra': França confiscou 1 milhão de máscaras destinadas à Espanha e Itália

Os dois países se envolveram em uma disputa diplomática depois que parte das máscaras com destino a outros países vindas da China foram retidas em cidades francesas. As autoridades francesas apreenderam milhões de máscaras que uma …

Sobrevivente da 2ª Guerra e Gripe Espanhola se cura do coronavírus ao 104 anos

Depois da Segunda Guerra Mundial e da pandemia de gripe espanhola, a nova inimiga do soldado aposentado William ‘Bill’ Lapschies, nascido em Salem em 1916, foi a Covid-19 – e ele venceu a batalha! Aos 104 …

Quarentena em todo o mundo deixou a crosta terrestre mais "silenciosa"

As medidas de isolamento social adotadas para conter o novo coronavírus (SARS-CoV-2) estão deixando a Terra mais silenciosa - ao menos para os “ouvidos” sensíveis dos sismógrafos. É que as atividades humanas, tais como a circulação …

UE teme que política autoritária adotada na Hungria por causa do coronavírus tenha efeito dominó no bloco

Em nome da luta contra o novo coronavírus, a Hungria estabeleceu estado de emergência e concedeu poderes ilimitados ao governo de Viktor Orbán. A Europa condena o uso político da pandemia da Covid-19 e …

Grécia põe campo de refugiados em quarentena após infeção

Autoridades confirmam ao menos 20 infecções, todas sem sintomas. Exames foram feitos após uma mulher que deu à luz ter testado positivo para o novo coronavírus no hospital. A Grécia colocou em quarentena o campo de …

Bactérias em rochas a 6 km de profundidade no Pacífico reacendem esperanças de vida em Marte

Bactérias unicelulares recém-descobertas nas profundezas marinhas deram aos investigadores pistas sobre como podem encontrar vida em Marte. A novidade científica foi anunciada hoje (2) no portal SciTechDaily em um artigo da Universidade de Tóquio, Japão. Estas …

JK Rowling lança portal do Harry Potter e salva quarentena mundial

A saga de ‘Harry Potter’ acabou faz muito tempo e conquistou milhões de fãs ao redor de todo o mundo. E nesse momento de quarentena, quem poderia esquecer do bruxinho mais famoso da cultura pop? Quem …