Sarcófago dourado do rei Tutancâmon é exibido pela 1ª vez no Egito fora do túmulo

O sarcófago do rei Tutancâmon foi fotografado fora da tumba pela primeira vez desde a sua descoberta em 1922.

O ataúde banhado a ouro do jovem rei do Egito, que alguns acreditam ser amaldiçoado, está sendo restaurado com urgência junto com milhares de outros artefatos para uma nova exibição do museu.

Arqueólogos se apressam a reparar o sarcófago danificado, que está muito frágil e abrindo fendas. “Análises preliminares da parte exterior do ataúde, realizadas dentro da tumba, revelaram que a peça está muito frágil“, escreveu em comunicado o Ministério de Antiguidades do Egito.

“O sarcófago desenvolveu também rachaduras nas camadas douradas de gesso, especialmente na tampa e na base. Agora é necessário realizar uma intervenção imediata para restaurar o sarcófago em um ambiente adequado”, revela The Sun.

É a primeira vez desde sua descoberta que o ataúde dourado do rei Tutancâmon está sendo reparado por arqueólogos. A fantástica descoberta da tumba do faraó da 18ª dinastia no Vale dos Reis, em Luxor, foi feita em 1922. Até àquela época, a tumba com cerca de 5.000 artefatos permaneceu intacta.

Muitas pessoas acreditam que os restos mortais de Tutancâmon são amaldiçoados, sendo que a abertura do sarcófago foi seguida por uma série de mortes de pessoas que estiveram envolvidas na descoberta.

Arqueólogos, e mesmo familiares deles, morreram vítimas de doenças horríveis ou em acidentes muito estranhos, algumas pessoas dizem que estas mortes não foram simplesmente uma coincidência.

O sarcófago do faraó Tutancâmon e a coleção de tesouros da tumba deverão ser as peças centrais do novo Grande Museu Egípcio (GEM), que deverá abrir suas portas no próximo ano perto da Pirâmide de Gizé.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Zapata 'gay': pintura de herói revolucionário mexicano nu em pose sensual gera invasão de museu

Manifestantes invadiram o Palácio das Belas Artes na Cidade do México na terça-feira em protesto contra uma pintura que mostra o herói revolucionário Emiliano Zapata fazendo uma pose "não convencional". A multidão pediu que a obra …

Companhia aérea cria rede de restaurantes de ‘comida de avião’ em terra firme

Em princípio a comida de avião não lembra o sabor e a qualidade de nossos restaurantes preferidos, muito menos a delícia de uma boa comida caseira – a não ser, é claro, para aqueles que …

Forças Armadas alemãs voltarão a empregar rabinos como capelães militares

As Forças Armadas da Alemanha (Bundeswehr) vão empregar rabinos como capelães militares. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (11/12) pela ministra da Defesa do país, Annegret Kramp-Karrenbauer. As dezenas de milhares de católicos e protestantes em …

Plantas dão gritos ultrassônicos quando estressadas, e podemos até dizer por que

Uma nova pesquisa da Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriu que plantações de tomate e tabaco podem falar. Infelizmente, nós não conseguimos escutar. Usando gravações, os cientistas concluíram que as plantas fazem sons ultrassônicos …

Fones inteligentes que alertam pedestres sobre perigos já estão sendo testados

Um impressionante dado levantado somente nos EUA diz muito sobre o efeito da tecnologia sobre nosso comportamento mais cotidiano – e, com isso, sobre nossas vidas e, pasmem, nossas mortes: nos últimos sete anos, o …

Evo Morales vai fazer da Argentina o seu comitê de campanha para as eleições na Bolívia

Em uma operação secreta, o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, chegou à Argentina de onde vai comandar a campanha do seu partido para as próximas eleições. Depois de passar quase um mês no México, Evo …

Vespas insaciáveis: outro desastre provocado pela radiação de Chernobyl?

A radiação de Chernobyl intensificaria o metabolismo e o consumo de néctar em vespas se comparadas com as de outras regiões. A intensificação pode ter maiores consequências ecológicas. A mudança poderia estar relacionada à constante exposição …

Maioria considera justa a soltura de Lula, mostra Datafolha

Uma pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta segunda-feira (09/12) sugere que a maioria da população brasileira considera justa a libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ocorrida em novembro após ele cumprir um ano …

Agora sabemos sobre o que os orangotangos estão conversando: estudo

Um novo estudo da Universidade de Exeter desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os pesquisadores passaram dois anos filmando mais de 600 horas do comportamento …

Cientistas desenvolvem holograma com som e toque iguais aos de Star Wars

Quando pensamos em desenvolver tecnologias baseadas nos filmes de Star Wars, a primeira, segunda e terceira coisa que passa pela cabeça dos fãs é a criação de sabres de luz da vida real. Mas, para os …