São Paulo empresta superbombas flutuantes para ajudar a combater seca no Nordeste

Vagner Campos/ A2 Fotografia

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou o empréstimo de bombas de água para combater a seca nos estados da Paraíba e Pernambuco

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou o empréstimo de bombas de água para combater a seca nos estados da Paraíba e Pernambuco

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta segunda-feira (26), no Palácio dos Bandeirantes, o termo de empréstimo de bombas para combater a seca nos Estados da Paraíba e Pernambuco, no Nordeste.

O equipamento consiste em quatro conjuntos de bombas flutuantes, cada um deles com capacidade para bombear até 2 m³ de água bruta por segundo, o que equivale a 600 mil pessoas abastecidas por segundo.

O que nós estamos fazendo é ganhar tempo, porque, com as superbombas, antes mesmo de atingir o nível, podemos jogar a água para frente e assim fazê-la chegar ao destino final 30 dias antes, o que faz toda a diferença nesse período”, disse Alckmin.

As bombas foram utilizadas na captação das reservas técnicas do Sistema Cantareira durante a crise hídrica no Estado de São Paulo, em 2013.

Agora, cedidas ao Ministério da Integração Nacional, serão transportadas para Floresta (PE), no eixo leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco, e instaladas dentro do reservatório de Braúnas.

De lá, a água captada seguirá para a represa de Mandantes, no mesmo município, chegando a Monteiro, a primeira cidade paraibana a ter o abastecimento reforçado, com cerca de 30 mil habitantes.

O Estado da Paraíba é um dos mais afetados pelo quinto ano consecutivo de seca que afeta o Nordeste. As bombas devem entrar em operação já no começo de 2017.

Vagner Campos/ A2 Fotografia

As bombas foram utilizadas na captação das reservas técnicas do Sistema Cantareira durante a crise hídrica no Estado de São Paulo, em 2013.

As bombas foram utilizadas na captação das reservas técnicas do Sistema Cantareira durante a crise hídrica no Estado de São Paulo, em 2013.

O equipamento e demais materiais necessários para sua instalação, orçados em R$ 8,26 milhões, serão cedidos pelo período mínimo de 120 dias, com possibilidade de prorrogação, sem qualquer custo aos beneficiados. A Sabesp prestará ainda o apoio técnico necessário para a instalação e a operação das bombas.

Além dos quatro conjuntos de bombas flutuantes, cada um com dois motores e potência combinada de 350 cv, a Sabesp vai fornecer a estrutura necessária para sua operação, o que inclui dois conjuntos de motores de reserva, bem como 1.800 metros de tubulação para o transporte da água captada.

Hoje é dia de colaboração. São Paulo passou por uma seca muito dura há três anos, superamos, e estamos melhores e mais preparados. Naquele momento nós compramos as superbombas, que custaram perto de R$ 20 milhões, para poder ter um bombeamento eficaz e poder utilizar a chamada reserva técnica”, disse o governador Geraldo Alckmin.

Não estamos mais utilizando e vamos ceder ao Nordeste, que passa pela maior seca do século”, concluiu Alckmin.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estudo revela por que formigas são excepcionalmente fortes

Neste trabalho, os pesquisadores conseguiram obter imagens detalhadas do que ocorre no tórax de uma formiga, tirando raios-X e criando modelos 3D para analisar os músculos e o esqueleto interno. Pesquisadores de universidades do Japão e …

Hackers russos são acusados de planejarem ataques contra as Olímpiadas do Japão

Hackers russos estariam planejando uma nova onda de ataques contra a organização das Olímpiadas de 2020, que aconteceriam neste ano, no Japão, e foram transferidas para 2021 devido à pandemia do novo coronavírus. Mais uma …

Pais de 545 crianças separadas na fronteira dos EUA não foram localizados

Famílias foram separadas como parte da política anti-imigração de Trump a partir de 2017. Muitos dos pais podem ter sido deportados sem os filhos. Os pais de 545 crianças migrantes que foram separadas deles nos Estados …

ONG Repórteres Sem Fronteiras denuncia deterioração da liberdade de imprensa no Brasil

Um novo relatório publicado nesta terça-feira (20) pela ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF) denuncia o aumento de ameaças a jornalistas e veículos de comunicação no Brasil em 2020. Para a organização civil, sediada em …

Empreendedor mineiro cria vassoura mágica que também é meio de transporte

A sensação de voar em uma vassoura mágica se tornou possível em Belo Horizonte, Minas Gerais, pelas mãos do empreendedor Alexandre Russo, de 28 anos. Fundador da empresa Nuvem Vassouras, o mineiro criou a “Real Flying …

Bebês ingerem 1,5 milhão de partículas de microplástico por dia, diz estudo

Um bebê de 12 meses ingere, em média, mais de 1,5 milhão de partículas de microplástico por dia que são liberadas da mamadeira, revelou um estudo divulgado nesta segunda-feira (19/10). O impacto destas micropartículas para …

Aumento na densidade do espaço fora do sistema solar é descoberto pela sonda espacial Voyager

Em novembro de 2018, após uma viagem épica de 41 anos, a Voyager 2 finalmente cruzou a fronteira que marcava o limite da influência do Sol e entrou no espaço interestelar. Mas a missão da …

Polícia Federal faz operação de busca e apreensão na 77ª fase da Lava Jato

São sete mandatos no Rio de Janeiro e em Niterói contra suspeita de propina na Petrobras envolvendo pouco mais de três bilhões de litros de combustíveis. Por determinação da 13ª Vara Federal em Curitiba (PR), a …

Suspeitos de COVID-19 podem ter dados compartilhados com a polícia na Inglaterra

  As informações pessoais de suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) podem ser utilizadas pela polícia da Inglaterra para garantir que eles não quebrem o isolamento. De acordo com as informações oficiais, as autoridades poderão ter …

Jejum intermitente funciona? Este estudo indica que não

Um estudo recém publicado na revista médica “Jama Internal Medicine” mostra que a prática conhecida como jejum intermitente não traz benefícios para o corpo e, ainda, não promove perda de peso de fato. A pesquisa, …