Heróis de quatro patas: cães ajudam no resgate de prédio que desabou em São Paulo

Depois do incêndio que atingiu e causou o desabamento do edifício Wilton Paes de Almeida, na região central de São Paulo, uma das tarefas mais árduas é o resgate de possíveis vítimas e corpos presos entre os escombros da construção de 24 andares.

No local desde o surgimento das primeiras labaredas, o Corpo de Bombeiros da capital paulista vem se desdobrando para concluir a operação de busca das vítimas e para isso conta com uma ajuda fundamental, a dos cães farejadores.

Diversas vezes responsáveis por salvamentos miraculosos, estes animais são capacitados para realizar uma missão quase perfeita. No caso do prédio que servia de abrigo para famílias sem-teto no Largo do Paiçandu, cinco cães farejadores auxiliam os bombeiros nas buscas por desaparecidos. São eles Vasty, Sarah, Wiki e outros dois animais.

Visando um proveito total das características dos cães, o serviço de adestramento dos bombeiros leva em conta o que cada raça pode oferecer em determinada situação. Num ambiente de altas temperaturas, muita poeira e baixa umidade, componentes da tragédia paulistana, a equipe conta com três pastores belgas e dois labradores retriever.

Sete dias após o prédio ruir são duas as surpresas: a primeira é Vasty, que acompanhada de seu adestrador foi responsável por encontrar o corpo de Ricardo de Oliveira Galvão Pinheiro, que por questão de segundos não foi resgatado.

Sob orientação do Cabo Fabrício Assumpção, a cadela ergueu as orelhas, farejou e conseguiu apontar com precisão o local onde se encontravam os restos mortais de Ricardo. Outra participação fundamental e surpreendente é de Wiki, que aos noves meses cumpre sua primeira operação real e se mostrou bastante eficiente.

“Às vezes a pessoa está do seu lado te chamando e você não ouve. Você fica focado no cão porque, se você perder um detalhe, pode perder a ocorrência”, explicou à Folha de São Paulo o sargento dos bombeiros Ricardo Oliveira dos Santos.

A conhecida eficácia dos animais é consequência não só de anos de treinamento, mas sobretudo de uma relação de afeto entre cão e treinador. Para se ter ideia dos laços, após anos de trabalho, a maioria dos profissionais adota o cão que se aposenta aos 8 anos de idade.

Até o momento, em São Paulo, um corpo e os restos mortais de outro foram encontrados em uma lista que por enquanto conta com oito desparecidos.

Ciberia // Hypeness

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …